A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003."— Transcrição da apresentação:

1 Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003

2 Usinas Termelétricas Vantagens  A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

3 Usinas Termelétricas Desvantagens Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.

4 Usinas Termelétricas Impactos Ambientais
Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera. O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incremento na construção de usinas termelétricas esse indicador chegará a 16 milhões. As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis.

5 Usinas Temelétricas Funcionamento
As usinas termelétricas são máquinas térmicas que têm como objetivo a conversão da energia de um combustível em energia elétrica. A eficiência térmica de conversão destas usinas é definida como a razão entre a energia útil produzida (que gera retorno econômico) e a energia do combustível que é consumida (que implica em custo operacional). Em cenários econômicos onde o preço da unidade de energia do combustível é relativamente alto, a eficiência térmica é um fator muito importante para que estas usinas se tornem economicamente viáveis. Duas temperaturas são muito importantes para o bom desempenho de uma máquina térmica:  - Ti a temperatura na qual a máquina começa a conversão da energia térmica contida nos produtos da combustão em trabalho  - Tf a temperatura na qual os produtos de combustão são rejeitados na atmosfera ou temperatura na qual termina o processo de conversão.  Em uma termelétrica, quanto maior a temperatura Ti e quanto menor a temperatura Tf (mais próxima à temperatura ambiente) maior é a eficiência de conversão. Outra forma de energia útil que uma termelétrica pode produzir é calor para processos industriais (que também gera retorno econômico). Neste caso tem-se uma usina de cogeração. As usinas termoelétricas podem ser a gás ou a vapor, ou ainda podem ser uma combinação desses dois tipos, como no caso do ciclo combinado.

6 Usina termoelétrica no rio de janeiro
A Usina Termelétrica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi construída na década de 60 pela Companhia Hidroelétrica do Vale Paraíba - CHEVAP e hoje a operação da usina é de responsabilidade de FURNAS e é fundamental para a ligar o sistema elétrico do Rio de Janeiro às demais regiões do País. A Usina de Santa Cruz produz mais de 760 MW, distribuídos por quatro unidades geradoras a vapor e uma unidade geradora a gás. Em breve a capacidade da usina será aumentada em mais 350 MW. A Usina Termelétrica de Santa Cruz de Furnas está localizada à margem direita do Canal de São Francisco, na região do Pólo Industrial de Santa Cruz. Site da Web: Fonte:

7 Colégio Estadual Dom Hélder Câmara
Turma: Turno: Manhã Grupo 01 – Usinas Termelétricas Nomes: Leonardo Amorim Pedro Henrique Vitória dos Santos


Carregar ppt "Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google