A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao estudo da Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao estudo da Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao estudo da Psicologia

2 A Filosofia deu origem à Psicologia: Surgiu como forma de tentar explicar os fenômenos do universo e a própria natureza humana.

3

4 O homem primitivo acreditava que os comportamentos dos seres vivos e todos os acontecimentos ao seu redor eram dependentes de forças de Deuses, figuras mitológicas e espíritos e, portanto, fora de qualquer controle humano.

5

6 A partir do séc.VI a.C. se desenvolveu na história ocidental o conhecimento filosófico pautado no uso da razão e raciocínio lógico. A construção do conhecimento se dava mediante demonstrações e argumentações como método de análise.

7

8 No 1° período da filosofia grega os filósofos estavam interessados em explicar o princípio de tudo, o elemento ou elementos que deram origem a tudo que nos cerca.

9

10 No 2º período da filosofia grega, Sócrates, Platão, Aristóteles procuravam compreender o homem em suas relações com o mundo ( a moral, a virtude, o bem, o mal, o conteúdo da mente, as emoções, as classes sociais ...).

11

12 O terceiro e quarto período da filosofia grega se voltaram para os problemas morais e religiosos. Na Idade Média o conhecimento se submete à fé. Tudo pode ser explicado e compreendido pela fé.

13

14 Com a Renascença, (época de grandes transformações políticas e sociais, religiosas, filosóficas, artísticas), o homem passa a ser o centro do saber.

15

16 Galileu Galilei constrói seu método científico baseando-se na observação, na formulação de hipóteses, na experimentação. Considerado o pai da revolução científica.

17 René Descartes instaura a dúvida metódica, criticando todo o conhecimento até então construído. Para ele o pensamento é a essência da natureza humana.

18 Célebre frase de Descartes: “Penso, logo existo.”
Descartes dividiu o homem em pensamento, corpo e o infinito como Deus.

19 A partir de Descartes, dois sistemas filosóficos se desenvolveram: o Racionalismo e o Empirismo.

20 Para os racionalistas todo o conhecimento é reduzido à razão (pensamento lógico- matemático).Tudo tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrado empiricamente.

21

22 Para os empiristas o conhecimento provém unicamente da experiência
Para os empiristas o conhecimento provém unicamente da experiência. É uma parte fundamental do método científico que todas as hipóteses e teorias sejam testadas contra observações do mundo natural, em vez de descansar apenas em um raciocínio a priori, a intuição ou revelação.

23

24 Surge o positivismo destacando que todo conhecimento tem como fonte e único critério, os fatos observáveis. Não se preocupa com os motivos ou propósitos das coisas, mas em como acontecem o processo. O positivismo acredita que uma teoria só pode ser considerada como verdadeira a partir de técnicas científicas válidas.

25

26 Marco da emancipação da Psicologia como ciência autônoma: Fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental, em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Guilherme Wundt.

27 Na atualidade a psicologia se tornou respeitável pelo seu próprio método de análise, contribuindo para o conhecimento e compreensão do homem e de suas diversas formas de agir. A Psicologia da Educação é uma das inúmeras disciplinas da Psicologia que traz contribuições generosas para o processo pedagógico.


Carregar ppt "Introdução ao estudo da Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google