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Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.

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2 Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia

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4 Objetivos da aprendizagem
Ao concluir este capítulo, o aluno será capaz de: Conhecer as fontes que podem inspirar pesquisas científicas, independentemente de ser um enfoque quantitativo, qualitativo ou misto. Gerar ideias potenciais para pesquisar a partir de uma perspectiva científica quantitativa, qualitativa ou mista. 4

5 Como surgem as pesquisas quantitativas, qualitativas ou mistas ?
As pesquisas surgem das ideias, não importando o tipo de paradigma que fundamenta nosso estudo nem o enfoque que iremos seguir. As ideias são o primeiro contato que temos com a realidade que será pesquisada ou com os fenômenos, eventos e ambientes que serão estudados..

6 Fontes de ideias para uma pesquisa:
Experiências individuais. Materiais escritos (livros, artigos de revistas acadêmicas ou jornais, dissertações e teses, assim como outros documentos). Materiais audiovisuais e programas de rádio ou televisão, informação disponível na internet, etc. Teorias. Descobertas resultantes de pesquisas, conversas pessoais, observações de fatos, crenças e até mesmo intuições e pressentimentos. 6

7 Como surgem as ideias de pesquisa?
De diversas fontes: ao observar um evento, ao ler uma revista, ao estudar em casa, ver televisão ou ir ao cinema, ao conversar com outras pessoas ou ao lembrar alguma experiência pessoal. Enquanto “navega” na internet alguém pode ter ideias de pesquisa.

8 A imprecisão das ideias iniciais
A maioria das ideias iniciais é vaga e exige ser analisada com cuidado para que se transforme em formulações mais precisas e estruturadas, principalmente no processo quantitativo. Quando uma pessoa desenvolve uma ideia de pesquisa deve se familiarizar com o campo de conhecimento no qual ela está inserida. 8

9 Necessidade de conhecer os antecedentes
Conhecer o que foi feito a respeito de um tema ajuda a: Não pesquisar sobre algum tema que já foi estudado a fundo Estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa Selecionar a perspectiva principal a partir da qual a ideia de pesquisa será abordada

10 Pesquisa prévia sobre os temas
É evidente que, quanto mais se conhece um tema, mais eficiente e rápido será o processo de aprimorar a ideia.

11 Critérios para gerar ideias
As boas ideias intrigam, estimulam e excitam o pesquisador pessoalmente. As boas ideias de pesquisa “não são necessariamente novas, mas originais”. As boas ideias de pesquisa podem servir para elaborar teorias e solucionar problemas. As boas ideias podem servir para gerar novas perguntas e questionamentos .

12 Exercícios Desenvolvimento individual de uma ideia de pesquisa.
Apresentação das ideias para todo o grupo. Desenvolvimento em grupo de uma ideia (em equipes de cinco alunos).


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