Um espaço, uma “estória”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
Advertisements

Tente ler sem chorar!!!.
CONTO analisando a estrutura
Realizar Chamadas de Áudio e Vídeo j em seguida pressione F5 ou clique em Apresentação de Slides > Desde o Início para iniciar o curso. Na barra de mensagem,
CONSELHOS.
BORDADOS DA VIDA.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
As minhas férias da Páscoa
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
O Aniversário.
ACREDITE SE QUISER.
Progressão automática
EU APRENDI.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
Só piadas.
A BONECA.
Confesso que eu esperava:
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
Então Roxy, por que você me chamou aqui?
Tudo depende de mim!!!.
Tudo depende de mim !!!.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
CONSELHOS.
Banco das Lembranças.
AS MUITAS FORMAS DE AMAR E SER AMADO
APRENDIZ DA VIDA!.
Texto Narrativo.
By Eda Carneiro da Rocha
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
Elementos da narrativa
A BONECA 002 Colacio.j.
Foto Automática Este programa elabora uma foto sua, a partir dos dados que inserir sobre suas características faciais.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
Encontros Marcados.
O casamento de Isaque e Rebeca
503 - Face a Face 1. EM BREVE A VIDA VAI FINDAR; AQUI NÃO MAIS EU CANTAREI, PORQUE NO CÉU IREI MORAR, LÁ NA PRESENÇA DO MEU REI.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
Os dois amigos.
Complexidade Feminina
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Aprendi Clique.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
A OUTRA ASA.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
A Boneca e a Rosa Branca.
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
Da série “Poesia em quadrinhos”:
Encontre-me. Me ache. Estou aqui. Quero apenas sair de mim. Fugir.
O Reflexo da Loucura Muito doente e longe de casa, não aguentava mais andar, meus pés doíam e minhas pálpebras es tavam quase se fechando... em um piscar.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
APRENDIZ DA VIDA!.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Transcrição da apresentação:

Um espaço, uma “estória” ESCRITA CRIATIVA Um espaço, uma “estória”

NARRAÇÃO Organização narrativa onde se assegura a coerência dos eventos que se sucedem no tempo e atravessam as necessárias transformações, desde o seu estado inicial até a um desenlace. Uma sequência de transformações organizada de acordo com a relação entre o sujeito e o objecto.

Elementos da Narrativa Ponto de vista narrativo (1ª pessoa); Personagem (protagonista); Narrador (narrador - personagem); Tempo (cronológico e psicológico); Espaço (físico e temporal); Elementos circunstanciais (quem, o quê, como, onde, quando, porquê e porque); Organização da narrativa (exposição, complicação, clímax e desenlace).

Exposição, Complicação, Gradação e Desfecho Exposição – introdução do personagem, época, lugar e as circunstâncias em que decorre o relato. Complicação – o estado inicial se transforma de modo aparentemente irreversível, o sentido das coisas passa a ter novas conjunturas. Gradação – a viragem do enredo Desfecho – dar ao leitor o que ele quer, mas não de forma como ele espera.

NA MINHA NARRATIVA… Exposição – jovem, espaço físico do quarto, época actual (hoje) “Deitado na minha cama confortável, de lençóis macios e quentes, vejo as ondas de calor a percorrerem o quarto.”

Na minha narrativa… Complicação – quando o jovem se vê obrigado a sair do conforto da cama “Oiço vozes a chamar por mim. Lá vem a minha mãe outra vez. Confesso que agora ela tem razão, já passa muito das 13horas e tenho mesmo que fazer a minha higiene pessoal, para depois comer a comidinha saborosa que ela nos prepara, mas sempre a lamentar-se. “

Na minha narrativa… Gradação – o narrador tem mesmo que decidir, ou sai ou não de casa. Será que vai ter com a Anita? “Lá vou eu escolher a roupa de domingo, responder às mensagens da Anita e tentar marcar um café com ela para o fim da tarde.”

Na minha narrativa… Desfecho – culminar da narração, o narrador decide finalmente sair do quarto “Já vou, mãe. Estou mesmo a ir. Já saí do meu quarto e estou na direcção certa, a casa de banho para tomar banho. Sim mãe, é rápido. Sim, mãe não demoro. Sim, mãe!”

Descrição Do personagem - jovem do sexo masculino; Do ambiente - quarto do jovem; Descrição das paisagens - mundo exterior visualizado através da janela do quarto; Ponto de vista afectivo - relação com elementos familiares, amigos; Ponto de vista físico - estado físico – tempo e espaço - em que se encontra no momento da descrição

Elementos da minha Escrita Descritiva Ponto de vista afectivo – descrição do quarto do narrador , enquanto este faz referência ao seu passado, presente, relações familiares e de amizades. Descrição dos personagens – “...meu gato fiel e selvagem que tantas vezes...;” “Tem uma vista linda, só de fechar os olhos, consigo ver os meus jardins cheios de cor na primavera, os campos verdes que rodeiam o exterior ...” “…minha égua chama-se Bonita, é de raça Puro Lusitana, castanha de porte altivo,...”

Elementos da minha escrita descritiva Identificação do objecto descrito a descrição exaustiva feita pelo narrador do seu próprio quarto, visto por dentro e por fora. Espaço físico narração feita em tempos actuais, feita no aqui e agora, no que se está a passar no exacto momento, quando o narrador refere que acabara de acordar, embora faça constantes referências a memórias passadas

Técnicas criativas utilizadas Associação livre; Escrita automática; Visualização das imagens