A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
Advertisements

Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia
Aula de revisão (parte I)
Aula de revisão – Parte II
Região e história do pensamento – Parte I
Região e história do pensamento
Região e história do pensamento
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Descartes
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Fundamentos das Ciências Sociais
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
METODOLOGIA DA PESQUISA
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Introdução ao estudo da Psicologia
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
Pensando o Urbano regional: desigualdade brasileira ou à brasileira
Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra
Parte 1 O conhecimento científico
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Paisagens 6º Ano.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP.
Determinismo Geográfico Alunas: Bárbara Soares Professor (a): Vanessa do Sacramento Caroliny Suisso Turma: A (noite) / Unidade: Santa Cruz Karine Salgado.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Trabalhos científicos
Elementos constitutivos do Universo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
KARL POPPER: “OS LIMITES DA CIÊNCIA”
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Áreas da Filosofia.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
O Que é Ciência?.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO Consiste: numa apresentação concisa e objetiva dos pontos principais de uma publicação científica. Proporciona: todas as informações.
Cursinho pré-vestibular
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Resultados e Discussão
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

O Plano das ideias e a chamada Geografia Tradicional O positivismo como fundamento (realidade reduzida ao mundo dos sentidos; trabalho científico circunscrito ao domínio da aparência dos fenômenos; crença na existência de um único método) Geografia = uma ciência empírica pautada na observação; descrição, enumeração e classificação dos fatos Geografia = ciência natural dos fenômenos humanos Principais desdobramentos: determinismo e possibilismo

Geografia geral x geografia regional Ratzel (1844-1904): homem e natureza constituem uma unidade; síntese regional = objetivo último do geógrafo La Blache (1845-1918): a ciência geográfica deve observar e compreender a singularidade dos lugares; a região é um dado objetivo; ↓ Dicotomia geografia geral x geografia regional

Determinismo x possibilismo Região natural x região humana Ratzel e a Antropogeografia: define o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade; La Blache: valorizou a História e aumentou a carga humana do estudo geográfico.

O neo-kantismo e a região não evidente “Hettner (1859-1941) e La Blache afirmam o estudo regional, porém com visões diametralmente opostas. Enquanto para La Blache a região se evidencia na paisagem, para Hettner ela não é auto-evidente. Os limites regionais são provenientes de um exercício intelectual...” (Lencioni, 1999: 190) Hartshorne (1899-1992): regiões podem ser descontínuas (resultam do grau de integração entre os fenômenos)

Leituras/Propostas de divisão regional do Brasil deste período

Leituras/Propostas de Divisão Regional do Brasil

Divisão Regional de André Rebouças - 1889 zonas agrícolas Regiões humanas Divisão prática, considera os limites dos estados Chega a dez regiões.

Divisão Regional de Élisée Reclus 1893 Regiões naturais, que não coincidem com os limites dos estados, embora, com finalidade didática, respeite tais limites Peso importante das bacias fluviais na definição das regiões

Divisão Regional de Delgado de Carvalho - 1913 Divisão prática, para fins didáticos Regiões naturais (o quadro natural é que dá unidade à região) Cenário natural encarado como possibilidades Estudo das regiões sistematizado em: aspectos naturais, aspectos humanos e aspectos econômicos

Div. Regional segundo o CNE - 1938 Baseia-se na divisão feita pelo Ministério da Agricultura, cujos critérios são, segundo Guimarães (1941) incompreensíveis Suspeita-se ter predominado o critério de posição geográfica

Div. Regional do Conselho Nacional de Geografia - 1941 Primeira divisão regional do país para fins práticos Oficializada em 1945 com 5 grandes regiões, 30 regiões, 79 sub-regiões e 228 zonas fisiográficas Apoiada nas premissas: - existência de diferenciações regionais - uma divisão regional deve ser estável (melhor critério é o natural) - princípio da divisão: parte do todo

À guisa de conclusão... Tal como nos lembra Vallaux citado por Bezzi (1999: 111): ...as coisas formam na realidade um todo sem solução de continuidade; elas não admitem outras demarcações nem cortes, senão as divisões imaginadas por nós para aliviar um pouco nosso espírito e para impedi-lo de se perder no imutável...Nós representamos todas as coisas como construídas por um conjunto de linhas e de figuras, ao passo que na natureza as linhas precisas não existem..

Referências Bibliográficas BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. 1995. Tese de Doutorado em Geografia. Rio Claro, UNESP. GUIMARÃES, Fábio Soares Macedo. Divisão Regional do Brasil. Revista Brasileira de Geografia, 3(12): 343, abr/jun, 1941. LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo, Edusp, 1999. MORAES, A. C. R. Geografia, pequena história crítica. 15ª ed. SP: Hucitec: 1997.