Saúde, vida e cérebro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
24 de Setembro Dia Mundial do Coração
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Higiene e problemas sociais
Gravidez 2º Trimestre.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
A Reprodução.
Área dos Conhecimentos
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
o incrível processo da morte
A AVENTURA DA VIDA.
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
Diabetes.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
Edilene , Carol e Ana Laura
DICA DE SAÚDE – MARÇO 2011 QUALIDADE DE VIDA SE CONQUISTA (16/03)
É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?.
A Reprodução Humana.
Transmissão de vida no Homem
Bem-estar físico mental e social
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
Sistema Nervoso.
Evolução do Sistema Nervoso: Filogênese e Ontogênese.
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
O INCRÍVEL PROCESSO DA MORTE
Quando começa a vida humana?
Edilene , Janaina e Ana Laura
A Reprodução.
Professora: Andréia Neves
Sistema Neuro-hormonal
8° ANOS Professor : Rogério Moraes Disciplina: Educação Física Ensino Fundamental II COLÉGIO SANTA CLARA.
SISTEMA NERVOSO.
Gravidez Normal do Primeiro Trimestre
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL SISTEMA NEVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
BIOLOGIA I.
Aborto Bioética Ana Carolina, André Longobardi, Elissa Restelli, Fabiana Amoroso, Isabella Genaro, Thaís Santos.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
SNC – morfologia interna e externa
Atividade Física E Alimentação
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Colégio Maria Imaculada
Embriões Excedentários.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Aptidão Física Educação Física II.
Características gerais dos seres vivos
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
Ciências Naturais – 9.o ano
Anatomia e Histologia Ana Filipa Vieira Andreia Ferreira Andreia Santos Joana Catarino C.,Hilgetag, H.Barbas, Scientific American; Feb2009,Vol.3000 Issue2,p266-71,6p.
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso – parte 1
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

Saúde, vida e cérebro

Cérebro Existem cerca de 100 bilhões de neurônios em 1,4 quilo de massa orgânica, o qual corresponde ao peso aproximado de um cérebro adulto. Esse peso equivale a 2% do peso do corpo. O cérebro consome 25% de todo o oxigênio utilizado pelo nosso organismo.

A divisão do cérebro No interior do cérebro fica a massa branca. Lá existe uma complexa rede de comunicações: quando você quer fazer qualquer coisa, é a rede de neurônios da massa branca que transmite as informações para que sua vontade seja realizada (a uma velocidade de até 400 km/h!). O cerebelo fica na parte de trás do cérebro. Ele é o responsável pela nossa coordenação e equilíbrio. O córtex é a parte externa, mais conhecida de massa cinzenta. Ele é o responsável pela nossa capacidade de pensar e de interpretar as informações enviadas pelos nossos cinco sentidos.

Vida Vida é um conceito amplo que tem diversos significados, como o processo natural dos seres vivos, o tempo que leva entre a concepção e a morte ou aquilo que faz com que o ser vivo esteja vivo. A vida de um ser vivo pode ser medida ao longo de sua existência. Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem.

Início da Vida Segundo os cientistas, se a morte ocorre com a interrupção da função cerebral, a vida se iniciaria com o início da função cerebral. Com a fecundação: no momento em que o esperma entra no óvulo, que ocorre de 12 a 48 horas depois do ato da concepção. Com o início da atividade cardíaca: para alguns cientistas, a vida humana começa em torno da quarta semana de gestação, quando o coração começa a bater. Com a formação do sistema nervoso central: na quinta semana, o embrião já apresenta movimentos involuntários, o que indica a atividade do sistema nervoso. Com o início da atividade cerebral: alguns pesquisadores apontam o início da vida no instante em que as ondas cerebrais começam a surgir, na oitava semana.

Com a nidação: no momento em que o embrião se firma na parede do útero Com a nidação: no momento em que o embrião se firma na parede do útero. A partir desse momento, se inicia os movimentos celulares que farão surgir os órgãos do corpo, dando forma humana ao embrião. O processo começa próximo ao quinquagésimo dia de gravidez. Com o surgimento do feto: A maioria dos estudiosos acredita que a vida humana inicia-se na nona semana de gestação, quando o embrião se transforma em feto, com a formação básica dos órgãos. Deste momento em diante o feto praticamente só aumenta de tamanho.

Saúde Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

A saúde determinada Pelo ambiente As pessoas que estão expostas a condições precárias por não possuírem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada e uma alimentação saudável têm a sua saúde seriamente afetada. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. Uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.

Trabalho realizado por: Ana Carolina F. Vieira, nº 01 Raphael A. C. D’ Oliveira, nº 26 Yasmim Shiori Fushimi, nº 28 8ª série