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Definições ● Um papel(role) identifica o status do usuário em um determinado contexto. Ex: Professor, Estudante e Moderador de Fórum. ● Uma capacidade(capability)

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Apresentação em tema: "Definições ● Um papel(role) identifica o status do usuário em um determinado contexto. Ex: Professor, Estudante e Moderador de Fórum. ● Uma capacidade(capability)"— Transcrição da apresentação:

1 Definições ● Um papel(role) identifica o status do usuário em um determinado contexto. Ex: Professor, Estudante e Moderador de Fórum. ● Uma capacidade(capability) é uma descrição de alguma característica do Moodle. Capacidades são associadas com os papéis. Ex: mod/forum:replypost. ● Uma permissão(permission) é algum valor dado a uma capacidade em um papel particular.Por exemplo, permitir(allow) or previnir(prevent) ● Um contexto(context) é um “lugar” no Moodle, Como cursos, módulos de atividades, blocos, etc.

2 ● O atual sistema do moodle vem com alguns papeis pré-definidos; Administrador Principal, Administradores, Criadores de curso, Tutores (Editing Teachers), Moderadores(Teachers), Estudantes, Visitantes. ● Podem ser atribuídos papeis para os usuários em diferentes contextos,ou até mesmo dois papeis para um mesmo contexto(apesar de isso não ser aconselhável); Ex: Definir Fred como um professor em determinado curso. Lista dos contextos (do mais geral para o mais especifico): ● 1. CONTEXT_SYSTEM(10) – O site inteiro ● 2. CONTEXT_PERSONAL(20) – A si mesmo ● 3. CONTEXT_USER(30) – Outro usuário ● 4. CONTEXT_COURSECAT(40) – Uma categoria de curso ● 5. CONTEXT_COURSE(50) – Um curso ● 6. CONTEXT_GROUP(60) – Um grupo ● 7. CONTEXT_MODULE(70) – Um modulo ● 8. CONTEXT_BLOCK(80) – Um bloco

3 ● Esquema com os contextos do Moodle 1.8

4 Capacidades e Permissões As Capacidades podem assumir as seguintes permissões: ● 1. CAP_INHERIT - Herdar ● 2. CAP_ALLOW - Permitir ● 3. CAP_PREVENT - Evitar ● 4. CAP_PROHIBIT - Proibir ● Se nenhuma permissão é definida, então a permissão para a capacidade é herdada do contexto mais abrangente do que o contexto atual. Se forem definidos valores de permissão diferentes para a mesma capacidade em contextos diferentes, nós dizemos que estamos sobrepondo a capacidade no contexto mais especifico. ● Desde que as capacidades em cada contexto podem ser diferentes, pode ocorrer conflito entre as capacidades. Isso é resolvido criando uma regra na qual: A capacidade definida para um contexto mais especifico é a que vale, a não ser que um “PROIBIR” seja encontrado em um contexto menos especifico. http://docs.moodle.org/en/Development:Roles http://docs.moodle.org/en/index.php?title=Category:Capabilities&until=Workshop

5 ● SPAM – Usuarios podem adicionar conteudo visivel ao site, mandar mensagens para outros usuários; !isguest(). ● PERSONAL – Acesso a informações pessoais - ex: backups com detalhes sobre usuários, informações não publicas no profile(email escondido) etc.; isteacher() ● XSS – Usuários podem enviar conteudos que não seguros(HTML com conteudo ativo e arquivos desprotegidos); isteacher() ● CONFIG – Usuário pode mudar configurações globais. Por padrão o papel Visitante deve apenas ter permissões que não contem riscos, O papel Estudante inclui SPAM, O papel de Professor inclui PERSONAL e XSS. Admins tem todas as capacidades por padrão. RISCOS

6 Exemplos ● Marcos tem o papel de estudante em um curso, o que permite a ele escrever em um wiki. Mas a Marcos também foi atribuído o papel de visitante no contexto de um modulo (um wiki em particular), o que não permite que ele escreva nesse wiki(ler apenas).Portanto, nesse wiki em particular, Marcos não pode escrever, desde que o contexto mais especifico prevalece.

7 ● Se for atribuído “PROIBIR” em uma capacidade, isso significa que aquela capacidade não pode ser sobrescrita e que o usuário com aquele papel NÃO vai poder exercer aquela capacidade. ● Por exemplo, José tem um papel de “estudante problemático”, o que proíbe ele de postar em qualquer fórum(para o site inteiro), mas ele também tem o papel de colaborador no “Fórum de ciências”, no curso de Ciências. Desde que Proibir sempre ganha, José não tem a capacidade de postar no Fórum de ciências. (nesse caso o contexto mais especifico não ganha)

8 ● Permitir e Evitar se cancelam se forem definidas para a mesma capacidade no mesmo contexto. Se isso ocorrer, o que vale é o que está atribuído num contexto imediatamente superior. Por exemplo, um estudante tem dois papeis em um curso, um que permite a ele começar uma nova discussão e outro que não permite. Nesse caso, é checado contexto das categorias e posteriormente do site como um todo procurando um contexto onde as permissões não se anulem. Se não for encontrado, então a permissão recebe o valor de evitar por padrão.

9 Programando ● Em cada pagina que você quiser saber o contexto em que o usuário está trabalhando, utilize a função get_context_instance(). Ex: no modulo do fórum: $context = get_context_instance(CONTEXT_MODULE, $cm->id); ● Ou em um curso: $context = get_context_instance(CONTEXT_COURSE, $id); ● Se você quiser checar se o usuário tem permitida a capacidade para fazer alguma coisa, chame a função has_capability. Ex: if (!has_capability('mod/forum:viewforum', $context)) { print_error('nopermissiontoviewforum'); } Obs: Se você utilizar somente a função has_capability() e o usuário não tiver a permissão, será mostrada uma mensagem padrão “No Permissions”

10 Comentários sobre os testes ● Se alguem for colocado como administrador de uma categoria ele pode criar cursos,e ao criar um curso ele é automaticamente escrito como tutor. Se ele sair do curso e algum outro tutor colocar um código de inscrição no curso, ele não vai ter mais acesso. ● Além disso...o administrador de categoria, mesmo inscrito como estudande no curso, tem todos os privilegios de um professor ● Administrador no contexto Front Page – Tem acesso apenas a aba “Front Page” do painel de administrador.

11

12 Futuro... ● Webdesigner ● Perfil para os pais/responsáveis ● Flexibilização do Papel de Estudante Referencias: http://docs.moodle.org/en/Manage_roles http://docs.moodle.org/en/Development:Roles#Parent http://docs.moodle.org/en/Development:Roles_and_modules http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=66782


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