Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu 10.04 Rodrigo Almeida Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como migrar seu ambiente de desenvolvimento para Linux
Advertisements

Instalação e Configuração
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
IPv6 no Linux com túnel Teredo Tunneling
Configuração de um servidor FTP
Curso Técnico de Informática
Curso Técnico de Informática
Projeto Integrador de Redes – SAMBA Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
Arquitetura. Transferência de Arquivos – FTP Transferência de arquivos em sistemas remotos Utiliza o protocolo FTP sobre uma conexão TCP Estabelece conexão.
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
Controlador de Domínio Primary Domain Controller
Servidor HTTP (Apache)
Linux – servidores Mini curso – Hands On
Aspectos Técnicos Subsecretaria de Informática
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Linux Instalação – debian 6.0.2
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Características Técnicas e Operacionais
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Sistemas Operacionais
Interpretador Python.
Instalando o Linux Ubuntu 13.10
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
SSH – Secure SHell.
MICROSOFT Windows XP.
Recursos da Rede DAS Internet Impressão Área de armazenamento Outros.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Professor: Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Alexandre Djun Igari Luãn Infantini Spano FATEC-SP Março/2012.
Atualização da versão 4.0 patch 4.2 para 5.0
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
TELNET E SSH Christian França Josiane Dalmasio Midra Sian Liberato
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
SQLite Banco de Dados II.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX) Prof. Glauber Alexandre.
Redes Configurações e teste.
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
1 Redes locais Windows - Workgroups - 95
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
TUTORIAL RÁPIDO PARA DONWLOAD DO N1MM Software para uso em Contestes ou diário. Por: FÁBIO HOELZ - PY1ZV.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Utilizando subversion como controle de versão
Samba Server Sambando os arquivos na rede para compartilhar pastas e documentos. Hoje como PDC.
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SERIDÓ – CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CAMPUS DE CURRAIS NOVOS.
Samba Como PDC e Compartilhamento de Arquivos Julio Cezar Gross Junior Projeto Integrador I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Revisão de Recuperação de Dados Érica Gallindo 05 de Maio de 2010.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Instalação e análise de gráficos da ferramenta NTop Redes de Computadores.
Integração Linux x Windows Claudio Cavalcante. Principais integrações  Autenticar um usuário linux no Active Directory.  Autenticar um usuário Windows.
Laboratório de redes locais
Transcrição da apresentação:

Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu 10.04 Rodrigo Almeida Costa

Objetivos Sobre o SAMBA Instalação Configuração

O Samba é o servidor que permite compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em máquinas Windows, um dos serviços mais utilizados em servidores Linux de rede local. Ele é dividido em dois módulos, o servidor Samba propriamente dito e o "smbclient", o cliente que permite acessar compartilhamentos em outras máquinas.

Usando o Samba, o servidor Linux se comporta exatamente da mesma forma que uma máquina Windows, compartilhando arquivos e impressoras e executando outras funções, como autenticação de usuários. 

Após instalar o Ubuntu você irá entrar com a conta que você criou que não é uma conta root então faz-se necessário acessar como root para realizar os procedimentos seguintes. Então utilize o seguinte comando “sudo su” ou “sudo –i”. Após: Por motivos de segurança agora vamos alterar a senha do root, com o seguinte comando: “passwd root”.

SERVIDOR SAMBA [Instalação] Já logado como root: Vamos instalar o samba, para isso teremos que abrir o terminal e digitar “apt-get install samba”. Têm cerca de 18,2MB.

SERVIDOR SAMBA [Instalação] Ainda logado como root: Vamos instalar o swat, para isso teremos que abrir o terminal e digitar “apt-get install swat”. Têm cerca de 9,8MB.

SERVIDOR SAMBA [Configuração] Antes de começar a mexer no arquivo de configuração do samba vamos fazer uma cópia para eventuais restaurações em caso de catástrofe na configuração!  Comando: “cd /etc/samba/” “mv smb.conf smb.conf.bkp”

SERVIDOR SAMBA [Configuração] Nosso objetivo vai ser o compartilhamento de duas pastas uma com acesso liberado a qualquer pessoa [pública], e outra com acesso restrito para alguns usuários. [Publica] e [Reservada]

SERVIDOR SAMBA [Configuração] Iremos então criar as referidas pastas no Servidor Linux, vamos começar criando a pasta Publica, vamos criá-la em /home/rodrigoac/ Comando: “cd /home/rodrigoac/” “mkdir SMB-Inseguro”

SERVIDOR SAMBA [Configuração] Iremos agora criar a pasta Reservado, vamos criá-la também em /home/rodrigoac/ Comando: “mkdir SMB-Seguro”

SERVIDOR SAMBA [Configuração (smb.conf)] Agora iremos analizar o arquivo de configuração que já está configurado para destrincharmos ele,..

SERVIDOR SAMBA [Configuração (smb.conf)] [global] workgroup = FACIMP netbios name = UBUNTU server string = Ubuntu Day security = share

SERVIDOR SAMBA [Configuração (smb.conf)] [Publico] comment = Compartilhamento Publico path = /home/rodrigoac/SMB-Inseguro read only = No guest ok = Yes browseable = yes

SERVIDOR SAMBA [Configuração (smb.conf)] [Reservado] comment = Somente Leitura path = /home/rodrigoac/SMB-Seguro guest ok = Yes read only = yes browseable = yes

SERVIDOR SAMBA Um detalhe, com relação ao parâmetro: guest ok = yes ele utiliza o usuário nobody do grupo nogroup então teremos que mudar o dono das pastas do compartilhamento que criamos para ser ele,...

SERVIDOR SAMBA Para isso então, usaremos os comandos: “chown nobody.nogroup SMB-Seguro/” “chown nobody.nogroup SMB-Inseguro/” Pronto...

SWAT O swat é um software via browser para gerenciamento mais amigável das configurações do samba, através dele é possível criar compartilhamento de pastas, verificar status de acesso ao compartilhamento, entre outros. O nosso exemplo está rodando no endereço: http://192.168.229.134:901

SWAT [ INTERFACE ]

SAMBA p/ ANDROID O sistema operacional ANDROID também pode utilizar o servidor SAMBA para compartilhamento de arquivos, o aplicativo que o faz trabalhar como tal é o : SAMBA Filesharing, disponível no Google PLAY

Obrigado a Todos. Contato: rodrigoalmeida. c@gmail. com Site: www Obrigado a Todos!! Contato: rodrigoalmeida.c@gmail.com Site: www.rodrigoac.com