A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática"— Transcrição da apresentação:

1 Versão 14.10 Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Linux Ubuntu Versão 14.10 Professor Emerson Felipe Elementos de informática

2 Linux Ubuntu A cada 6 meses é lançada uma nova versão do Ubuntu. As versões regulares do Ubuntu recebem atualizações e correções durante um período de 9 meses. As versões LTS (long term support), recebem atualizações por um período maior. 5 Anos. As versões comuns tem um suporte de até 2 anos, já as LTS tem um suporte de até 5 anos.

3 Linux Ubuntu Requisitos mínimos para a instalação do S.O. Processador: Pentium 4, 1GHz Memória RAM: 512MB Disco: 5GB** Placa de vídeo: qualquer placa de vídeo!

4 Linux Ubuntu Requisitos recomendados para a instalação do S.O. Processador: Pentium 4, 1GHz Memória RAM: 1 GB Disco: 10 GB Placa de vídeo: Nvidia/GeForce

5 Ubuntu 14.10 Instalação Passo a Passo
1)- Ligue o computador, coloque o CD/DVD, Imagem ISO ou pendrive do Ubuntu. Deixe o computador prosseguir com a inicialização do instalador. 2)- Escolha a linguagem de instalação Português do Brasil e dar um clique no botão Instalar o Ubuntu; 3)- Na tela que aparecer em seguida, Preparando para instalar Ubuntu, certifique que o computador atende aos itens abaixo e clique em Continuar; •Ter ao menos 5,9 GB no HD •Esta Conectado a Internet •Esta Conectado a uma Fonte de Energia 4)- Na tela Tipo de Instalação, selecione a primeira opção (Apagar disco e reinstalar Ubuntu) e depois um clique no botão Instalar Agora;

6 5)- Na tela, Onde você está
5)- Na tela, Onde você está?, dê um clique na região do mapa onde você se encontra e clique no botão Continuar; 6)- Na tela Layout do teclado, veja que automaticamente o instalador já marca exatamente o tipo de layout do seu teclado, clique em Continuar; 7)- Na tela Quem é você?, você deverá fornecer algumas informações necessárias ao instalador. clique em Continuar; 8)- Caso tenha uma conta Ubuntu One, informe seu e senha, se não clique em Log in later. 9)- Após o instalador copiar todas as informações clique em Reiniciar agora.

7 Ubuntu 14.10 Instalação - Resumo
1)Definir idioma de instalação; 2)Checar requisitos; 1)Definir o Tipo de Instalação; 3)Definir Fuso Horário; 4)Definir Layout do teclado; 5)Definir Usuário e Senha; 6)Definir Ubuntu One; 7)Reiniciar

8 PARTICIONAMENTO

9 PARTICIONAMENTO

10 PARTICIONAMENTO

11 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
A estrutura de diretórios do Linux é bem diferente e não lembra em nada o que temos no Windows. No Windows temos os arquivos do sistema concentrados nas pastas "Windows" e "Arquivos de programas", e você pode criar e organizar suas pastas da forma que quiser.

12

13 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
No Linux, é basicamente o contrário. O diretório raiz está tomado pelas pastas do sistema e espera-se que você armazene seus arquivos pessoais dentro da sua pasta no diretório "/home". No Linux os discos e partições não aparecem necessariamente como unidades diferentes, como o C:\, D:\ e E:\ do Windows. Tudo faz parte de um único diretório, chamado diretório raiz ou simplesmente "/".

14 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
Dentro deste diretório temos não apenas todos os arquivos e as partições de disco, mas também o CD-ROM, drive de disquete e outros dispositivos, formando a estrutura que você vê no gerenciador de arquivos.

15 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS

16 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS

17 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/bin : É onde ficam os arquivos binários usados por todos os usuários. Binários são os arquivos executáveis. O principal motivo de eles ficarem separados dos outros executáveis do sistema (que vão dentro da pasta /usr) é permitir que eles fiquem acessíveis desde o início do boot. /sbin : Complementa o /bin se diferencia por armazenar aplicativos que podem ser usados apenas pelo root, como, por exemplo, o "adduser", que permite criar novos usuários.

18 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/usr : É um dos diretórios mais importantes. Nele inclui código-fonte (incluindo os fontes do kernel), pois é aqui que ficam os executáveis e bibliotecas de todos os principais programas instalados. /lib : Diretório onde estão localizadas as bibliotecas essenciais ao sistema, utilizadas pelos programas em /bin e módulos do Kernel.

19 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/boot: Arquivos relacionados ao boot e ao kernel. Aqui fica o próprio Kernel, assim como os arquivos de configuração do GRUB (um dos gerenciadores de inicialização). /var: Aqui ficam arquivos variados. Inclui spool de impressão, os arquivos de cache, alguns temporários.

20 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/dev: Arquivos que representam os dispositivos físicos (hardware), como os HD’s, placas de som, de vídeo, dispositivos da placa-mãe, drives de cd/dvd, impressora e etc. /opt: Aqui ficam os arquivos de programas de terceiros, que não vieram com a sua distribuição Linux.

21 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/proc: Fornece informações sobre o hardware e sobre a configuração do sistema, mais especificamente sobre o Kernel e processos de maneira temporária. /sys: Que agrupa informações sobre os dispositivos instalados, incluindo o tipo, fabricante, capacidade, endereços usados e assim por diante. Estas informações são geradas automaticamente pelo kernel.

22 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/etc: É um diretório muito importante por concentrar os arquivos de configuração do sistema operacional e de alguns programas. /mnt: (de "mount") recebe este nome justamente por servir de ponto de montagem para o drive óptico ("/mnt/cdrom" ou "/mnt/dvd") e outros dispositivos de armazenamento. Na maioria das distribuições atuais ele é substituído pelo diretório "/media", que tem a mesma função.

23 ESTRUTURAS DE DIRETÓRIOS
/root: Diretório do superusuários(root). Em algumas distribuições ele pode ou não estar presente. /tmp: Guarda os arquivos temporários, como o \Windows\Temp no Windows. /home: Diretório que geralmente é usado pelos usuários para armazenamento de informações.

24 ATIVIDADE Qual o sistema de arquivos padrão do Ubuntu?
Informe resumidamente o passo a passo da instalação do Ubuntu Como funciona a memória SWAP? Qual diretório contem um apontamento para os dispositivos físicos? É correto afirmar que não é possível instalar o Ubuntu em uma maquina sem conexão com internet? Justifique. Porque é aconselhável criar o diretório /home em uma partição especifica? Quanto tempo o Ubuntu passa para lançar novas versões do S.O. cliente e servidor? O que é uma distribuição Linux?


Carregar ppt "Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google