A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Uso das tic’s na aprendizagem ativa

2 Ensino híbrido no Direito
Histórico do case – como tudo começou? Parceria Catálogo qualificado da Editora Saraiva; Consultoria educacional da Hoper; Experiência com gestão educacional em um grande número de IES; Foco nas DCN e nos indicadores do IACG. Educação básica - Tarefas para casa, sequência dos estudos fora do âmbito escolar; Maus resultados no ENADE e no Exame de Ordem; Aprimorar a competência de leitura e escrita dos alunos; Desafio da inovação em um curso antigo (Decreto Imperial de 1827) e apegado ao ensino tradicional. Inspiração Ampliação do acesso aos livros Conteúdo dos livros no formato impresso e digital; Alunos compõem uma biblioteca pessoal completa ao longo do curso Atividades convidam o aluno a ler, pensar e escrever.

3 Ensino híbrido no Direito
Diretrizes Curriculares Nacionais Estruturação do conteúdo Uso efetivo das TICs Protagonismo discente Base para a escolha das disciplinas atendidas (ramos do direito e outras áreas do saber); Foco nas habilidades e competências exigidas; Atendimento às exigências do art. 9º, parágrafo único. Organização curricular clara para gestores, professores e alunos; Conteúdo alinhado com atividades de aprendizagem; Estudo de recorrência de ementas de diversos cursos ; Respeito às ementas do curso atendido (contexto educacional). As atividades são oferecidas em uma plataforma online customizada para a IES, acessadas em qualquer hora e lugar; Acervo virtual com, no mínimo, dois títulos por disciplina. Lista de periódicos abertos (indexados e correntes); Referencial teórico diversificado. Visibilidade da trajetória de aprendizagem na disciplina e no curso; Amplo acesso aos conteúdos atualizados dos livros e dos periódicos para estudos e pesquisas; Leitura dirigida do conteúdo, com propósitos claros e predeterminados; Postura ativa.

4 Ensino híbrido no Direito
As atividades, etapa por etapa: Clara definição do tema a ser estudado dentro do contexto da disciplina; Definição prévia de objetivos de aprendizagem, de acordo com o tema; Sugestão de leituras (livros e artigos científicos) do referencial teórico disponível a partir da Plataforma – capítulo específico, itens e subitens; Acesso a outros materiais de apoio em múltiplas linguagens: legislação, jurisprudência, quadros sinóticos, vídeos públicos sobre o tema, gráficos, etc. Definição da entrega atrelada às Habilidades e Competências exigidas nas DCN: Preenchimento de quadros, redação de pareceres sobre casos (reais ou fictícios), relatório de pesquisa jurisprudencial, dissertações dirigidas sobre o tema, resenhas de artigos científicos.

5 Ensino híbrido no Direito
Possibilidades de uso das atividades de aprendizagem em sala (relato das experiências nas IES parceiras): Correção oral do(s) tema(s) da aula anterior pelo docente: interesse dos alunos na revisão das aulas; Apresentação das respostas pelos discentes e revisão por pares: postura e expressão para comunicação, justificativas das opiniões e respostas com empatia às ideias dos outros; Documentação do progresso do discente antes e depois da aula: estudantes adotam postura mais ativa em sala de aula pois já leram e pensaram previamente sobre o conteúdo lecionado após a aula conseguem observar o que – e como – mudou o que haviam pensado; Caderno eletrônico de aprendizagem: fonte de consulta individual para novos estudos com a correlação entre os temas e a legislação e doutrina sobre o assunto.

6 Ensino híbrido no Direito


Carregar ppt "ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google