São Paulo: Minha cidade!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferrovias Em 04 de outubro de 1880, o governo imperial autorizava a construção da companhia de estrada de ferro que ligaria São Carlos ao terminal da via.
Advertisements

Trabalho de Hist ó ria Nomes: Guilherme Parede, Gustavo, Rodolfo, Maicon Bruno, Ivanildo, Maycou martins, Heitor, Paulo 1 º Ano E.M.
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
Os lugares que formam o mundo
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
Período Imperial 1822 a 1892.
Período Imperial 1822 a 1892.
A indepêndencia do Brasil
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 55.
Ex-colônia se torna uma grande nação
Página Sugestões de perguntas
São Paulo: Minha Cidade! 02
Ponte Internacional Barão de Mauá - Jaguarão RS -
REVISÃO GERAL GEOGRAFIA.
Goiânia: Embarque nessa viagem.
Viva o Rio de corpo e alma. / Com o nome de Lassance e Mendes, começamos nossa história em 28 Fevereiro de 2000 na cidade.
ESTRADA DE FERRO UNIÃO DA VITORIA – SÃO FRANCISCO DO SUL.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 46.
Enchente em São José do Vale do Rio Preto
Portugal Os carros elétricos de Lisboa
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Memória e identidade do professor
Movimentos migratórios
São Paulo em Duas Épocas
Estrada de Ferro Campos do Jordão
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
O Rio que eu não conheci. Parte 2 By Búzios Slides.
Não criamos este arquivo. Os autores e demais créditos estão indicados no último quadro. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser interessante sua.
SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR
TRANSPORTES URBANOS.
ITANHAÉM terra de Benedicto Calixto
BELO HORIZONTE Antigamente
Projeto BIERGARTEN Instituto Cultural Grünenwald Arq
São Paulo de Baixo para Cima
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
São Paulo: Minha Cidade! 04
A despoluição do rio Jundiaí
São Paulo em Duas Épocas Você está convidado para ver nas fotos a seguir, como num passe de mágica, as transformações sofridas em alguns logradouros.
Barão de Mauá o empreendedor do Império
São Paulo: Minha Cidade! 23 PARQUEIBIRAPUERA  AVANÇO MANUAL: UTILIZE AS SETAS OU MOUSE © 2014 – Gilberto Calixto Rios.
TURISMO FERROVIÁRIO NOMES:Aline,Hemerson,Luiz Felipe,Patricia,Sara NUMEROS:01,18,27,31,34 1 ano B.
SALVADOR A CIDADE DAS DUAS CIDADES
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 65.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
História do transporte urbano no Brasil
O IMPÉRIO ROMANO.
RONDA por São Paulo em Épocas Diferentes RONDA por São Paulo em Épocas Diferentes 
- Parte 1 - POR GILBERTO CALIXTO RIOS
São Paulo: Minha Cidade! 08
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
ASSUNÇÃO.
Produzido originalmente em outubro de 2006 e repaginado em abril 2015
Janaina ViegasHIPERMÍDIA. Ideia Central: Organizar uma narrativa não linear baseada no trajeto da linha 7-Rubi da CPTM (antiga São Paulo Railway) A primeira.
Formatação Leila Marinho Lage Imagens e Roteiro Arnaldo Agria Huss Rua do Comércio Bonde turístico
Ferrovias 3 FGH Estações, ex-estações, que se tornaram ruínas pelo abandono e alvo de depredações. F – G - H.
São Paulo: Minha Cidade! 03 ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
São Paulo em Duas Épocas III São Paulo em Duas Épocas III 
Apresenta Osasco - Antiga
Esta é uma Apresentação desenvolvida por Getulio Grigoletto
Restaurante Universitário - RU.  O Restaurante Universitário da UFPR possui quatro unidades em Curitiba - Central, Centro Politécnico, Jardim Botânico.
MUSEUPAULISTA MUSEU PAULISTA  “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (autor desconhecido) p/ avançar as fotos use as setas ou mouse.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
COBERTURA O Metrô atende mais de 50 bairros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo as regiões: Minas Shopping Itaú Power Shopping Big Shopping.
- São Paulo: Minha Cidade! -
Funcionamento diário de 05:15 hs as 23:00 hs 19 Estações 100% das estações na superfície Atende mais de 50 Bairros, Shoppings e grande parte do Centro.
Fotos inéditas do RIO ANTIGO É sempre bom relebrar os velhos tempos de vez em quando MC.
Londrina – 75 anos Uma viagem no tempo.
O mais recente projeto de Niemeyer. “São tantos os projetos recentes – no Brasil e no exterior. Eu poderia, ao menos, lembrar dois trabalhos que me.
Transcrição da apresentação:

São Paulo: Minha cidade! ESTAÇÃO DA LUZ “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (Autor desconhecido)  Para avançar as fotos use as setas ou mouse

A Estação da Luz surgiu com a inauguração da São Paulo Railway, em 1867, sendo a estação central da linha férrea que ligava a cidade de Santos à Jundiaí, no interior do estado. Era uma construção pequena, térrea, localizada no bairro da Luz, próxima ao centro, que com o correr dos anos se mostrou insuficiente. Na década de 1880 foi reconstruída e ampliada. Só que no fim daquele século, mais uma vez já não suportava o grande movimento, e os ingleses, donos da ferrovia, planejaram uma grande estação, inaugurada em 1901. A ferragem que sustenta a cobertura central foi toda pré-moldada e trazida da Inglaterra. Seu projeto é do inglês Henry Driver. Em 1946, após um incêndio a ter danificado bastante, ela foi reformada, sendo acrescentado um pavimento superior. Nessa época, com o final da concessão dos ingleses, a ferrovia passou a ser administrada pelo governo federal, com o nome de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ). Nos idos de 1980 foi em parte restaurada, e em 2005, outra reforma, quando sua parte administrativa passou a ser ocupada pelo Museu da Língua Portuguesa. Atualmente não recebe mais linhas de longo curso, apenas servindo aos trens de subúrbio, em ligação direta com a linha norte-sul e a futura linha Luz-Morumbi do metrô.

No tempo das diligências...

A primeira construção, vista do lado interno. 1867 Foto: Militão de Azevedo A primeira construção, vista do lado interno.

1880 A segunda construção, bem maior, localizada na rua Mauá. (Quadro de Benedicto Calixto – Museu Paulista)

Foto: Guilherme Gaesnly 1900 Foto: Guilherme Gaesnly

Foto: Guilherme Gaesnly 1905 Foto: Guilherme Gaesnly

1910

1932

Em 1934, começaram a circular entre São Paulo e Santos, as composições “Cometa” (ao lado) e “Planeta”, as quais, por terem apenas três vagões, desciam a serra em uma única vez, tornando a viagem mais rápida (cerca de 1 hora e 50 minutos). Foto: Coleção Marcelo Tálamo Foto: coleção Alberto del Bianco

1935

1983

2007

A torre e seu relógio: durante muitos anos, o padrão da hora certa para o paulistano, e um marco na região central da cidade

A entrada principal, dando para o Jardim da Luz

Detalhes da construção

Uma das quatro torretas, ornada com o monograma da São Paulo Railway (SPR)

Vista da entrada secundária, na rua Mauá

O projeto arquitetônico da Estação da Luz, foi baseado nos projetos da “Flinders Street Station”, em Melbourne, Austrália

gil.fotos@ig.com.br CRÉDITOS As fotos atuais e as de 1983, são de nossa autoria. Fotos aérea e noturna: WEB Fotos antigas sem créditos: autores desconhecidos. - PPS: Idealizado e montado pelo fotógrafo Gilberto Calixto Rios. - Fundo musical: Trem das Onze (Adoniram Barbosa) c/ Demonios da Garoa © Gilberto Calixto Rios - SP - 2009 Mais fotografias de São Paulo, em nosso site: http://imagensdesaopaulo.hd1.com.br gil.fotos@ig.com.br