1º Glotec LAM Sistemas Híbridos de abastecimento de água e ambientes Benoit Araman Santiago, Chile 6 de abril.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias Renováveis MEI 2005/2006
Advertisements

Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
Avaliação da Viabilidade de Colectores Híbridos Fotovoltaicos e Térmicos para Aplicação ao Aquecimento de Águas e Micro-Geração de Electricidade Trabalho.
E.B.I Padre Joaquim Flores
Emissões NOx (g/km) HC CO CONAMA 315/02 0,3 0,25 2,0 1ª Geração PRIUS
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
Cogeração e Absorção Fórum Permanente de Saúde - Tecnologia em
Planejamento Integrado de Recursos Energéticos no Oeste do Estado de São Paulo Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento.
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Concepção dos Sistemas de Cogeração
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Eficiência energética e energias renováveis na indústria
AGUAS QUENTES SANITARIAS (AQS) AGUAS QUENTES DE PROCESSO (AQP)
O que é a tecnologia Hydropath?
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
SOL Coqueria Tubarão S/A
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
Aula 8 Lays Omena - Química.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Condensadores resfriados a ar
Termelétrica Usina termelétrica no Rio Grande do Sul.
Combustões completas e incompletas
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
EURENER é uma empresa especializada no desenvolvimento integral de projectos de energia solar. Foi constituída em 1997 no CEEI (Centro Europeu de Empresas.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA CO-GERAÇÃO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Conversão de energia Segunda lei da termodinâmica (lei da entropia): nenhum processo que implique transformação de energia ocorrerá espontaneamente,
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
REFRIGERAÇÃO.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
TEMOS TODO GÁS.
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Aquecedor Solar de baixo custo combinado com isolamento geotérmico
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Alunos: João Pedro; Sávio
Energia Termoelétrica
O Grupo MS Gomes está direcionado 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Gás - Reduz até 50% no consumo de gás GN e GLP Tecnologia inovadora e patenteada no INPI Av. Carmem Miranda, 2099 | Jd. Madrid | Maringá - PR Fone: (44)
Ambiente & Energia Estatísticas Energéticas Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Setembro, 2014.
Ciclos de potência.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
Palestra de João Wagner Alves & Eduardo Cardoso Filho Grupo Técnico de Questões Globais da CETESB PROCLIMA – Programa de Prevenção às Mudanças Climáticas.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Capítulo 20 A segunda lei da termodinâmica
Consumo energético e meio ambiente
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
Trocadores de Calor Casco e Tubos – Correção da DTML
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
Transcrição da apresentação:

1º Glotec LAM Sistemas Híbridos de abastecimento de água e ambientes Benoit Araman Santiago, Chile 6 de abril

Escopo de sistemas híbridos: Os sistema híbridos combinam: GLP + energias renováveis (RE) com vários equipamentos para aquecimento para formar sistemas especialmente eficientes e inteligentes. O GLP é usado como combustível primário, secundário ou de apoio; Ao sistemas híbrido são GLP + equipamento que qualifica como uma tecnologia renovável, como a GHP na Europa.

Os principais indicadores para soluções híbridas de GLP: Questões de mudança climática Mundo com baixos índices de gás carbônico Eficiência de energia Mitos e realidades de energias renováveis Desenvolvimento de oportunidades para décadas

Por que o GLP desempenha uma função em soluções híbridas? Características físicas do produto Total compatibilidade com fontes de energia renovável Capaz de abastecer equipamentos renováveis como o GHP Versátil ...

Soluções híbridas de GLP apoiados pelas indústrias de GLP e AVAC: exemplos de iniciativas Iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento de PERC e programa de inovação Geração distribuída de energia: gerador de energia GLP + RE Associação Japonesa de GLP Bombas de Aquecimento de Gás mCHP + solar Associação Neozelandesa de Gás Produção de água quente doméstica: GLP + solar Intervenientes de GLPG oferecem várias proposições híbridas, combinando, principalmente, + GLP e/ou pelotas + GLP Intervenientes chave de HVAC como entre outros intensamente envolvidos:

Como resultado: soluções híbridas de GLP infinitas para vários mercados em todo o mundo

Exemplo de aquecimento de híbrido GLP + solar Muito bem conhecido e popular Se ajusta a todos os mercados Até 60% de economia na produção de água quente, nas emissões de CO2 de forma similar Até 50% de economia na demanda anual de energia primária Princípio: Energia solar coletada em placas lisas ou em coletores de tubo Transferência de calor aquecida por isolamento, direcionada ao armazenamento de água O calor é, então, transferido à bobina indireta para sistemas de aquecimento ou água quente doméstica (DHW) A água refrigerada volta ao coletor A caldeira de gás de alta condensação acende se a energia solar estiver insuficiente

GLP + Solar Módulo desenhado compactamente, montável no chão ou na parede, incluindo caldeira de alta condensação integrada dentro de um módulo solar e sistema de controle eficiente Baixo teor de NoX (Classe 5) e de emissões de CO2 Baixo consumo de energia, em comparação ao sistema padrão (-60% DHW e -30% H) Alta eficiência Plug and play Custos razoáveis de investimento (ca. 7k€) De 14 a 30Kw.

Bomba de aquecimento híbrido de GLP (1) Módulo compacto Combina uma eficiente caldeira de condensação e um potente AHP em uma única unidade Seleciona o modo de operação mais eficiente, dependendo da temperatura COP (Coeficiente de Desempenho) de até 3,5 Economia de custo e emissões reduzidas de CO2 2 partes a serem montadas e plug & play Se ajusta a sistemas existentes Nenhum certificado de resfriamento necessário Débito máximo de calor: de 14 a 24 Kw

Bomba de aquecimento híbrido de GLP (2) Gás Robusto zeólita queimada HP Combina tecnologias de condensação de gás e solar com reação de absorção de zeólita Zeólita é uma pedra mineral de ebulição ao ser aquecida Economia de energia até 28%, redução de CO2 do mesmo modo em comparação ao híbrido padrão!!! A tecnologia solar gera a água quente e faz o aquecimento auxiliar quando >3C Ciclo de dessorção (1) / absorção (2) infinito (1) bico de gás ligado, zeólita aquecida, dessorção de água, vapor afunda no refrigerador, condensa e libera condensação, sendo usado para fins de aquecimento. A zeólita seca, o bico de gás desliga, o módula esfria (2) quando a T0 do condensador for < do que a T0 ambiente, o calor é adicionado do coletor solar ou bico de gás se a T0<3C. A água condensada na parte inferior do módulo evapora. O vapor é, então, absorvida pela zeólita, criando calor. Quando a água tiver evaporado completamente, o ciclo recomeça ...\..\..\..\INNOVATION\VAILLANT\Zeolite\innovation-zeotherm-et-mirco-chp[1].pdf

Bomba de aquecimento híbrido de GLP (3) GHP padrão + kit solar Integração de um painel solar quando a T0 cair para menos de 7C para manter uma produção de água quente considerável. A eficiência geral é mantida até 4,2 COP GLP

Sistemas de Água Quente Hibrida de GLP Um Aquecedor de Água condensador de GLP Rinnai emite 35mg/Kwh NoX em comparação a uma caldeira de óleo no Reino Unido que emite ca. 364mg/ Kwh NoX No Reino Unido, o GLP emite 50% menos de CO2 do que a eletricidade baseada em carvão. Isso melhora até 70% quando o GLP é combinado com técnica solar, como aqui. Os Aquecedores de Água Rinnai aceitam temperaturas de 65ºC na entrada de água fria, tornando-s a solução ideal para a bomba de aquecimento, solar ou qualquer outro projeto de aquecimento de água renovável

Sistemas de Água Quente Hibrida de GLP(2)

Sistema de infravermelhos híbridos Específico para segmentos C/I Até 15% de energia extra do calor residual e 108% de eficiência de combustão Combinação de três componente com alto desempenho Aquecedor infravermelho com consumo minimizado de energia Sistema inteligente de controle digital Uso do kit de calor residual: objetiva recuperar até 15% da energia gasta e direcioná-la se for para uso de água quente, sanitário ou aquecimento do espaço A tecnologia permite 30 a 70% de economia de energia 2 a 7 anos de retorno financeiro (Alemanha) Modulação

CHP e mCHP de geração de energia híbrida de GLP (Japão) Combinação de CHP abastecido de GLP com fonte renovável de eletricidade. O software prioriza a escolha de produção de eletricidade. GLP como energia primária, secundária e de apoio. Testes conduzidos atualmente no Japão.

Gerador de energia híbrida de GLP ou CHP (PERC / EUA) ..\..\..\..\INNOVATION\PERC\Fact sheet\FS_16412 EcoGen Premium Generator Set.pdf ..\..\..\..\INNOVATION\PERC\Fact sheet\FS_Propane Makes Renewable DG Reliable.pdf

Soluções híbridas de GLP: resumo Uma fonte sustentável de crescimento Apoiada por investidores chave das indústrias de GLP e AVAC Contribuição ativa para uma estratégia global de carbonização de GLP Número infinito de soluções gerando décadas de desenvolvimento Obrigado Benoit Araman Gerente de inovação do Grupo Taurusavenue 19, 2132 LS Hoofddorp, Holanda T +31 (0) 235555 704, F +31 (0) 23 5555703, M +31 (0) 612726205 Baraman@shvgas.com www.shvgas.com, www.whylpg.com