O que é a maçonaria? -.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Programa III Roteiro 21.
Programa III Roteiro 01.
CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL APLICADOS À MEDIUNIDDE
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
LEIS DE: REPRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E DESTRUIÇÃO
Espiritismo e Ecologia
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ESTOICISMO.
Anatomia das Seitas e Heresias
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
A ÉTICA MODERNA.
A Ética Religiosa.
O Espiritismo.
A necessidade de nascer de novo
Curso Direito à Memória e à Verdade
FONTE VIVA FRANCISCO CANDIDO XAVIER DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Direitos e Deveres da Pessoa
O I L U M N S Professor: Odair.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Filosofia Professor Breno Cunha
Carta Olímpico.
Deus Módulo III Objetivo Geral
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Projeto Exaltai a Deus Formação.
Princípios básicos, símbolos e curiosidades
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Evangelização e família
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Palestra por: Cleber Olympio Público-alvo: Núcleo de Alunos Evangélicos da EsPCEx.
Profª. Taís Linassi Ruwer
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Caracteres do Homem de Bem
Os Estilos de Liderança
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
IDEOLOGIA.
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
Século XVIII Século das Luzes
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Maçonaria A Maçonaria é uma irmandade universal, possivelmente nascida, segundo alguns estudiosos, da união de trabalhadores que, na Idade Média, se dedicavam.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Clique para avançar os slides
José Jurandi Brito dos Santos
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
Em Loja, meus Irmãos! Ir  Fernando José Milliet Martins Grupo Aprendizes da Arte Real 23 de.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
BUDISMO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Os Maçons Frente Aos Paradigmas Da Atualidad e Leonel Ricardo de Andrade – Grande 1º Vigilante
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Transcrição da apresentação:

O que é a maçonaria? -

- A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Por que é Filosófica? -É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.-

Por que é Filantrópica? - É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.

Por que é Progressista? - É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca.

Quais são os seus princípios? - A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo CRIADOR e, portanto, humanos e como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

Qual o seu lema? -- Ciência - Justiça - Trabalho: Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as .relações humanas; e Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

Qual é seu objetivo? - Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes..

A Maçonaria é religiosa? - Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônicas.

A Maçonaria é uma religião? -- Não. A Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Para ser Maçom é necessário renunciar à religião a qual se pertence? - Não, porque a Maçonaria abriga em seu seio homens de qualquer religião, desde que acreditem em um Criador, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que é Deus.

O que a Maçonaria combate? - A ignorância, a superstição, o fanatismo. O orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios indevidos.

Quais as principais obras da Maçonaria no Brasil? - A Independência, a Abolição e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que os maçons tomaram parte ativa.

Quais as condições individuais indispensáveis para poder pertencer a Maçonaria? - Crer na existência de um princípio Criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.

O que é um Templo Maçônico? - É um lugar onde se reúnem os maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhes são permitidas, em um ambiente fraternal e propício para concentrar sua atenção e esforços para melhorar seu caráter, sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranqüilamente sobre a missão do homem na vida, recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará acercar-se da verdade.

O que se obtêm sendo Maçom? - A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas.

O nome "Maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

A Maçonaria no Brasil deixou marcas expressivas, especialmente na Independência do Brasil e, entre outras rebeliões, na Inconfidência Mineira e na Revolução Farroupilha, no extremo sul, tendo herdado os símbolos maçônicos o brasão do Rio Grande do Sul. Vários outros Estados da Federação possuem símbolos maçônicos nas suas bandeiras, como Minas Gerais

A influência na Independência D. Pedro, quando Príncipe Regente, foi maçom, chegando a ocupar o cargo de Grão Mestre (maior cargo dentro da Maçonaria Simbólica) do Grande Oriente do Brasil.

12. Porque a Maçonaria não inicia mulheres? Tendo evoluído da Maçonaria Operativa que erguia templos no período da construção de catedrais, a Maçonaria adotou a antiga regulamentação que provia o seguinte: "As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral. A regularidade da maçonaria se deve ao fato de se ater aos seus princípios básicos e imutáveis regidos por mandamentos, entre os quais se inclui o que acima se disse.

Por que são chamados de templos os locais de reunião? Os lugares onde os maçons se reúnem são chamados de templos porque, embora não sendo uma religião ou reunindo-se em uma igreja, a Maçonaria preserva religiosamente os direitos de cada indivíduo praticar a religião ou credo de sua preferência, mantendo-se eqüidistante das diferentes seitas ou credos. Ela ensina a todos como respeitar e tolerar as religiões diversas de seus membros.

A Loja Maçônica "Fraternidade Walter Miguel" Nr 2880 foi fundada em 14 de Julho de 1.995,aniversário da queda da Bastilha, fato mais marcante da revolução Francesa. Tem como Loja Mãe a Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Alfenas Livre", da cidade de Alfenas, em Minas Gerais e como Loja Avó a Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Guilherme Dias", de Machado, também em Minas Gerais. A primeira Reunião Ritualística ocorreu no dia 06 de Outubro de 1995, com a presença de 214 Irmãos visitantes, e a Sagração do Templo no dia  14 de Julho de 1.996 ( Queda da Bastilha ).

Nosso Patrono: O nome da Loja é uma homenagem ao saudoso Irmão Walter Miguel, nascido em Serrania-MG, filho do Irmão Waldemar Miguel e de Conceição Aparecida Miguel. Empresário de sucesso, trilhou em vida pelos caminhos Maçônicos com entusiasmo e dedicação. Foi iniciado e membro ativo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela Caldense, do Oriente de Poços de Caldas-Minas Gerais.

Federada ao Grande Oriente do Brasil Jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Minas Gerais Filiada ao Pacto Maçônico do Sul de Minas Reuniões às sextas-feiras às 20:00 hs

ESTANDARTE DA LOJA

- O fundo vermelho encarnado, representa a cor do R:.E:.A:.A:. ESTANDARTE DA LOJA Simbologia - O fundo vermelho encarnado, representa a cor do R:.E:.A:.A:. - Ao alto o tecido dobrado formando uma sobreposição com três partes curvas. Em cada uma dessas partes está gravado o símbolo de cada uma das três luzes da Loj:., ao centro o Esquadro (Ven:. M:.), a direita o Nível (1º Vig:.) e a esquerda o Prumo (2º Vigi:.). - Ao centro, em grande destaque, o Compasso e o esquadro entrelaçados, sobre as letras WM, iniciais do nosso Patrono, Pod:. Ir:. WALTER MIGUEL. - Abaixo contorno do morro dos Alemães, cujo topo é o ponto geográfico mais alto do Or:. de Serrania, símbolo que faz parte também do brasão do Município. Este contorno foi observado da frente de nosso Templo.