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ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),

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Apresentação em tema: "ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),"— Transcrição da apresentação:

1 ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas), a partir de um ângulo de abordagem pessoal. Vale-se da argumentação para analisar, avaliar e responder a uma questão controversa de ordem social, econômica, política ou cultural.

2 Frequentemente faz uso da voz de um discurso especializado.
Trata-se de um texto em que importa mais a análise do que o acontecimento em si. O autor analisa uma situação a partir de experiências e/ou conhecimentos prévios sobre a temática abordada, buscando influenciar e transformar valores dos leitores por meio da argumentação.

3 Os temas enfocados são atuais; se for um tema “velho”, algum acontecimento o trouxe à tona novamente. Trata-se de um texto predominantemente dissertativo-argumentativo, podendo conter excertos narrativos, descritivos e/ou expositivos, desde que a serviço da argumentação.

4 Critérios para avaliação do Artigo de Opinião
1. Adequação à estrutura global do gênero 1.1 O texto apresenta os estágios composicionais típicos: título; contextualização ou apresentação da questão discutida; tomada de posição quanto à questão; argumentação que sustenta a posição assumida; conclusão com reforço do posicionamento defendido. 1.2 As marcas linguísticas presentes no texto permitem distinguir a voz do articulista de outra(s) voz(es).

5 Título É um dos estágios composicionais do gênero; deve estar na linha 1. Os títulos podem fazer uma referência explícita ao tema (Jovens e redes sociais), ou podem já revelar o posicionamento sobre o tema (Os perigos de estar sempre conectado). Há também os chamados títulos inferenciais, aqueles que “exploram” o campo semântico (Rede e aprendizagem). Esses títulos são os mais valorizados.

6 2. Adequação ao propósito e ao conteúdo
2.1 A questão proposta para discussão (tema) é contextualizada e abordada com unidade e progressão ao longo do texto. Refere-se à manutenção temática e ao campo semântico (selecionar palavras e expressões do mesmo campo). 2.2 A tese resume o ponto de vista do articulista, é compatível com o tema proposto e regula as inter-relações textuais. Tese: materialização organizada do tema. O uso do termo “perigos” sinaliza um posicionamento.

7 2.3 Os argumentos apoiam-se em outras vozes e/ou em evidências dos fatos que corroboram a validade da tese, para fazer ponderações e/ou refutar coerentemente argumentos contrários. O texto se apoia em outras vozes textuais – testemunho de autoridade (2º e 4º parágrafos). Evidências e contra-argumentação são outras estratégias argumentativas que podem ser usadas nos artigos. 2.4 A conclusão reforça o ponto de vista do articulista e/ou propõe alternativas para a questão analisada.

8 3. Articulação escrita 3.1 A seleção lexical está apropriada ao campo semântico do tema, à tese e à(s) estratégia(s) argumentativa(s) utilizada(s) no texto. Hiperônimo: tecnologia. Hipônimo: celular, tablet, computador, notebooks. 3.2 São usados adequadamente recursos linguísticos para estabelecimento de relação entre constituintes do texto (coesão referencial e sequencial).

9 3.3 O registro linguístico é formal, respeita as normas de urbanidade e apresenta adequação sintática e ortográfica. 3.4 São utilizadas adequadamente marcas de segmentação em função do gênero: paragrafação e pontuação apropriadas à organização textual e à argumentação. Fonte: Apostila do Minicurso sobre a Prova de Redação do Vestibular da UFSM 2014


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