A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de."— Transcrição da apresentação:

1 Acessos e Privilégios

2 Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de objetos e usuários, pode ser tornar uma tarefa árdua para o administrador do banco de dados.

3 Privilégios  Quando este número ultrapassa 10 usuários a DBA já deve começar a tomar cuidado para não se passar ao conceder os Grants (permissões) para os objetos do banco em nível de usuário, ou seja, um a um. Uma forma muito simples de minimizar este trabalho é a utilização de Roles (papéis).

4 Privilégios O que é uma role?  Uma Role pode ser definida como um “pacote” de privilégios que podem ser associados de forma muito fácil aos usuários do banco de dados.

5 Privilégios  Por exemplo, podemos criar uma role com privilégio total a todos os objetos de nosso banco de dados, ou seja, privilégio de administrador. Sendo assim, todos os usuários com papel de administradores do banco de dados deverão ser associados a esta role.

6 Privilégios  Desta forma, fica muito fácil o gerenciamento de privilégios para um grupo de usuários, pois se antes era necessário realizarmos Grant de todas as tabelas, views, functions e procedures para todos os usuários com permissão de administradores, agora, com a Role, necessitamos apenas associar estes usuários a ela.

7 Privilégios  Desta forma, fica muito fácil o gerenciamento de privilégios para um grupo de usuários, pois se antes era necessário realizarmos Grant de todas as tabelas, views, functions e procedures para todos os usuários com permissão de administradores, agora, com a Role, necessitamos apenas associar estes usuários a ela.

8 Privilégios  Criando um usuário Para criar um usuário deve ser utilizado o comando SQL CREATE USER: Cria-se um usuário com nome de “diego” no servidor local, com a senha (IDENTIFIED BY) “123456”. Caso queira criar um usuário sem senha, o que torna o sistema inseguro, você pode digitar o comando até o nome do usuário e o servidor.

9 Privilégios  Alterando a senha de um usuário Mesmo que você defina ou não uma senha ao criar um usuário, você pode alterar a senha dele posteriormente, através do comando SET PASSWORD, seguindo o exemplo abaixo:

10 Privilégios  Exemplo Definindo privilégios sem o uso de Role: GRANT ALL ON CLIENTES TO PAULO; GRANT ALL ON PRODUTOS TO PAULO; GRANT ALL ON ESTOQUES TO PAULO;

11 Privilégios  Exemplo Primeiro cria-se a Role: CREATE ROLE ADMINISTRADOR;

12 Privilégios  Exemplo Agora atribui-se os privilégios a esta Role ao invés de atribuir aos usuários: GRANT ALL ON CLIENTES TO ADMINISTRADOR; GRANT ALL ON PRODUTOS TO ADMINISTRADOR; GRANT ALL ON ESTOQUES TO ADMINISTRADOR;

13 Privilégios  Exemplo Uma vez que a Role ADMINISTRADOR foi criada e recebeu privilégios para os objetos do banco de dados, é hora de associar os usuários a ela. GRANT ADMINISTRADOR TO PAULO, VERA;

14 Privilégios  Exemplo Caso seja necessário modificar os privilégios dos usuários PAULO e VERA, deve-se apenas executar Grant e Revoke a Role que automaticamente isto se refletirá em todos os usuários associados a ela.

15 Privilégios  A utilização de Roles pode facilitar a vida de um DBA na hora de gerenciar os níveis de permissão de acesso a diversos grupos de usuários.

16 Controle de Acesso  Controle discriminatório;  Controle mandatário

17 Controle de Acesso  Controle discriminatório Determinado usuário terá privilégios diferentes sobre objetos diferentes; Há poucas limitações inerentes a respeito de quais usuários podem ter quais direitos sobre quais objetos; Esquemas discriminatórios são muito flexíveis.

18 Controle de Acesso  Controle discriminatório Por exemplo: O usuário U1 pode ser capaz de ver A, mas não B, enquanto o usuário U2 pode ser capaz de ver B, mas não A.

19 Controle de Acesso  Controle mandatário Cada objeto de dados é assinalado com um certo nível de classificação, e cada usuário recebe um certo nível de liberação; O acesso a determinado objeto de dados só pode ser feito por usuário com a liberação apropriada; Os esquemas mandatários tendem a ser hierárquicos por natureza, portanto mais rígidos.

20 Controle de Acesso  Controle mandatário Por exemplo: O usuário U1 pode ser capaz de ver A, mas não B, então a classificação de B deve ser maior que a de A, e então nenhum usuário U2 poderá ver B sem poder ver A.

21 Restrições de Segurança  Restrições de segurança são aplicáveis a uma determinada requisição de acesso;  O sistema precisa ser capaz de reconhecer a origem dessa requisição, isto é, precisa ser capaz de reconhecer o usuário solicitante.

22 Restrições de Segurança  Quando os usuário se conectam ao sistema, em geral, eles são obrigados a fornecer não apenas sua ID de usuário, mas também uma senha;  A senha é conhecida apenas pelo sistema e por usuário legítimos da ID de usuário em questão.  O processo de verificação de senha, ou seja, o processo de verificação se os usuário realmente são quem dizem ser, é chamada de autenticação.

23 Restrições de Segurança  Autenticação - Diferentes técnicas de autenticação: Leitoras de impressões digitais; Scaners de retina; verificadores de imagem da geometria das mãos; Verificadores de voz; Dispositivos de reconhecimentos de assinaturas; Etc.

24 Restrições de Segurança  Autenticação Características pessoais que ninguém pode roubar.

25 Referências  http://imasters.com.br/artigo/2179/banco-de-dados/gerenciamento-usuarios- e-privilegios-com-roles?trace=1519021197&source=single http://imasters.com.br/artigo/2179/banco-de-dados/gerenciamento-usuarios- e-privilegios-com-roles?trace=1519021197&source=single  Date, C.J., Introdução a Sistemas de Banco de Dados.


Carregar ppt "Acessos e Privilégios. Privilégios  O gerenciamento de usuários e seus respectivos privilégios aos objetos do banco de dados, dependendo do número de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google