Como apresentar um artigo científico?

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Transcrição da apresentação:

Como apresentar um artigo científico? UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA ALAGOAS – UNCISAL Campus Governador Lamenha Filho Pró-Reitoria de Extensão Universitária Liga Acadêmica de Oncologia (LAO – UNCISAL) Como apresentar um artigo científico? Ddo. Rodrigo Dantas 5º Ano do curso médico Secretário da LAO-UNCISAL Maceió - Alagoas Setembro 2010 RDC, 2010

RDC, 2010

1. Qual é a audiência ? RDC, 2010

O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida apresentação 10min. sessão de perguntas 10min. Recursos audio-visuais disponíveis Características da sala RDC, 2010

Preparando Slides Use um programa de slides do tipo PowerPoint . Respeite o limite de 1cm para as margens . Nunca use fonte menor que 14. Preferentemente use fonte arial, 24 a 32 para o corpo e 40 a 60 para o título de cada slide. Não polua o diapositivo. Utilize no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha Calcule em média 1 min. por slide. Use cores com contraste adequado entre fundo e texto. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste. Seja criativo, mas escolha cores e insira ilustrações com parcimônia. Cada tópico é apresentado por vez ! Procure palavras-chave para cada tópico RDC, 2010

Quanto slides preciso? Título 1 Introdução 1 a 3 Objetivos 1 a 2 Métodos 1 a 3 Resultados 2 a 5 Conclusões 1 a 2 Total (6) 7 a 15 RDC, 2010

Como estou de tempo ? N Min. Título 1 Introdução 1 a 3 2 Objetivos 1 a 2 Métodos 1 a 3 2 Resultados 2 a 5 4 Conclusões 1 a 2 Total 7 a 15 10 RDC, 2010

O diapositivo do Título “O que vim fazer aqui?” Autores Título Cidade e ano Fale os outros itens necessários! - Orientador - Local RDC, 2010

Introdução 3 a 4 diapositivos “O que me fez pensar no assunto?” Contexto (1 a 2) Estado de arte Relevância Hipótese (1) Objetivo (1) RDC, 2010

O diapositivo da hipótese e do objetivo “O que espero encontrar”? “O que quero pesquisar”? A resposta a pergunta da pesquisa É o que vai nortear todo o método e resultados RDC, 2010

Métodos 8 a 10 diapositivos “Como eu fiz a pesquisa”? - Comitê de ética em pesquisa Tipo de estudo (1) Local (1) Amostra (2) Procedimentos (1 a 2) Variáveis (1 a 2) Método estatístico (2) RDC, 2010

Resultados 4 a 7 diapositivos “O que eu encontrei”? Desvios da pesquisa (1) Características da amostra (1 a 2) Variável primária (1 a 3) Variáveis secundárias (1) Procure uniformizar a apresentação dos resultados RDC, 2010

Conclusão 1 diapositivo “O que eu aprendi”? Deve ser a resposta a pergunta da pesquisa (objetivo) Concluir apenas o que apresentou RDC, 2010

Organizando os slides RDC, 2010

Organizando os slides RDC, 2010

É PROIBIDO! (nos diapositivos) Agradecimentos Discussão Revisão da Literatura Obrigado! Fim! E-mail Exemplos de diapositivos proibidos! RDC, 2010

ACREDITE: SEU ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE !! Dicas !! Elaboração de um bom resumo Uma boa apresentação começa com um bom resumo Faça com antecedência Escreva a apresentação ENSAIE !! Acerte uma velocidade de apresentação que combine com você Revise o conteúdo dos slides Reveja as questões específicas que precisa estudar Chegue cedo Verifique a sala, os recursos, os slides, posição da platéia Tenha várias cópias ACREDITE: SEU ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE !! RDC, 2010

ENSAIANDO Sozinho (gravando se possível!) Com colegas (peça os pontos positivos e negativos) ccolegas que dominam o assunto colegas que não dominam o assunto Com o (a) orientador (a) Apresentação formal no grupo de pesquisa RDC, 2010

Durante a apresentação Use um apontador laser é chato ficar apontando com o dedo usar uma caneta pode dificultar apontar o lugar correto você não precisa se aproximar da tela ou parede Olhe as pessoas nos olhos, mas rapidamente Não fixe o olhar por muito tempo Não olhe para somente uma pessoa Se ficar nervoso, não olhe para os olhos das pessoas Não pense em quem está na platéia (evita ficar nervoso ao saber que há um figurão observando) RDC, 2010

É PROIBIDO! (na fala) Fazer agradecimentos! Fazer uma introdução longa! Apresentar: A revisão da literatura; A discussão. Dizer que não teve tempo para preparar melhor o material! Chamar atenção para a falta de qualidade: Das imagens, das tabelas, dos gráficos Chamar atenção para o que deixou de fazer! Passar a responsabilidade para terceiros! “Estourar” o tempo com apresentação de resultados desnecessários! expressões como: “eu acho”, “parece”, “desculpa”, “não lembro”, “não sei” Proibições na fala! RDC, 2010

Porque as pessoas perguntam/ comentam? Porque querem uma informação adicional. Porque não entenderam bem. Porque querem se exibir. Porque querem ajudar. Porque querem atrapalhar. Porque estão avaliando sua postura. RDC, 2010

Como você responde Aberto para sugestões/críticas. Agradecendo boas sugestões/críticas. Admitindo que não sabe a resposta, quando for o caso. Se a pergunta for relevante, aproveite para elogiá-la. Não dando importância para comentários maldosos. RDC, 2010

Sucesso. “ Sucesso é fazer coisas ordinárias extraordinariamente bem” Sucesso !! “ Sucesso é fazer coisas ordinárias extraordinariamente bem”. Jim Rohn RDC, 2010