A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 03 – 08/11/2008 4 – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 03 – 08/11/2008 4 – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 03 – 08/11/2008 4 – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos

2 Na aula passada... Instalação do Fedora; X-Window; Gnome; OpenOffice; Distribuições Linux;

3 Porquê console? Shell, console, ou interpretador de comandos, é o programa disparado logo após o login responsável por "pegar" os comandos do usuário, interpretá- los e executar uma determinada ação.

4 Porquê console? Esse é um dos assuntos mais polêmicos no mundo Linux. Porquê utilizar o console e não o modo gráfico? Hoje em dia as interfaces do Linux estão cada vez mais atraindo usuários, mas por debaixo de toda interface gráfica temos um poderoso modo texto(console).

5 Porquê console? O objetivo de uma interface gráfica é facilitar a vida do usuário e deixar a tela do S.O. mais bonita. Porém muitas vezes é mais trabalhoso mover a mão até o mouse para dar 3 clicks e usar a barra de rolagem, do que usar o seu conhecimento em console e digitar apenas uma linha de comando para fazer a mesma coisa.

6 Porquê console? Resumindo, como tudo tem seus prós e contras, a utilização apenas do modo texto, ou apenas do modo gráfico, é sempre limitada em algum aspecto. Então a sugestão é aprender bem cada uma das partes, para então utiliza-las em conjunto. Para algumas atividades, a interface gráfica é conveniente, para outras, é mais confiável a utilização do modo texto.

7 Porquê console? Alguns programas para Console: –Navegador Web: lynx, links, w3m –Editor de Texto: vi, joe, pico –Messenger: tmsnc, licq –MP3 player: mp3blater, mpg123 –Video player: mplayer –Gravador de CD: cdrecord, cdrdao

8 Como acessar o console O console pode ser acessado a qualquer momento clicando nas ferramentas gráficas de terminal (konsole, terminal, etc). Através do menu: Aplicações -> Acessórios -> Terminal Aqui temos acesso ao Terminal, um dos programas que nos leva ao console do linux. Importante: Através de emulação!

9 Como acessar o console O console propriamente dito também pode ser aberto a qualquer momento pressionando as teclas: CTRL+ALT+[F1...F6] Para voltar à interface gráfica do sistema operacional, devemos pressionar: CTRL+ALT+F7

10 Como acessar o console Quando acessamos o console propriamente dito, com as teclas CTRL+ALT+F2 por exemplo, o sistema operacional deve mostrar a sua versão e em seguida pedir usuário e senha.

11 Como acessar o console Esse “$” que aparece na tela, na última linha, é o shell. Para cada console aberto, temos um shell sendo executado. A seguir uma explicação sobre como funciona a digitação de comandos na shell.

12 Como acessar o console Quando digitamos no console e em seguida pressionamos, o shell lê a palavra que digitamos e verifica se há algum comando interno com esse nome. Se houver, ele executa o comando interno, caso contrário, ele irá procurar no PATH por algum programa que tenha esse nome, para então executar.

13 Como acessar o console Caso contrário, se a palavra digitada não for identificada pelo shell como um comando interno, nem como um programa instalado, a seguinte mensagem será exibida na tela: root@lab04:/home/lab04# comando-invalido bash: comando-invalido: comando não encontrado root@lab04:/home/lab04#

14 Comandos básicos clear: Limpa a tela; ls: Lista diretórios e arquivos; touch: criador de arquivos; pico: Editor de arquivos; mkdir: Criar diretório vazio; rmdir: Apaga diretório vazio;

15 Comandos básicos sudo: Antes de um comando, faz com que o mesmo seja executado como super-usuário; halt: Desliga o computador; reboot: Reinicia o computador; [tab] (tecla tab): Após digitar o começo de uma palavra, ela completa o mesmo (ou mostra uma lista);

16 Comandos básicos cp: Copiar arquivo ou pasta; mv: Mover arquivo ou pasta; rm: Deletar arquivos e pastas; su: muda para super-usuário;

17 Comandos básicos su usuario: modifica para o usuario desejado. Ex: “su root” ou “su lab04”. exit: sai ou volta ao usuário anterior no console (quando este foi mudado para root ou vice- versa);

18 Comandos básicos tar zxvf: Descompactação.tar.gz. Ex: tar zxvf nome_do_arquivo.tar.gz; tar czvf: Compactação.tar. Ex: tar czvf nome_do_arquivo.tar nome_da_pasta_ou_arquivo Para o comando tar, tanto faz utilizar um hífen “-” antes dos parametros.

19 Exercícios Porquê é interessante o uso do console? Como fazer para acessar o console? Como fazer para voltar do console à interface gráfica? É melhor utilizar apenas o modo gráfico ou apenas o modo console?


Carregar ppt "Aula 03 – 08/11/2008 4 – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google