A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacitação no Uso do SABi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacitação no Uso do SABi"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação no Uso do SABi - 2016
CATALOGAÇÃO Capacitação no Uso do SABi 1

2 SUMÁRIO Documentos auxiliares do processamento técnico
Operação do módulo Ferramentas de consistência: formatos, planilhas, funções e críticas Controle de autoridades: registro e remissivas Registro bibliográfico Outros recursos de catalogação: duplicação e importação de registros

3 DOCUMENTOS AUXILIARES DO PROCESSAMENTO TÉCNICO
CCAA2 Manuais do SABi (Autoridades, Registro bibliográfico, Tabelas auxiliares, Itens, Políticas & Procedimentos e Importação de Registro Bibliográfico) Guia de funções Tabelas de classificação Tesauros e cabeçalhos de assunto Tabela Cutter Filmetes

4 OPERAÇÃO

5 MÓDULO DE CATALOGAÇÃO Inclui Catalogação OPAC

6 CATALOGAÇÃO

7 CATALOGAÇÃO Barra de menus Catalogação Editar ações Editar texto
Visualizar

8 Barra de menus

9 CATALOGAÇÃO

10 CATALOGAÇÃO Editar ações

11 CATALOGAÇÃO Editar texto

12 Barra de Catalogação

13 Ícones da barra de catalogação
Abrir planilha Ativar teclado para outros alfabetos Visualização Visualizar no OPAC Editor múltiplo Abrir registro de aquisição Tela inteira Fechar registro Salvar no servidor e pasta local Fechar todos os registros Conferir registro

14 CATALOGAÇÃO Visualização

15 Permite editar 2 registros simultaneamente
CATALOGAÇÃO Editor múltiplo Permite editar 2 registros simultaneamente

16 CATALOGAÇÃO Botão Tela inteira Permite visualizar o frame de edição
sem o frame inferior ou na tela inteira no formato padrão, com as árvores de navegação (à esquerda) e o frame inferior

17 CATALOGAÇÃO sem o frame inferior

18 CATALOGAÇÃO na tela inteira

19 CATALOGAÇÃO no formato padrão

20 Frame inferior

21 Guias do frame inferior
CATALOGAÇÃO Guias do frame inferior 1. Mensagens 2. Ajuda do campo 3. Visualizar na Web (CTRL+O)

22 CATALOGAÇÃO Mensagens
As mensagens de erro aparecem na guia 1 do frame inferior direito Ao clicar em uma mensagem de erro, o campo que contém o erro é destacado no frame superior direito (edição)

23 CATALOGAÇÃO Mensagens

24 CATALOGAÇÃO Ajuda A ajuda de cada campo aparece na guia 2 do frame inferior direito

25 CATALOGAÇÃO - Ajuda O campo 100 está selecionado no frame superior
A ajuda do campo 100 aparece no frame inferior

26 CATALOGAÇÃO Árvore de navegação dos registros
Árvore de navegação dos itens

27 CATALOGAÇÃO Árvores de navegação Árvore de navegação dos registros
dos itens

28 CATALOGAÇÃO Árvore de navegação dos registros
Visualização da base e do número de sistema dos registros abertos Um “*” destaca os registros modificados e que ainda não foram salvos

29 CATALOGAÇÃO Navegação Ícones da barra de catalogação para
Visualização no OPAC Módulo de Aquisição & Periódicos Árvore de navegação dos itens para Itens

30 FERRAMENTAS DE CONSISTÊNCIA
Formatos Planilhas Funções Críticas Remissivas

31 FORMATOS Estruturas que definem os campos, subcampos, indicadores, valores codificados e/ou relacionamentos dos campos de dados que compõem um registro bibliográfico ou de autoridade Autoridade (AU) Arquivos de computador (CF) Livros (BK) Mapas (MP) Materiais visuais (VM) Música e gravações de som (MU) Publicações seriadas (SE) Sugestão (SU) Tese/dissertação/trabalho de conclusão de curso (TD)

32 PLANILHAS Formulários com campos e subcampos pré-definidos para entrada de dados usados para descrever documento de um determinado tipo. base de autoridades: entradas de nome pessoal, evento, entidade, assunto, título uniforme e série autoridades/anexos/anexo-2-planilhas base bibliográfica: livro, seriado, mapa, material visual, analíticas, tese/dissertação, sugestão, etc. bibliografico/anexos/anexo-planilhas

33 PLANILHAS Conforme a planilha, determinados campos e subcampos apresentam conteúdo pré-definido Novos campos e subcampos podem ser incluídos Campos e subcampos não preenchidos são deletados ao ordenar ou salvar o registro bibliográfico Ao abrir uma planilha o sistema atribui um número temporário ao registro (New) substituído pelo Número de sistema após o salvamento no servidor

34 FUNÇÕES Teclas utilizadas para executar determinadas ações durante o registro bibliográfico ou de autoridades Exemplos: F8 - abre janela com dados para preenchimento de subcampo CRTL+F - abre formulário para preenchimento do Líder e do 008 CRTL+F3 - acessa lista de cabeçalho de autoridades para preenchimento de subcampo(s) do registro bibliográfico Consulte: Manual de Registro bibliográfico, Anexo 1 bibliografico/anexos/anexo-funcoes-do-aleph

35 CRÍTICAS De conteúdo Líder, 008 e subcampos devem ser preenchidos com as informações definidas no Manual de Registro Bibliográfico De formato Campos, indicadores e subcampos criticados em relação à obrigatoriedade e repetitividade

36 Controle de autoridades: registro e remissivas


Carregar ppt "Capacitação no Uso do SABi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google