Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Projeto Pintores Famosos
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
TARSILA DO AMARAL.
Ciência Política e Teoria do Estado
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Mapa das redes no Brasil
SEMANA DE ARTE MODERNA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
Nelma Cristina de Carvalho
Modernismo no Brasil.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Perímetro, Área e Volume
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Laura Reydon e Luana Castro
Área das figuras planas:
Irete Stein Samara Vendramin Pieta
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Percepção do Espaço Pela Criança
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
Encontro com Orientadores Pedagógicos
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
LEITURA DE IMAGENS.
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Relato de um problema logístico no país
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Propriedade dos retângulos
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
WEBQUEST Fernanda Eliza L
ABAPORU (1928) Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Trabalhando a ABSTRAÇÃO PROFESSORA CAMILE BACCIN 2º ANO.
Olá, amiguinhos do 3º ano! Fui uma importante artista brasileira. Participei de um grande movimento cultural que mudou a história da arte brasileira. Que.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER
Primeira geração moderna
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Contribuições dos Espaços Não Formais
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
Gêneros Extraverbais.
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Prof.ª Regente: Maria Aparecida. Progetec :Júnior .
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Poliedros Não poliedros Prisma e Pirâmide.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Denise Dubiella.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
TARSILA DO AMARAL Artistas brasileiros.
Transcrição da apresentação:

Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três partes: Matemática (figuras planas e espaciais). Clique na região laranja. História/ Geografia. Clique na região azul mais escura. Arte. (conhecimento da artista). Clique na região lilás. Maria Ângela Dias dos Santos

Arte na matemática! Maria Ângela Dias dos Santos

A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

A obra possui figuras geométricas? Quais são? Quantas são? Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia A obra possui figuras geométricas? Quais são? Quantas são? Triângulo Retângulo Círculo

Retângulo a b b a Dois lados iguais maiores (a) Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Retângulo a b b a Dois lados iguais maiores (a) Dois outros lados iguais menores (b)

Quadrado a a a a 4 lados iguais. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Quadrado a a a a 4 lados iguais.

Círculo É todo o contorno mais a parte interna de uma forma circular. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Círculo É todo o contorno mais a parte interna de uma forma circular.

Triângulo Forma plana com o menor número de lados, apenas 3. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Triângulo Forma plana com o menor número de lados, apenas 3.

Figuras espaciais Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Figuras espaciais

Tridimensionalidade (3D) Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Tridimensionalidade (3D) Altura Largura Comprimento

Cubo 6 quadrados Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Cubo 6 quadrados

2 quadrados e 4 retângulos Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Paralelepípedo 2 quadrados e 4 retângulos

Cilindro 2 círculos e 1 retângulo Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Cilindro 2 círculos e 1 retângulo

A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

Tarsila do Amaral Artista modernista. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Tarsila do Amaral Artista modernista. Nascimento: 1 de setembro de 1886 em Capivari – SP. Falecimento: 17 de Janeiro de 1973 em São Paulo.

Estudou em São Paulo e terminou os estudos em Barcelona na Espanha. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Passou a infância e adolescência nas fazendas de seu avô e que futuramente foram de seu pai. Estudou em São Paulo e terminou os estudos em Barcelona na Espanha.

Obras Primeira obra: “Sagrado coração de Jesus”, pintou aos 16 anos Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Obras Primeira obra: “Sagrado coração de Jesus”, pintou aos 16 anos Obra mais famosa: “Abaporu”

Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Abaporu quer dizer: O homem que come, segundo o dicionário tupi-guarani. Este quadro foi um presente para o poeta e marido Oswald de Andrade Oswald de Andrade deu início ao movimento antropofágico que significa “deglutir” tudo o que a de bom da cultura européia e transformar em algo bem brasileiro.

A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

EFCB Obra pintada depois de uma viagem a Minas Gerais. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB Obra pintada depois de uma viagem a Minas Gerais. Início da época “Pau Brasil” das pinturas de Tarsila. Época caracterizada por temas e cores brasileiras. Obra exposta em junho de 1924.

Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil começou a ser construída em 1855. Objetivo: ligar a corte (Rio de Janeiro) à São Paulo e Minas Gerais.

EFCB Rio de Janeiro 1855 Minas Gerais 1883 São Paulo 1891 Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB Rio de Janeiro 1855 Minas Gerais 1883 São Paulo 1891

EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil foi dividida. Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB A Estrada de Ferro Central do Brasil foi dividida. Houve o fechamento de alguns trechos. Alguns trechos foram integrados a outras ferrovias. Falta de investimento. Sistema ferroviário começou a ser substituído por outros meios de transporte.

EFCB 1924 1808 1821 1855 1883 1889 1891 A estrada chega a Minas Gerais Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia EFCB 1924 1808 1821 1855 1883 1889 1891 A estrada chega a Minas Gerais A estrada passa a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) A estrada chega a São Paulo Início das obras da Estrada de Ferro Dom Pedro II no Rio de Janeiro Família real no Brasil – Rio de Janeiro Tarsila expõe a obra EFCB

Matemática Vida e obras História/ Geografia Bibliografia Releitura Depois da contextualização e de tanta informação sobre a obra, por que não fazer a releitura? Professor disponha para o seu aluno diversos materiais, deixe-o livre para usar o computador (paint brush), cola, tesoura, tecido, tinta, papel, argila, entre outros; para que ele possa recriar a obra segundo a leitura dele próprio como aluno.

A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia

Bibliografia BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª): matemática, v.3 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): história, geografia v.5.1 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 166p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª à 4ª série): arte, v.6 / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p. BARBOSA, Ana Mae. Pesquisa em Arte: Situação Atual. As teses sobre o ensino/aprendizagem da Arte. Disponível em http://www.arte.unb.br/anpap/barbosa.htm. Acesso em 10 de Abril de 2006. http://paginas.terra.com.br/educacao/jlourenco/Dom%20Jo%E3o%20VI%20e%20a%20Familia%20Real%20Portuguesa%20no%20Brasil%20-%201808.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Brasil http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/tema21.html http://www.ihp.org.br/docs/khll20000910.htm http://www.antf.org.br/2/mrs_historia.htm

A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil Figuras planas e espaciais Matemática A obra EFCB Estrada de Ferro Central do Brasil 3. História/ Geografia A pintora 2. Vida e obras Bibliografia