A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANCO DE DADOS II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANCO DE DADOS II."— Transcrição da apresentação:

1 BANCO DE DADOS II

2 Modelos de Banco de Dados

3 Projeto de Banco de Dados
Atributos Propriedades que descrevem a Entidade. Exemplo de atributos para a entidade clientes: Nome Sexo CPF Endereço Telefone

4 Projeto de Banco de Dados
Atributos Valores de atributos para a entidade clientes: Nome: Tarsila Ferreira Sexo: F CPF: Endereço:  Rodovia Hélio Smidt, 438 – Guarulhos – SP – Telefone: (11) 

5 Projeto de Banco de Dados
Atributo Composto e Simples (atômico) Simples: atributo tem um único valor atômico. Exemplo: CPF. Composto: atributo composto por vários componentes. Exemplo: Endereço composto por logradouro, número, cidade, UF e CEP.

6 Projeto de Banco de Dados
Atributo Composto e Simples (atômico) Composto: os atributos compostos podem ser divididos em subpartes menores, que representam a maioria dos atributos básicos com significados independentes.

7 Projeto de Banco de Dados
Atributo Composto e Simples (atômico) Simples (atômico): os atributos que não são divisíveis são chamados simples ou atributos atômicos.

8 Projeto de Banco de Dados
Atributo Composto e Simples (atômico) Os atributos compostos são úteis para modelar as situações nas quais o usuário algumas vezes se refere ao atributo como um grupo e, em outras ocasiões, se refere especificamente a um de seus componentes. Se o atributo composto é referenciado apenas como um todo, não há necessidade de subdividi-lo em atributos componentes.

9 Projeto de Banco de Dados
Atributo Monovalorado e Multivalorado Monovalorado: atributo que tem um único valor. Exemplo: nome, sexo, CPF e endereço. Multivalorado: atributo que pode ter múltiplos valores. Exemplo: telefone

10 Projeto de Banco de Dados
Atributo Monovalorado e Multivalorado Multivalorado: Exemplo de atributo multivalorado no DER:

11 Projeto de Banco de Dados
Atributo Monovalorado e Multivalorado Multivalorado: Atributos multivalorados podem induzir a um erro de modelagem, que é o de ocultar entidades e relacionamentos em atributos multivalorados.

12 Projeto de Banco de Dados
Atributo Monovalorado e Multivalorado Multivalorado: O atributo se tornou uma entidade relacionada a qual anteriormente estava ligado.

13 Projeto de Banco de Dados
Atributo Opcional No caso de a cardinalidade ser (1,1) ela pode ser omitida do diagrama. Já o atributo e_mail, é um atributo opcional (cardinalidade mínima 0).

14 Projeto de Banco de Dados
Atributo Opcional Há possibilidade também do atributo ser caracterizado como opcional e multivalorado (cardinalidade mínima 0 e máxima n).

15 Projeto de Banco de Dados
Atributo Identificador É um conjunto de um ou mais atributos, cujos valores servem para distinguir uma ocorrência da entidade das demais ocorrências da mesma entidade. É representado por um círculo preto no DER.

16 Projeto de Banco de Dados
Atributo Identificador Simples e Composto Simples: A entidade que possui um único atributo como identificador.

17 Projeto de Banco de Dados
Atributo Identificador Simples e Composto Composto: A entidade pode ter mais de um atributo identificador.

18 Projeto de Banco de Dados
Atributo Identificador Simples e Composto Os demais atributos da entidade podem assumir o mesmo valor para registros diferentes. Por exemplo, é possível que hajam dois clientes com o mesmo nome, ou mesmo endereço. Então estes atributos não devem ser definidos como identificadores.

19 Projeto de Banco de Dados
Atributo Identificador Regra: O identificador de uma entidade, seja ele simples, composto por diversos atributos, deve obedecer duas propriedades: O identificador deve ser mínimo. Cada entidade deve possuir um único identificador.

20 Projeto de Banco de Dados
Relacionamentos Cada tipo entidade que participa de um relacionamento executa um papel neste relacionamento. Papéis não são necessários em relacionamentos cujas entidades associadas sejam distintas.

21 Projeto de Banco de Dados
Relacionamentos Papel

22 Projeto de Banco de Dados
Diagrama de Ocorrências e1 e4 e5 e2 e3 l1 l2 l3 l4 l5 l6 e1,l1 e2,l2 e3,l5 e3,l6 entidade Escritores Livros relacionamento Escrevem e4,l6

23 Projeto de Banco de Dados
Auto-Relacionamento Relacionamento entre instâncias da mesma entidade. As instâncias participam com papéis diferentes.

24 Projeto de Banco de Dados
Diagrama de Ocorrências e1 e4 e5 e2 e3 e1,e3 e4,e5 entidade Empregados auto-relacionamento Supervisão

25 Referências Bibliográficas
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados, Porto Alegre: Instituto de informática da UFRGS, Sagra Luzzato, Série livros didáticos  n.º  4. ELMASRI, R. & NAVATHE, S.B. Fundamentals of Database Systems. Second Edition. Benjamin/Cummings, Redwod City, California, 1994.


Carregar ppt "BANCO DE DADOS II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google