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Sharepoint SGS DO BRASIL.

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Apresentação em tema: "Sharepoint SGS DO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 Sharepoint SGS DO BRASIL

2 O que é SharePoint ? sharepoint
O SharePoint é uma plataforma de colaboração ideal para viabilizar a intranet e extranet de qualquer empresa que permite criar e implantar inúmeras de soluções.

3 Qual é a função SharePoint ?
Gerenciar e administrar o conteúdo corporativo, equilibrando, ao mesmo tempo, a experiência do usuário em relação a diretivas e processos. Responder às necessidades corporativas em constante transformação tomando decisões controladas por dados. Ajudar os usuários a localizar o conteúdo, as informações e as pessoas de que precisam com a pesquisa de empresa.

4 Importante !!! sharepoint
Antes de acessar o SharePoint, devemos nos lembrar que se trata de uma ferramenta criada pela Microsoft e seu uso deverá ser feito através do navegador Internet Explorer. O acesso através de outros navegadores funcionará, mas nem todos seus recursos funcionarão corretamente. Na SGS recomendamos o uso do Internet Explorer na versão 8 ou 9. Para saber identificar qual é a versão do seu navegador, acessar o menu Ajuda > Sobre o Internet Explorer; localizado na barra de menus na parte superior do navegador.

5 Identificando o tipo de endereço
sharepoint Identificando o tipo de endereço Atualmente dividimos todos os TeamSites ( Sites ) do SharePoint em duas categorias: Intranet e Extranet. O modo de uso para ambos é o mesmo, o que difere é que nos casos da Extranet os acessos são administrados pelos administradores da área de negócio e/ou administradores fora do Brasil. Algumas exceções, os acessos podem ser administrados por Thiers Barizon. Endereços Extranet podem ser acessados de fora da rede da empresa; já a Intranet necessita de ser acessado dentro da rede da empresa, seja dentro da empresa ou conectado a uma VPN A diferença entre eles pode ser notada conforme destacada nos endereços a seguir: Intranet – Extranet –

6 sharepoint Acessos Toda e qualquer modificação a ser executada dentro do SharePoint dependerá dos acessos que o perfil do colaborador possuir Por padrão, todos colaboradores que possuem um , possuem acessos de leitura para qualquer site Intranet; isto se deve a existência de um grupo de usuários chamado “NT AUTHORITY\Authenticated Users” Somente usuários com administrador podem gerenciar acessos aos demais usuários e determinados endereço. Esta operação é feita através do botão “Ações do Site”, localizado na parte superior a direta do site

7 Acessos sharepoint Lista Padrão de Permissões de acessos:
Controle Total – Tem controle total. Design – Pode exibir, adicionar, atualizar, excluir, aprovar e personalizar. Colaboração – Pode exibir, adicionar, atualizar e excluir. Leitura – Apenas de exibição Estas permissões podem ser concedidas a usuário e/ou grupos de usuários e em diferentes endereços.

8 Acessos sharepoint O que pode ter o acesso modificado? Tudo !
É possível modificar o acesso a qualquer momento; tanto de um usuário quanto o de qualquer biblioteca ou de todo o TeamSite. Por padrão qualquer lista de biblioteca herda acessos de seu TeamSite, ou seja, caso o acesso de um usuário ao TeamSite seja alterado, o acesso do mesmo usuário à uma biblioteca que herda seus acessos será automaticamente modificado. No entanto, também é possível fazer com que uma biblioteca possua suas próprias permissões de acessos; independente de seu TeamSite. Isso fará com que os acessos editados em seu TeamSite não afete os acessos na biblioteca em questão. Por este motivo, quando um chamado solicitando acesso ao SharePoint é aberto ao IT, o atendente questiona o tipo do acesso, para quem, e o link a ser liberado o acesso.

9 Como modificar o design?
sharepoint Como modificar o design? O usuário que possua a permissão necessária, pode modificar o design do TeamSite no SharePoint utilizando WebParts. Para isso deve-se acessar o botão “Ações do Site” e selecionar “Editar Página”; isso fará com que o Site seja exibido no modo de edição de página.

10 Criando uma nova Web Part
sharepoint Criando uma nova Web Part Ao em “Adicionar uma Web Part” será aberta uma janela contendo todas as listas e bibliotecas criadas no TeamSite que está sendo feita a edição. Selecione o item desejado e clique no botão adicionar.

11 Modificando uma Web Part
sharepoint Modificando uma Web Part Criada a WebPart, ela será exibida na página principal do TeamSite no topo da lista. O local pode ser alterado clicando e segurando o clique no nome da Web Part e movendo a mesma para o local desejado. A Web Part exibirá o nome do item selecionado no momento da criação. Também poderá ser exibida as propriedades da WebPart no botão editar da mesma e em seguida “Modificar Web Part compartilhada”. Na parte a direita da tela será exibida a lista de propriedades da webpart e ao terminar de personalizar suas preferências, clicar no botão Aplicar.

12 Criando uma biblioteca
sharepoint Criando uma biblioteca Para criar uma biblioteca, o usuário precisará ter permissão de acesso para tal operação, conforme vimos anteriormente. Com o devido acesso, o usuário deverá clicar no botão “Ações do Site” e selecionar a opção “Criar”. A nova página carregará as opções padrão e todos os modelos de biblioteca já criados anteriormente. Aqui vamos exemplificar a criação de uma biblioteca de documentos, então devemos selecionar “Biblioteca de Documentos”.

13 Propriedades da biblioteca
sharepoint Propriedades da biblioteca Uma vez selecionada, será apresentada a tela de propriedades da biblioteca. Uma vez definido, clicar no botão “Criar”.

14 Editar uma biblioteca já criada
sharepoint Editar uma biblioteca já criada Com a biblioteca já criada, deve-se acessa-la e clicar no botão “Definições” > “Definições da Biblioteca”

15 Editando a biblioteca sharepoint
Na tela de gerenciamento da biblioteca é possível: Criar, editar e/ou excluir colunas Excluir a biblioteca Alterar a ordem das colunas Alterar as permissões de acesso por usuário e ou grupo à esta biblioteca Alterar as propriedades da biblioteca

16 Inserindo nova coluna na biblioteca
sharepoint Inserindo nova coluna na biblioteca Na tela de gerenciamento da biblioteca, selecionar “Criar Coluna”

17 Editando uma coluna na biblioteca
sharepoint Editando uma coluna na biblioteca Na tela de gerenciamento da biblioteca, selecionar clica no nome da coluna desejada

18 Propriedades da coluna
sharepoint Propriedades da coluna Tanto na criação quanto na edição de uma coluna, o formulário de dados é o mesmo; fazendo-se necessário inserir o nome da coluna, selecionar o tipo de dados desta nova coluna e clicar em “OK”.

19 Criando um novo arquivo na Biblioteca
sharepoint Criando um novo arquivo na Biblioteca Para criar um novo documento diretamente no SharePoint basta clicar no botão “Novo” > “Novo Documento”, digitar o documento e salva-lo. O SharePoint irá carregar o tipo de documento definido no momento da criação da biblioteca. ( Por padrão o SharePoint oferece o tipo de documento Word 2003 )

20 Carregando um novo arquivo na Biblioteca
sharepoint Carregando um novo arquivo na Biblioteca Para criar um novo documento diretamente no SharePoint basta clicar no botão “Carregar” > “Carregar Documento”.

21 Carregando um novo arquivo na Biblioteca
sharepoint Carregando um novo arquivo na Biblioteca Clicar no botão “Procurar” e localizar o documento no computador que deve ser inserido no SharePoint e clicar no botão “OK”.

22 Editar/Excluir um documento de uma Biblioteca
sharepoint Editar/Excluir um documento de uma Biblioteca Para executar uma ação sobre um arquivo de uma biblioteca basta apenas posicionar o cursor do mouse sobre o item fazendo que o documento fique visualmente em destaque e em seguida clicar na “setinha” para abrir as opções.

23 Excluir um documento de uma Biblioteca
sharepoint Excluir um documento de uma Biblioteca No caso da exclusão de registro será solicitada a confirmação da operação.

24 Editar um documento de uma Biblioteca
sharepoint Editar um documento de uma Biblioteca No caso da edição de registro será carregado um formulário contendo todas colunas criadas nas definições da biblioteca. Após o preenchimento dos campos obrigatórios basta clicar em “OK”.

25 Gerenciando o Site sharepoint
Tudo no TeamSite pode ser alterado em qualquer momento, inclusive suas definições clicando no botão “Ações do Site” e em seguida “Definições do Site”. O mesmo vale para as definições de uma biblioteca. Tudo que é apresentado na tela de Definições varia conforme o acesso do usuário, mas é nesta tela onde é feito o gerenciamento de acessos, alertas, e etc.

26 sharepoint Dúvidas ?

27 Sharepoint Thiers Barizon Information Technology System Analyst
SGS do Brasil


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