É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo ou impedir a nidificação do ovo ou zigoto. É o regime de uma ou mais ações, dispositivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Métodos contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO
Métodos contraceptivos
PÂNCREAS E GÔNADAS.
Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Métodos Anticoncepcionais
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Educação Se ual Métodos contracetivos Trabalho realizado por : André Azevedo Nº5 8ºG Diogo Oliveira Nº14 8ºG.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
METODOS CONTRACEPTIVOS
METÓDOS CONTRACEPTIVOS. MÉTODOS CONTRACEPTIVOS É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento.
Métodos Contraceptivos ADOLESCENCIA. METODOS EXISTENTES NATURAIS: OGINO KNAUS, MUCO CERVICAL OU BILLINGS, TEMPERATURA; DIU; HORMONAIS: ORAIS COMBINADOS.
Trabalho elaborado por: Marta Batista nº15 Rita Silva nº25 Sofia Salvador nº26 Valéria Reis nº27 9ºB Métodos Contraceptivos Naturais.
CAIO, CRISTIANE, JOSÉ FILIPE, MIGUEL, NAYARA, RAQUEL.
Métodos Mecânicos.
SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato uretral Grandes lábios Hímen Pequenos lábios APARELHO REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato.
Métodos Hormonais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
SISTEMA REPRODUTOR.
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
REPRODUÇÃO.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Sistemas reprodutores humanos
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
Minha menstruação esta atrasada, será que posso estar grávida?
ESTERLIZAÇÃO E PLANEAMENTO FAMILIAR 3º Grupo: Julio Capece Lucar Helder Ponalvio Munguambe DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
GRAVIDEZ E PARTO Colégio MV – Ciências Profª. Adriana.
Métodos Anticoncepcionais
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
Métodos contraceptivos
Digite aqui o Título do Documento
Sexualidade e Gravidez na adolescência
Reprodução humana.
FASES DA VIDA.
métodos anticoncepcionais
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Da fecundação ao parto Fecundação – tubas uterinas.
Laqueadura tubária Prof.: Juliana Spiguel. Laqueadura tubária Prof.: Juliana Spiguel.
Métodos Anticoncepcionais
Gravidez.
Sexualidade e Sexo Universidade Federal Da Paraíba Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência – PIBID Curso De Licenciatura Em Ciências.
PLANEJAMENTO FAMILIAR Enfª Nildiany Bispo. Conceito O que é Planejamento Familiar  O planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura.
Transcrição da apresentação:

É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo ou impedir a nidificação do ovo ou zigoto. É o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar à luz. Estas ações, também conhecidas como métodos contraceptivos, são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar.

Não Naturais (artificiais) Consistem em calcular o período fértil e, desta forma, evitar que haja fecundação - abstinência periódica; Não Naturais (artificiais) Impedem a gravidez através de dispositivos locais ou através de medicamentos com hormônios.

1- METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozoides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação.

PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO

Diafragma É uma capinha de silicone ou látex, macia e com aro de metal flexível que é colocada pela própria mulher no fundo da vagina, antes da relação sexual, cobrindo o colo do útero, e retirar cerca de 8h após o término. Este método forma uma barreira, impedindo que os espermatozóides entrem no útero. Deve ser utilizado em conjunto com um espermicida (componente químico capaz de matar os espermatozóides), dessa forma assegura a prevenção da gravidez com 98% de eficácia.

Espermicidas: São produtos sobre a forma de creme, geleia, espuma, sprays que a mulher coloca no fundo da vagina, duas horas antes de cada relação sexual. Estes produtos contêm substâncias químicas que neutralizam a mobilidade e destroem os espermatozóides.

2- METODOS HORMONAIS Atuam inibindo a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação

Pílula oral Utilização: 3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso. Desvantagens: fácil esquecimento; vômitos ou diarreias.

DIU Trata-se de uma pequena peça de plástico, em polietileno, com uma parte recoberta de cobre em formato espiral, que é colocada pelo médico dentro do útero. O cobre bloqueia a actividade dos espermatozóides, dificultando seu acesso ao óvulo e evitando a gravidez com eficácia de 98%.  Deve ser colocado, de preferência, em mulheres que já tiveram pelo menos um filho e durante período menstrual quando o orifício do colo está mais aberto.

3- METODOS COMPORTAMENTAIS Envolve ações ou determinados comportamentos para reduzir a probabilidade de engravidar.

Método do calendário (tabelinha) É um método que calcula pela contagem dos dias, o período em que a mulher estará fértil, ou seja, o período em que ocorre a ovulação. Neste período ela deve evitar ter relações sexuais ou tê-las usando o preservativo para não correr o risco de engravidar.

Coito interrompido Neste método o homem não ejacula dentro da mulher. Dessa forma tenta evitar que os espermatozoides entre no corpo da mulher.

O homem ou a mulher passam por processos cirúrgicos. 4- METODOS CIRÚRGICOS O homem ou a mulher passam por processos cirúrgicos.

Laqueadura: Trata-se de uma cirurgia feita na mulher, que corta e/ou amarra as suas trompas de Falópio, impedindo a passagem do óvulo. Desta forma, quando ocorre a relação sexual, o espermatozóide não encontra o óvulo, evitando assim a fecundação e gravidez.

Vasectomia: Trata-se de uma pequena cirurgia feita no homem, que corta ou amarra os seus canais deferentes. Desta forma, os espermatozóides produzidos não são expelidos durante a ejaculação, evitando a gravidez.

Naturais - Tabelinha; - Temperatura; - Muco; - Coito interrompido.

Finalizar as atividades desse capítulo Dúvidas !!!!!! Finalizar as atividades desse capítulo