Projeto – Parte II - Exemplos de Diagrama de Colaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto – Parte II - Exemplos de Diagrama de Colaboração
Advertisements

Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões
Construção de Diagramas de Colaboração
Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões
© Nabor C. Mendonça Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões Parte IV Projeto (1B)
© Nabor C. Mendonça Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões Parte V Implementação (1)
Diagrama de Classes Ilustra as especificações de software para as classes e interfaces do sistema. É obtido através da adição de detalhes ao modelo conceitual.
© Nabor C. Mendonça Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões.
© Nabor C. Mendonça Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões Parte II.
1 Introdução aos Padrões de Projetos (na prática) Créditos: Lúbia Vinhas Hazel Carvalho Crato Adaptações: Prof. Nécio de Lima Veras.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
Tratamento de exceções em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de.
CLASSES EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Breve histórico Ada Lovelace Luigi Menabrea Charles Babbage TradutorMemóriasMáquina analítica.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Categorias Computacionais N Um modelo categorial para bancos de dados Vítor De Araújo
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Márcio Soussa Estrutura de Dados Márcio Soussa
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Programação em C Aula 8.
UML – Diagramas de componentes
especificação de requisitos do software
Diagrama de Use Cases.
Banco de Dados em Jogos Digitais
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
UML: Casos de Uso.
Unidade IV– Relacionamento entre Objetos
Classes e Objetos Aula 11/08/2014.
UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Programação Orientada a Objetos
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
Exercícios create table ALUNOS ( create table CIDADES (
Complementos de Engenharia de Software A linguagem VDM++ (3ª parte – instruções; aplicação à descrição de algoritmos e.
BANCO DE DADOS II.
Programação Orientada a Objetos
Diagramas de Sequência
Funções do Usuário em Matlab
Análise & Projeto – Diagrama de Entidade-Relacionamento
Daniel Paulo SQL Server 2016 Módulo II Daniel Paulo
Programação para Internet Rica
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 6 – Programação Orientada a Objetos
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Elaborando as Interfaces Aulas 37, 38 e 39.
Linguagem de Programação II
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Laboratório I Mateus Raeder.
Laboratório I Mateus Raeder.
Laboratório I Mateus Raeder.
Programação Funcional
PL/SQL Triggers e Procedures
ALGORITMOS.
Modelo de Análise.
Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
Prática - BD Distribuído
Ordenando Coleções A Classe Collections.
Programação Orientada a Objetos
Aula 11 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Paradigm - Visão Geral de UML Márcia Seabra
Bancos de Dados Relacionais
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
Arquitetura e padrões de software
Percorrendo coleções com Iterator
Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

Projeto – Parte II - Exemplos de Diagrama de Colaboração - Visibilidade entre Objetos - Diagrama de Classe © Nabor C. Mendonça 2001

Diagramas de Colaboração para o Sistema TV Eventos de interesse Caso de uso Processar Venda: entrarItem(), encerrarVenda(), fazerPagamento() Note que não existe a operação do sistema iniciarVenda() Esqueça a operação startUp() Caso de uso ProcessarVenda() :TV entrarItem() terminarVenda() fazerPagto() 1: ???() :POST startUp()

Diagrama de Colaboração — entrarItem() Criando uma nova Venda Pelo Criador, TV cria Venda, e Venda cria uma coleção (vazia) para registrar objetos Item-de-Venda 1: [nova venda] create() entrarItem(upc, qte) :TV :Venda :LinhaDeVenda 1.1: create() Controlador Criador Uma coleção vazia

Diagrama de Colaboração — entrarItem() Criando um novo Item-de-Venda Pelo padrão Criador, Venda cria objetos Item-de- Venda TV passa parâmetro quantidade para Venda, que o repassa para Item-de-Venda como parâmetro da mensagem create Pelo criador, TV envia mensagem criarItem-de-Venda para Venda, que então cria um novo Item-de-Venda e o adiciona à sua coleção de objetos Item-de-Venda Encontrando uma Especificação-Produto Pelo padrão Especialista, Catálogo-Produto faz a busca em objetos Especificação-Produto, baseada em casamento de UPCs

Diagrama de Colaboração — entrarItem() Diagrama de colaboração final 2: [nova venda] create() 2.1: [velha venda]criarLV(spec, qte) entrarItem(upc, qte) 1: spec := especificacao(upc) 2.2: create(spec, qty) 1.1: spec := find(upc) :TV :Venda :Catalogo Produto sl: LinhaDeVenda :LinhaDeVenda :Especificacao 2.3: add(sl) Criador Especialista Mensagem à coleção (container) de objetos EP

Diagrama de Colaboração — encerrarVenda() Definindo atributo Venda.completada Observe como corpos de método (pseudo-código) podem ser definidos

Diagrama de Colaboração — encerrarVenda() Calculando total da venda Atenção: a mensagem total() não é operação de sistema :Venda tot := total() 2*: [i:=1..N] st := subtotal() sli: LinhaDeVenda specprod: EspecificacaoProduto 2.1: pr := price() Especialista by Expert SalesLineItem--subtotal() { return quantity * prodSpec.price() } Sale--total() tot := 0 for each SalesLineItem, sli tot := tot + sli.subtotal() return tot SalesLineItem :LinhaDeVenda 1*: [i:=1..N] sli := next()

Diagrama de Colaboração — fazerPagamento() Criando Pagamento Pelo padrão Especialista, TV e Venda podem criar um Pagamento Considerando também Alta Coesão e Baixo Acoplamento, Venda é a melhor escolha 1: fazerPagto(valor) 1.1: create(valor) :TV :Venda :Pagto fazerPagto(valor) Controlador Criador, baixo acoplamento Observe que a associação de :Venda com :Pagto está só implícita (prática comum)

Diagrama de Interação — fazerPagamento() Registrando a Venda Pelo Especialista, Loja adiciona a Venda à coleção (log) de vendas completadas 2: addVenda(s) 2.1: add(s) :Loja vendaCompletada: Venda Especialista 1: fazerPagto(valor) 1.1: create(valor) :TV s :Venda :Pagto fazerPagto(valor) Controlador Criador, baixo acoplamento

Diagrama de Interação — fazerPagamento() Calculando troco Pelo Especialista, Venda e Pagamento podem calcular troco Considerando Baixo Acoplamento, Venda é a melhor escolha :Venda troco := troco(valor) Sale--balance() { return valor - tot al} 1: total := total()

Visibilidade entre Objetos Capacidade de um objeto “ver” ou ter uma referência para outro objeto Necessária para comunicação (envio de mensagens) entre objetos Quatro maneiras de um objeto B ser visível a um objeto A Visibilidade de atributo — B é um atributo de A Visibilidade de parâmetro — B é um parâmetro de um método de A Visibilidade local — B é declarado como objeto local de um método de A Visibilidade global — B é de algum modo visível globalmente

Visibilidade de Atributo Existe de A para B quando B é um atributo de A Permanente: persiste enquanto A e B existirem entrarItem(upc, qte) 2: spec := especificacao(upc) :TV prodCatalog : ProductCatalog TV--entrarItem(upc, qte) { ... spec = prodCatalog.especificacao(upc) } class TV private ProductCatalog prodCatalog;

Visibilidade de Parâmetro Existe de A para B quando B é passado como um parâmetro para um método de A Temporária: persiste apenas dentro do escopo do método de A 1: [nova venda] create() 3: criarLinhaVenda(spec, qte) entrarItem(upc, qty) 2: spec := especificacao(upc) 3.1: create(spec, qte) :TV :Venda :Product Catalog sl : SalesLineItem Sale--makeLineItem(ProductSpecification spec, int qty) { ... sl = new SalesLineItem(spec, qty); } SalesLineItem--SalesLineItem(ProductSpecification spec, int qty) productSpec = spec; // parameter to attribute visibility

Visibilidade Local Existe de A para B quando B é declarado como um objeto local dentro de um método de A Temporária: persiste apenas dentro do escopo do método de A Duas maneiras comuns de alcançar 1. Criar nova instância e atribuir para variável local 2. Atribuir objeto de retorno de um método para variável local 1: [nova venda] create() 3: criarLinhaVenda(spec, qte) entrarItem(upc, qte) 2: spec := especificacao(upc) :TV :Venda :Product Catalog TV--entrarItem(upc, qte) { ... // local visibility via assignment of returning object ProductSpecification spec = prodCatalog.especificacao(upc); }

Visibilidade Global Existe de A para B quando B é global para A Permanente: persiste enquanto A e B existirem Forma menos comum de visibilidade em sistemas OO

Notação de Visibilidade na UML Uso opcional de “estereótipos” específicos :A :B 1: msg() :C 2: msg() :D 3: msg() «association» «parameter» «local» :E 4: msg() «global» «association» é usado para visibilidade de atributo

Diagramas de Classe Um diagrama de classe especifica as classes de software do sistema Inclui Classes, relacionamentos e atributos Classe Fachada (métodos: operações do sistema) Métodos Informação sobre o tipo (classe) dos atributos Navegabilidade (visibilidade de atributos) Dependências (os outros tipos de visibilidade) UML não diferencia modelo conceitual de diagrama de classe (o termo “classe de implementação” ou “classe de software” é usado para distinguir o segundo do primeiro)

Obs: métodos new() são implícitos Diagrama de Classe Diagrama parcial para as classes TV e Venda no sistema TV TV entrarItem(upc, qte)) Sale date isComplete : Boolean time criarLinhaVenda(spec, qte) Registra Tipo de atributo Navegabilidade Três seções para definição de classe 1 Método Obs: métodos new() são implícitos

Como Fazer um Diagrama de Classe Regras úteis 1. Identificar todas as classes participando na solução proposta pelos diagramas de interação Muitas classes são derivadas de conceitos ou entidades 2. Desenhe as classes num diagrama de classe 3. Inclua os atributos identificados no modelo conceitual, para cada conceito 4. Adicione métodos tal como identificados nos diagramas de interação 5. Adicione os tipos dos atributos e métodos (funções) 6. Adicione os relacionamentos necessários à visibilidade de atributos

Como Fazer um Diagrama de Classe Regras úteis (cont.) 7. Adicione setas de navegabilidade para indicar a direção da visibilidade de atributos 8. Adicione relacionamentos de dependência (linhas pontilhadas, dirigidas) para indicar outros tipos de visibilidade

Modelo de Conceitual X Diagrama de Classe Modelo conceitual: abstração de conceitos do mundo real Diagrama de classe: especificação de componentes de software TV encerrarVenda() entrarItem() fazerPagto() Venda date isComplete : Boolean time criarLinhaVenda() Registra Modelo Conceitual Diagrama de Classe Conceito Componente de software 1

Criando o Diagrama de Classe do Sistema TV Identificando classes e atributos TV Venda data isComplete tempo LinhaVenda quantidade CatalogoProduto EspecificacaoProduto descricao preco UPC Loja endereco nome Pagamento valor

Criando o Diagrama de Classe do Sistema TV Adicionando nomes dos métodos que aparecem nos diagramas de colaboração LinhaVenda quantidade subtotal() CatalogoProduto especificacao() EspecificacaoProduto descricao preco upc Loja endereco nome adicionarVenda() Pagamento valor TV encerrarVenda() entrarItem() fazerPagto() Venda data isComplete tempo ehCompleta() criarLinhaVenda() total() troco() especificacao()

Criando o Diagrama de Classe do Sistema TV Métodos create Métodos de instanciação (construtores) específicos para cada linguagem de programação Métodos new() são normalmente omitidos Métodos Observer e Mutator get e set, respectivamente Omitidos (2N métodos desinteressantes para os N atributos) Métodos de coleção (multiobjects) Parte da definição de coleção (classes de biblioteca do tipo container: Vetor, Hashtable, etc.) Omitidos (nos diagramas de colaboração, ajudam a clarear as operações de sistema)

Criando o Diagrama de Classe do Sistema TV Definindo os tipos dos atributos LinhaVenda quantidade : Integer subtotal() : Real CatalogoProduto especificacao(upc: Integer) : EspecificacaoProduto EspecificacaoProduto descricao : Text preco : Real upc : UPC Loja endereco : Endereco nome : Text adicionarVenda(s : Venda) Pagamento valor : Real TV encerrarVenda() entrarItem(upc : Integer, qte : Integer) fazerPagamento(valor : Real) Venda data : Date isComplete : Boolean tempo : Time ehCompleta() criarLinhaVenda(spec : EspecificacaoProduto , qte : Integer) fazerPagto(valor : Real) total() : Real Tipo de retorno do método void; não retorna valor

Criando o Diagrama de Classe do Sistema TV Adicionando relacionamentos, navegabilidade e dependências SalesLineItem quantity : Integer subtotal() ProductCatalog specification() ProductSpecification description : Text price : Quantity upc : UPC Store address : Address name : Text addSale() Payment amount : Quantity Contains 1.. * POST endSale() enterItem() makePayment() Sale date : Date isComplete : Boolean time : Time becomeComplete() makeLineItem() total() Registers Houses Uses Looks-in Paid-by Describes 1 Logs-completed 4

Preparando-se Para A Mini-prova #7 Desenhe os diagramas de colaboração das operações de seu sistema Anote os métodos Anote as visibilidades Com os métodos, as visibilidades e o modelo conceitual do seu sistema, construa o diagrama de classes do mesmo