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Trabalho de Hist ó ria Nomes: Guilherme Parede, Gustavo, Rodolfo, Maicon Bruno, Ivanildo, Maycou martins, Heitor, Paulo 1 º Ano E.M.

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1 Trabalho de Hist ó ria Nomes: Guilherme Parede, Gustavo, Rodolfo, Maicon Bruno, Ivanildo, Maycou martins, Heitor, Paulo 1 º Ano E.M.

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3 Atividades Produtivas A coleta de mel e, sazonalmente, de frutos silvestres, dos ovos de tracajá e da saúva complementa a dieta tradicional. A caça não era importante; os alto-xinguanos não comem nenhum bicho de terra ou de pêlo, com exceção do macaco (uma espécie de Cebus). Jacus e mutuns, alguns tipos de pomba, tracajás e macacos substituem o peixe quando o consumo deste é interditado..

4 O consumo de peixe representa 15% da alimentação e os Kuikuro conhecem cerca de cem espécies de peixes comestíveis. O Alto Xingu é um mundo de águas, entre rios, igarapés e lagoas. Aos métodos tradicionais de pesca, com arco e flecha, com lanças ou com diversos tipos de armadilhas e barragens, ou com o timbó, se acrescentam, hoje, o anzol e a linha, o arpão e a rede.

5 Os Kuikuro fazem parte do que pode ser chamado de subsistema carib alto-xinguanos. Este é constituído, hoje, por quatro grupos: além dos Kuikuro, os Matipu, os Nahukwá e os Kalapalo. Seu território tradicional é a região oriental da bacia hidrográfica dos formadores do rio Xingu (rios Culuene, Buriti e Curisevo). Os Kuikuro habitavam, em 2004, três aldeias. A aldeia principal e maior era Ipatse, pouco distante da margem esquerda do médio Culuene, onde viviam mais de 300 pessoas.

6 Em 1997, surgiu a aldeia de Ahukugi, na margem direita do Culuene, rio acima de Ipatse, com cerca de 100 pessoas. Em seguida, formou-se uma terceira aldeia no local da antiga Lahatuá, com um grupo familiar de uma dezena de pessoas. Uns 30 Kuikuro viviam, em 2004, na aldeia Yawalapiti. Fortes e intensas alianças políticas e matrimoniais entre Kuikuro e Yawalapiti ajudaram o ressurgimento dos Yawalapiti como aldeia (e como grupo local) a partir dos anos 50. Em conseqüência de inter-casamentos, outros Kuikuro vivem em outras aldeias do Alto Xingu, sobretudo nas dos outros povos carib da região

7 Aldeia As aldeias Kuikuro são como todas as aldeias alto-xinguanas. A organização das aldeias, a planta circular com praça central, e os padrões de aldeamento regional são outros elementos da cultura xingu ana que mostram continuidade da época mais antiga até o presente. As aldeias circulares com praça central são estruturadas de acordo com princípios e uma orientação precisos que permitem um entendimento da organização política e social da sociedade xingu ana.

8 As praças xinguanas e as estradas radiais (como os grandes caminhos das aldeias pré- históricas) que se departem da praça são orientadas nas direções cardinais (Norte/Sul, Leste/Oeste), assim como em relação a traços importantes da paisagem local, incluindo outras comunidades e locais como portos e pontes. Essa orientação não somente revela a integração de várias aldeias através do território, mas também demonstra um entendimento sofisticado do desenho arquitetônico, da astronomia e da geometria.

9 As casas Kuikuro, como todas no Alto Xingu, são grandes malocas de base ovalada; sua estrutura e sua construção revelam um conhecimento arquitetônico extremamente complexo

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