A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA."— Transcrição da apresentação:

1 Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA

2 Artigo de Opinião  O artigo de opinião é um texto que possui a fusão entre dois aspectos importantíssimos, a carta e dissertação.  É responsável por expor um ponto de vista sobre um determinado assunto.  O autor deve argumentar de como consistente e capaz de fomentar a ideia de modo persuasivo.  Deve-se utilizar uma linguagem clara, objetiva, coerente e infalível.  Trabalha com temas e exposições reais. Falácias e inverdades não cabem neste tipo de texto.  O objetivo central é a aquisição de um ponto de vista fundamentado e bem- estruturado.  Utilização de sinais de exclamação e interrogação. Este recurso cria uma participação questionadora e reflexiva do tema explanado.  É escrito em primeira pessoa, apesar de alguns textos demonstrarem a terceira pessoa.

3 Crônica Argumentativa  Vale ressaltar, antes de mais nada, o termo crônica que é um gênero narrativo, responsável pela narração de um determinado fato ocorrido em certo tempo e espaço.  Objetivo central de demonstrar um assunto de modo mais abrangente e adesão participativa do interlocutor.  Possibilita uma aproximação do leitor com o tema explicitado. Transpondo-o o conhecimento mais próximo da realidade na qual ele esteja inserido.  Utiliza-se ironias, sarcasmos e humor em suas estruturas.  É comum dos meios jornalísticos e informativos.  Retrata a realidade de modo real, porém com traços de subjetividade.  Busca-se a defesa de um ponto de vista, na tentativa de contaminar o leitor com o foco abordado.

4 Editorial  É uma construção comum aos meios comunicativos jornais e revistas, em todas as sua modalidades de aplicações e utilizações.  Informa e argumenta um tema levantado pela mídia em questão.  Passa por uma construção informativa até a defesa central da ideia.  A responsabilidade da criação do editorial cabe sobre o editor chefe.  É uma linguagem culta, formal e objetivo.

5 Carta do Leitor  É um tipo de texto em que o leitor, assíduo, de um meio comunicativo, expõe sua ideia, embasado num assunto exposto.  Os objetivos vão além de elogios, críticas, sugestões e temas diversos.  É um texto argumentativo, pois o leitor deve construir e defender sua ideia de defesa.  Normalmente os jornais e as revistas possuem uma coluna especifica de exposição das cartas.

6 Carta ao Leitor  Diferentemente da carta do leitor, a carta ao leitor é uma resposta do texto produzido pelo interlocutor da revista.  É uma argumentação em prol de uma respostas produzida pelo editor chefe.  É típico a fundamentação de replica daquilo que foi levantado pelo leitor.


Carregar ppt "Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google