Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

Primeiros socorros em caso de electrocussão
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Câmpus Uruguaiana Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Curso de Educação Física – Nível II As.
Primeiros Socorros Conceito:
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Tipos de acidentes e procedimentos
Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
CORPOS ESTRANHOS Curso Especial de Férias
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Chrystian Lemos Técnico de Segurança do Trabalho
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
QUEIMADURAS.
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
Noções de Primeiros Socorros
Ministério de Mulheres
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências
Manual do Cuidador.
PARTO RECONHECIMENTO:
HEMORRAGIA É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno. As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde.
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
Introdução A bordo de uma embarcação sempre existe a possibilidade de nos depararmos com situações de emergência, em que seja necessária a nossa atuação.
ABORDAGEM INICIAL
CORPOS ESTRANHOS.
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
Primeiros Socorros.
Engasgos e Alterações Respiratórias
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
HIGIENE CORPORAL.
QUEIMADURA.
HEMORRAGIAS Cezar Tchaikovski.
Primeiros socorros Nestor W. Neto - Segurança do Trabalho nwn.
Primeiro ano Maio / 2009 Carol pRIMEIROS SOCORROS.
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
R C P.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
PRIMEIROS SOCORROS Clica na imagem para avançar.
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Cuidados com os medicamentos:
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Fonte: Polícia Militar do Estado de SP
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Acidentes Oculares Domésticos
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
BANDAGENS E ATADURAS Ataduras são faixas confeccionadas para acomodar uma parte específica do corpo. A maioria é confeccionada de algodão, musseline.
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Transcrição da apresentação:

Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane Universidade Federal de Campina Grande Centro de Educação e Saúde – CES CAMPUS DE CUITÉ - PB Curso: Licenciatura em Química Disciplina: Segurança em Laboratórioɪ Profº: Otávio Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane

Primeiros socorros são os atendimentos imediatos e rápidos ao acidentado até seu encaminhamento ao médico, em casos mais graves. Neste sentido, primeiros socorros são procedimentos de emergência. É necessário que sejam os mais corretos possíveis para evitar problemas futuros. É também necessário que o laboratório disponha de uma farmácia de emergência.

É necessário tomar algumas precauções no laboratório para auxiliar nos procedimentos de primeiros socorros, tais como:

Ter no laboratório um cobertor; Evitar, sempre que possível, tocar ferimentos com as mãos; Em caso de sinais de desmaio sentar o indivíduo e curvar sua cabeça entre as pernas; Em caso de hemorragias, fazer compressão do ferimento com curativos esterilizados; Em caso de contato da pele com substâncias químicas promover uma lavagem abundante do local com água; Em caso de queimaduras por contato ou respingos, providenciar a lavagem da área com água fria.

Para cada caso específico recomenda-se os procedimentos abaixo: VERTIGENS: No estado de inconsciência, deve-se evitar aglomerações em torno do paciente, levá-lo para um lugar mais arejado e afrouxar sua roupa ao redor do pescoço. CORPOS ESTRANHOS NOS OLHOS: Com muito cuidado lavar os olhos abundantemente com água limpa e após manter a pálpebra fechada. SUBSTÂNCIA QUÍMICA NOS OLHOS: Lavar os olhos abundantemente com água limpa.

QUEIMADURAS: A queimadura pelo calor deve ser lavada abundantemente com água fria por cerca de 15 minutos e após conforme a extensão. INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Inicialmente deve-se dar de beber 1 ou 2 copos de água à pessoa acidentada. PRODUTOS QUÍMICOS EM CONTATO COM A PELE: Deve-se promover a diluição e eliminação da substância agressiva, pela lavagem exaustiva com água. CORTES: Lavar abundantemente o local do ferimento com água.

Em presença de qualquer acidente, leve ou grave, NÃO PERDER A CALMA. Manter o ferido quieto, agasalhado e em posição confortável; afrouxar as roupas (colarinho, cinta, soutien). Afastar os espectadores. Obter a colaboração do grupo, Evitar comentários dos presentes.

Examinar o acidentado rápida e completamente, tomando providências como: Em caso de hemorragia: Manter limpas as vias respiratórias, fazendo a limpeza da boca; Quando necessário, aplicar a respiração artificial ou massagem cardíaca; Não administrar líquidos nem medicamentos; Movimentar o paciente o mínimo possível; Movimentar o fraturado só após a imobilização adequada; Deixar o paciente com a cabeça voltada para o lado,

Técnica de Aplicação da Respiração Artificial: Colocar o paciente em decúbito dorsal (deitado de costas); Levantar seu pescoço; Manter a cabeça na posição adequada com a mão direita, e com a esquerda puxar o queixo da pessoa para baixo; Colocar a boca com firmeza sobre a boca do paciente; Fechar as narinas do paciente; Insuflar ar para o interior da boca do acidentado; Deixar o paciente expirar o ar livremente.

Técnica de Massagem Cardíaca Externa: Colocar o paciente em decúbito dorsal sobre uma superfície firme. Manter a cabeça bem estendida para trás. Pressionar o peito do paciente sobre o externo (osso do peito) com as duas mãos espalmadas, uma sobre a outra, firmemente, cerca de 60 vezes por minuto. Massagem cardíaca se alterna com a respiração artificial,

DEVE-SE TER NO LABORATÓRIO: Uma cópia do folheto comunicando os procedimentos de primeiros socorros. Um número suficiente (não menor que 12) de pequenas bandagens esterilizadas para ferimentos nos dedos. Um número suficiente (não menor que 06) de bandagens esterilizadas de tamanho médio para ferimentos nas mãos e nos pés. Um número suficiente (não menor que 06) de bandagens esterilizadas de tamanho grande para outras partes lesadas.

Um estoque suficiente de esparadrapo. Um estoque suficiente de rolos de algodão esterilizado em pacotes de 15 gramas. Um estoque suficiente de vaselina esterilizada. Um número suficiente (não menos do que 04) de compressas esterilizadas para os olhos em pacotes selados e separados Uma bandagem de borracha ou bandagem de pressão. 1000 mL de soro fisiológico.

Acidentes mais comum em laboratório e primeiros socorros Cortes Cortes pequenos: Deixe sangrar por alguns segundos,verifique se há ainda fragmentos de vidros, desenfete o local e coloque atadura. Cortes maiores: Desinfete e procure estancar o sangue,fazendo pressão logo acima do corte,no máximo cinco minutos,procure o médico. Fragmentos de vidro nos olhos: Remova os pedaços maiores com todos o cuidado possível,lavando o olho com água. Intoxicação por gases: Remova a vítima para um ambiente arejado deixando-a descansar. Ingestão de substância tóxicas: Administrar uma colher de sopa de antídoto universal,que é constituído de :duas partes de carvão ativo,uma de dióxido de magnésio e uma de ácido tânico.

Acidentes mais comum em laboratório e primeiros socorros Queimaduras Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos) no caso de queimaduras leves,aplicar pomada de butesina. Queimaduras por ácidos: lavar imediatamente o local com água em abundância. Queimaduras por álcalis: Lavar a região atingida imediatamente com bastante água durante cinco minutos.

Atenção!!! Em caso de acidentes de qualquer natureza, é indispensável manter a calma e agir com rapidez e precisão. É preferível evitar que os acidentes aconteçam, observando sempre as medidas de segurança.

Bibliografia PINO , JOSÉ CLAUDIO DEL E KRÜGER, VERNO. SEGURANÇA NO LABORÁTORIO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, INSTITUTO DE QUIMICA, ÁREA DA EDUCAÇÃO QUIMICA. RIO GRANDE DO SUL. P. 61-71

FIM!!!