Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORQUÊ? DIREITOS E DEVERES.
Advertisements

O Projeto.
GÊNERO: EDUCAÇÃO A Direitos, Igualdade e Educação para Educação para Todos" é, literalmente, o que significam seus termos. A comunidade internacional.
Realidade dos Centros Urbanos
A situação da Igualdade de Género em Portugal
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Lei de bases do sistema Educativo
Quais são os Objectivos do Milénio?
Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
Biblioteca Municipal de Mealhada
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos e Deveres da Pessoa
Ética e desenvolvimento institucional
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
Semana da Leitura O que é?
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
Lei de bases da actividade física e desportiva
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Trabalho elaborado por Alexandra
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ano Europeu do Voluntariado 2011
United Nations Development Programme
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
O Mundo da Proteção Social em Língua Portuguesa Guiné Bissau
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
Educação básica de qualidade para todos
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
“Podem as empresas sustentáveis
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Instituições mais conhecidas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009

O que é a Campanha Global pela Educação (CGE)? Contextualização A Campanha Global pela Educação O que é a Semana de Acção Global pela Educação (SAGE)? A SAGE de 2009 Tema A alfabetização de jovens e de adultos Como participar na SAGE? Grande Leitura

Campanha Global pela Educação

Contextualização O acesso a uma educação gratuita e de qualidade é um direito inerente a todos os seres humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo nº26) Convenção dos Direitos da Criança (artigo nº 28) Durante a Cimeira do Milénio em 2000, os governos comprometeram-se ao mais alto nível político a cumprir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015, entre os quais: ODM 2 – Alcançar o ensino primário universal ODM 3 – Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres No mesmo ano, foram estabelecidos no Fórum sobre Educação de Dakar, Senegal seis objectivos, ou Metas de Dakar.

Contextualização Metas de Dakar 1.Estender e melhorar a protecção e educação integral da primeira infância; 2.Acesso de todas as crianças ao ensino primário, gratuito e de qualidade; 3.Velar pelas necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos; 4.Aumentar o número de adultos alfabetizados; 5.Suprimir as disparidades de sexo no ensino primário e secundário; 6.Melhorar todos os aspectos qualitativos da educação.

A Campanha Global pela Educação (CGE) A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma campanha a nível internacional, presente em mais de 100 países, que tem por objectivo mobilizar os cidadãos para exigirem aos seus respectivos governos e à comunidade internacional que cumpram o seu compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos. A CGE em Portugal é formada por uma coligação de várias organizações nacionais da sociedade civil e de outras entidades públicas e privadas comprometidas com o direito à educação, que iniciaram o seu trabalho em Janeiro de 2008 com a preparação da Semana de Acção Global pela Educação.

A Campanha Global pela Educação (CGE) A Coligação é actualmente constituída por: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global Associação PAR – Respostas Sociais Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil (CNASTI) Comité Português para a Unicef Escola Superior de Educação do Porto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Fundação Champagnat Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) OIKOS – cooperação e desenvolvimento Com o apoio de: Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) Centro Norte Sul – Conselho da Europa Objectivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas Pobreza Zero – Campanha Global Contra a Pobreza

A Campanha Global pela Educação (CGE) Objectivos Promoção do direito à educação; Sensibilização junto das escolas e promoção da Educação para o Desenvolvimento; Promover a cidadania participativa e informada relativamente às Metas de Dakar, aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e ao papel da Educação na redução global da pobreza; Exigir o aumento da quantidade e da qualidade dos recursos adicionais necessários para que se cumpra o objectivo de uma Educação para Todos e solicitar as mudanças políticas para que isto ocorra.

A Campanha Global pela Educação (CGE) Actividades Organização e promoção da SAGE; Elaboração e difusão de materiais de Educação para o Desenvolvimento para instituições de ensino; Acções de sensibilização sobre as Metas de Dakar e os ODM; Elaboração e difusão de documentos úteis e notas de imprensa no âmbito da CGE; Diálogo com decisores políticos.

Semana de Acção Global pela Educação

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) O que é a SAGE? A CGE organiza a Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) todos os anos, desde 2001, para contribuir para o objectivo da Educação para Todos. Pretende-se trabalhar em conjunto para chamar a atenção dos representantes políticos, membros da comunidade educativa, meios de comunicação e da sociedade em geral, sobre a necessidade de tornar real e efectivo o direito a uma educação de qualidade para todos. Em 2008 participaram na SAGE cerca de 90 escolas em Portugal. Cerca de 88 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na SAGE e organizaram nos vários países a Maior Aula do Mundo, como evento mais simbólico da semana.

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – Escola de Amarante

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – EB 1 JI – Tapada das Mercês

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – Escola Luís de Sttau Monteiro

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Alemanha

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Moçambique

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 México

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Territórios Palestinos

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Shakira, Embaixadora da CGE

SAGE 2009

Tem por objectivos denunciar que milhões de crianças e adultos vivem marginalizados e afirmar a educação como chave para os libertar dessa condição. Pretende ser, também, um exercício em que cada participante valorize o facto de saber ler e escrever e reconheça a importância da educação na sua vida e dignidade humana.

SAGE a 26 de Abril Tema: A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua Lema: Mais livros abertos, Mais oportunidades Abre um livro, Abre o Mundo!

A alfabetização … Aumenta a autonomia, a auto-estima e a auto- confiança; Promove a capacitação e a participação social e democrática; Possibilita o acesso a serviços e recursos; Contribui para diminuir as diferenças entre os ricos e os pobres

No entanto … Os dados actuais revelam que mais de 72 milhões de crianças em idade escolar não têm acesso à escola primária e 774 milhões de adultos são analfabetos. Os dados sublinham ainda que a maioria da população sem acesso à educação são mulheres e raparigas.

PARTICIPAR

Como participar na SAGE? A Grande Leitura A proposta para 2009 é organizar uma Grande Leitura a nível mundial no dia 22 de Abril. Esta Grande Leitura ocorrerá em cada escola (ou outro local), preferencialmente com a presença de um representante político ou uma figura pública, e será a ocasião para: –se apresentarem os objectivos da CGE; –se apresentar o trabalho desenvolvido sobre a temática da SAGE – leituras/exposições ; –se exigirem mais esforços a nível nacional e internacional para se atingir o objectivo de uma Educação para Todos.

Como participar na SAGE? Para se fazer a Grande Leitura está a ser criado um Grande Livro a nível internacional, com histórias, relatos e testemunhos de várias personalidades influentes (ex: Nelson Mandela, Paulo Coelho, Rainha da Jordânia…). A CGE em Portugal também construirá um Grande Livro nacional, que acrescentará à parte internacional textos elaborados por personalidades nacionais, e para o qual gostaríamos de contar também com a vossa contribuição.

Como participar na SAGE? Propomos que nos enviem até ao dia 31 de Março a vossa página ou capítulo, em torno dos objectivo da CGE e do tema da SAGE, a juntar ao Grande Livro. Os trabalhos podem assumir vários formatos (texto, fotografia, desenho, cartaz, digital), dependendo da criatividade de cada um. Poderão ainda enviar-nos vídeos breves com testemunhos sobre a importância da educação ou as consequências da sua falta até ao dia 22 de Abril.

Como participar na SAGE? Outra possibilidade é construírem também o vosso próprio Grande Livro para usarem na Grande Leitura. Esses livros poderão ser-nos enviados depois do dia 22 de Abril para integrarem a Grande Biblioteca da CGE. A CGE terá um espaço próprio, onde estará a Grande Biblioteca, na exposição Os Dias do Desenvolvimento, dias 28 e 29 de Abril, no Centro de Congressos de Lisboa. Nesse mesmo espaço será organizada uma Grande Leitura simbólica, dia 28 de Abril, que resumirá todas as outras actividades desenvolvidas durante a SAGE. Convidamos todos a visitarem-nos e a participarem também!

Como participar na SAGE? 1. Interesse e vontade em participar; 2. Inscrição na SAGE; 3. Reflexão sobre o tema com ajuda dos materiais disponibilizados pela CGE; 4. Desenvolvimento dos trabalhos; 5. Envio da contribuição para o Grande Livro nacional; 6. Organização da Grande Leitura no dia 22 de Abril – leitura conjunta de um ou mais excertos do Grande Livro que adoptarem; 7. Envio do número de participantes até ao final do dia 22 de Abril (preferencialmente – limite 23 de Abril); 8. Envio dos Grandes Livros para a Biblioteca (caso aplicável)

Como participar na SAGE? Para fazerem a inscrição na SAGE enviem-nos um para – Nome da escola/instituição – Nome do responsável – Número de participantes (aprox.) – Contactos

Juntem-se a nós! Por uma Educação para todos! Com o apoio de: Coordenação: