A missão do Espírito Santo na Igreja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Advertisements

ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
A missão do Espírito Santo na Igreja
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
NOVENA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO. OFERECIMENTO Ó Mãe do Perpétuo Socorro / ó meus amáveis protetores Santo Agostinho, Santa Mônica e Santa Rita.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação Formador: Uondercley Carlos de Medeiros dos Santos E.P.F. I- IDENTIDADE.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
Quinta-feira / cor verde
LOUVORES 05 - CLAMANDO ESTOU DEUS ESTÁ NO TEMPLO
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Maria Mãe de Deus, mãe da Igreja, e nossa Mãe
LOUVORES 49 - NA HORA EM QUE EU QUISER FALAR COM DEUS
“O QUE CREMOS?”.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Vocação e Missão dos Leigos
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
Cristro Rei do Universo
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
MUITO MAIS AMÉM! By Ricardo Guimarães.
Achar a Salvação.
Desde a Criação ao Pentecostes
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
Para quem iremos, Senhor?
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
PREFÁCIO: PRÓPRIO ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
PENTECOSTES 8 de Junho de 2014 Domingo do
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-A
A Comunidade.
Domingo II do Tempo Comum
RITO DE LOUVOR:. RITO DE LOUVOR: TODOS.: Ele está no meio de nós! MIN.: Agradecidos, elevemos nossos nossos louvores ao Pai. Com braço forte ele.
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor. Um mundo sem violência, preconceitos, corrupção, traições ou.
Orientações ao professor
A REVELAÇÃO DA 5ª MEDIDA NO EVANGELHO ETERNO
1. Como Deus se comunicava, depois do pecado, com Sua Igreja? Números 12:6 - "E disse: Ouvi agora as minhas palavras, se entre vós houver profeta, Eu.
LIÇÃO 4 - NO ESPÍRITO SANTO, O NOSSO CONSOLADOR
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
Caríssimos, O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
Meus irmãos e minhas irmãs;
A SALVAÇÃO O que é Salvação É a libertação do perigo ou sofrimento.
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
36º ENPL – Iniciação Cristã
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
Batismo de Jesus.
A Unção Plena do Espírito
A missão do Espírito Santo na Igreja
A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO A VINDA DO CONSOLADOR.
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
que tira o pecado do mundo
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
No hebraico a palavra “benção” BEREKHAH significa:
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Gratidão a Deus pela igreja
Transcrição da apresentação:

A missão do Espírito Santo na Igreja

Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, O Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes a fim de santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no único Espírito, terem os fiéis acesso junto ao Pai.

Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna. Por ele, o Pai dá vida aos homens mortos pelo pecado, até ressuscitar em Cristo seus corpos mortais.

O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos. Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos.

Pela força do evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovando-a constantemente e a conduz à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: "Vem!"

Assim se apresenta a Igreja inteira como um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O conjunto dos fiéis, consagrado pela unção do Espírito Santo, não pode enganar-se na fé. Esta peculiaridade se exprime através do sentido sobrenatural da fé, quando na sua totalidade, a hierarquia e os fiéis leigos, manifestam um consenso universal em matéria de fé e costumes.

Com este senso de fé, formado e sustentado pelo Espírito da verdade, o povo de Deus, guiado pelo sagrado magistério a que obedece com fidelidade, acolhe não mais como palavras dos homens, mas, na realidade, a palavra de Deus, e adere sem esmorecimento à fé que, uma vez para sempre, foi transmitida aos santos (Jd 3). Nela penetra sempre mais profundamente, com reto julgamento, e cada vez mais plenamente a põe em prática em sua vida.

Além disso, por meio dos sacramentos e ministérios, o Espírito Santo não apenas santifica e conduz o povo de Deus e o adorna com virtudes, mas ainda distribui a cada um seus dons conforme quer (1Cor 12,11), e concede também graças especiais aos fiéis de todas as condições.

Torna-os assim aptos e disponíveis para assumir deveras obras ou funções, em vista de uma séria renovação e mais ampla edificação da Igreja, conforme foi dito: A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (ICor 12,5).

Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação Estes carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja.