Creio na Comunhão dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Oração.
Advertisements

Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Os primeiros cristãos reuniam-se para celebrar o dia do Senhor
Conscientização Vocacional
encontro pessoal e comunitário com Jesus
CREIO PROFISSÃO DE FÉ. CREIO PROFISSÃO DE FÉ Em Deus pai todo poderoso, criador do céu e da terra. Creio .... Em Deus pai todo poderoso, criador do.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
20 A comunhão dos santos PRETI, Mattia Cristo na Glória (detalhe)
Oração Eucarística VII
Oração Eucarística III
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Bem-vindo/a.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
A Comunidade.
Todos os Santos.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Igreja-Mãe.
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
PÉROLA PRECIOSA.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
Uma perspectiva Bíblica
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
"EU VI E DOU TESTEMUNHO." (JO 1,30a).
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM PURGATÓRIO
Esperança de Vida. Esperança de Vida O propiciatório era a tampa da arca. Sobre essa tampa, o sumo sacerdote aplicava o sangue no Dia da Expiação para.
Creio na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna 1.
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
O Poder da Palavra.
A Comunidade.
Bem aventurados... Todos os Santos.
Igreja: Família de Deus
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Palavra de Vida Janeiro
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
QUARESMA.
Palavra de Vida Chiara Lubich – Janeiro de 2011 "A "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía,
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
LIGUE O SOM Corpus Christi Celebramos hoje a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia... A festa da.
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
Transfiguração do Senhor
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Oração Inicial Oh! Mãe e clementíssima Virgem do Rosário! Vós que plantastes na Igreja, por meio de vosso privilegiado filho Domingos, o místico remédio.
PRIMEIRAS FESTAS Deuteronômio PÁSCOA: CELEBRAMOS A SALVAÇÃO DE DEUS O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi morto em nosso lugar.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Transcrição da apresentação:

Creio na Comunhão dos Santos 1

O que significa comunhão dos santos 1. Definição Essa expressão indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas coisas santas: a fé, os sacramentos, os carismas e outros dons espirituais. Na raiz da comunhão está a caridade que “não é interesseira” (1Cor 13, 5), mas estimula o fiel a “por tudo em tudo em comum” (At 4, 32), até os próprios bens materiais a serviço dos mais pobres.

O que significa comunhão dos santos Essa expressão designa também a comunhão entre as pessoas santas, ou seja, os que pela “graça” estão unidos a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado esta vida, estão se purificando, ajudados também pelas nossas orações; outros, enfim, já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formam em Cristo uma só família, a Igreja.

Bens espirituais 2. A comunhão dos bens espirituais A comunhão na comunidade primitiva era descrita em cinco aspectos: Comunhão de fé. É a comunhão de fé da Igreja recebida dos apóstolos. É um tesouro que se enriquece, enquanto é compartilhado entre todos aqueles que aderem à proposta de Jesus Cristo.

Bens espirituais Comunhão dos sacramentos. De modo particular, a eucaristia, sacramento que leva à comunhão com Cristo ao seu ponto culminante. Comunhão dos carismas. São dons do Espírito Santo para favorecer a edificação e o bem comum da Igreja. Comunhão de bens (cf. At 4, 32). Desprendimento para partilhar os próprios bens com os mais necessitados. Comunhão da caridade. Síntese da profunda solidariedade com todas as pessoas. É a máxima expressão da comunhão dos santos: “Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1Cor 12, 26).

Igreja do céu e Igreja da terra 3. A comunhão da Igreja do Céu e da Terra Essa comunhão se manifesta, em primeiro lugar, com a “intercessão dos santos”. Eles “não ocupam o lugar de Jesus Cristo”, único mediador entre Deus e a humanidade (cf. 1Tm 2, 5). Na realidade, os santos nos ajudam com suas “preces e vida virtuosa”. Oferecem tudo de bom que realizaram na história pela nossa salvação: “Não chorem. Eu serei mais útil depois de minha morte e vos ajudarei mais eficazmente do que em vida” (São Domingos de Gusmão). “Passarei o meu céu a fazer o bem sobre a terra” (Santa Teresinha).

Igreja do céu e Igreja da terra A comunhão entre a Igreja do céu e da terra também implica comunhão com os defuntos. É a realidade do “purgatório” (cf. Mc 12, 45). Rezar pelos mortos para que eles sejam libertados de seu pecados. Existe também existe a reciprocidade: as pessoas em processo de purgatório podem interceder por nós. É o poder de intercessão dos justos que já morreram em favor dos vivos (cf. 2Mc 15, 11-16). Em suma, “os filhos de Deus” formam uma só família”, uma só Igreja.