Promessas e profecias centradas em ISRAEL, seu cumprimento até aos nossos dias e expectativas futuras (breve apresentação) V.Quinta - 31 Maio 08.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zelo e Cuidado pelas Ovelhas de Deus Pr. Sandro Oliveira.
Advertisements

O que esperar dos nossos Filhos?
“Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”
A INFÂNCIA DE JESUS.
história da salvação A História da Salvação
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
A promessa: descendencia e terra
5 – A ALIANÇA COM O REI DAVID E SUA FAMÍLIA.
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
MARCOS 13:24-37.
MARCOS 13:1-4.
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Profetiza Ez. 37.
Quem Sou Eu Diante Da Grandeza de Deus?
CAMPANHA DE JEJUM DAS PROMESSAS - ISAQUE

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
IGREJA.
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Você tem fome de quê? João 6:32-40.
Seja Bem-Vindo !.
PROFECIAS VINDA DO REINO DE DEUS.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMPO.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
QUEM É VOCÊ ?.
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
GÊNESIS E E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus,
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
PRÓXIMOS CAPITULOS A MISERICÓRDIA DE DEUS PARA COM OS QUE SE ARREPENDEM 1 - Moisés disse ao povo: - Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Viver minha Herança Josué 14:6-15.
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
IBFT – Escatologia Bíblica - 3
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Fé que transforma sua vida

Vencendo a Tentação Lucas 4:1-13 Pr. Azevedo 17/01/2010.
Josué o líder da conquista de Canaã Josué, sem dúvida alguma, é o personagem que predomina na fase da conquista da terra prometida, tendo.
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,

IBFT – Escatologia Bíblica - 7
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...

TEMAS BÍBLICOS.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Canção do grupo de Corá SALM0 47
O Inícío da Igreja Bíblica
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Transcrição da apresentação:

Promessas e profecias centradas em ISRAEL, seu cumprimento até aos nossos dias e expectativas futuras (breve apresentação) V.Quinta - 31 Maio 08

Índice Promessas a Abraão (e a Isaac e Jacob) As dispersões de Israel A restauração do Estado de Israel As guerras recentes O livramento de Jerusalém A batalha de Armagedão Israel e a gloriosa vinda do Rei Eterno

Promessas a Abraão (e a Isaac e a Jacob) Abraão não tinha descendentes. Mas YHWH promete-lhe: Génesis 15:5 – “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”. Também lhe disse que a sua descendência seria como a areia do mar ou o pó da terra – Gen. 32:12; 28:14. Nele seriam também benditas todas as famílias da terra (estas palavras já apontavam para a dispersão do povo de Israel pelos quatro cantos da terra). Dos seus lombos sairiam nações e reis – Gen. 17:6. É nesta relação entre Deus e o homem Abraão que se consolida e começa a ser visível o plano de separação e salvação de um povo santo – O Israel de Deus. P.: porque escolheu Deus este homem para, através dele, separar para Si um povo santo? R.: Gen.26:5 – “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”.

Promessas a Abraão (e a Isaac e a Jacob) As promessas feitas por YHWH a Abraão foram também confirmadas a Isaac e a Jacob por estes terem mantido a sua fidelidade ao Deus de seu pai, Abraão. Por Esaú ter rejeitado o seu direito de primogenitura, YHWH confirma a verdadeira descendência de Abraão através de Isaac: Romanos 9:7 “Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaac será chamada a tua descendência”. YHWH, O Deus fiel, passou das palavras aos actos, confirmando de forma ampla e categórica a Sua vontade, até aos dias de hoje ! Romanos 4:16-18. Nós, hoje, somos o exemplo vivo do cumprimento dessas promessas !

Promessas a Abraão (e a Isaac e a Jacob) De entre as promessas feitas por YHWH a Abraão, referimos uma que ainda não foi inteiramente cumprida até aos dias de hoje e que só será realizada após a vinda do Rei Eterno e do regresso dos filhos de Israel à terra dos pais – a ocupação da terra de Israel em toda a sua extensão. Ler em Génesis 15:18-21 (vidé mapa abaixo).

As dispersões de Israel Aos olhos dos homens, a maior parte da descendência genética de Abraão perdeu-se no mundo, pois esta nação tendo desobedecido aos preceitos de YHWH foi espalhada pelas nações gentias, cumprindo assim a vontade Daquele que disse a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Os acontecimentos mais marcantes foram: Nos anos 722-720 a.C. o Reino do Norte/Efraim (as 10 tribos perdidas) foi levado cativo pelos Assírios, vindo a perder a sua identidade como parte da nação de Israel – Jeremias 15:4. O Reino do Sul/Judá foi levado cativo para Babilónia em 586 a.C. pelo Rei Nabucodonosor (Babilónia), tendo uma pequena parte regressado 70 anos depois de terem cumprido o castigo de Deus. Após uma revolta, Jerusalém e o 2º Templo foram destruídos no ano 70 d.C. por Roma e grande parte levada cativa; nova revolta nos anos 132-135 d.C. levou a nova dispersão de Judá pelo mundo romano.

A restauração do Estado de Israel Porém, YHWH nunca se esqueceu das promessas feitas aos pais! São inúmeros os testemunhos da Sua Palavra, tanto em relação a esta nação como à Sua santa cidade, Jerusalém. Exemplos: Isaías 44:21 – “Lembra-te destas coisas, ó Jacob, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti”. Jeremias 31:35-37 – “Assim diz YHWH, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; YHWH dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz YHWH, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse YHWH: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz YHWH ”.

A restauração do Estado de Israel Isaías 41:8-9 – “Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacob, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei ”. Poderíamos acrescentar muitas mais passagens, tais como Êxodo 4:22; Deuteronómio 14:2; 30:3-5; Ezequiel 36:8-11. Não esqueçamos a palavra de YHWH dos Exércitos referindo-se a Sião (Jerusalém): Zacarias 2:8b – “Aquele que tocar em vós, toca na menina do Seu olho”. Ou, Salmo 137:5 – “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza”.

A restauração do Estado de Israel Ainda outros exemplos extraídos da Sua Palavra: Ezequiel 36:16-28 – “Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel”. Apocalipse 12:6 – “E a mulher [Israel] fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias ”. Como sabemos, profeticamente: 1 dia = 1 ano; logo, 1260 dias = 1260 anos. (Não esquecer que muitas profecias têm um sentido duplo. Há também quem interprete esta profecia assumindo o significado de “igreja” em relação à mulher a que se refere a profecia)

DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA: 14 DE MAIO DE 1948 A restauração do Estado de Israel Vemos o cumprimento desta profecia contada entre os anos de 688 d.C. (construção da “Cúpula da Rocha” no Monte do Templo – a abominação da desolação de que nos fala o profeta Daniel) e o ano de 1948 – renascimento do Estado de Israel: 688 + 1260 = 1948 !!! Deus não falta !!! DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA: 14 DE MAIO DE 1948 Amós 9:14-15 – “E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz YHWH teu Deus”. Que diremos então das pretensões dos povos inimigos de Israel de erradicar esta nação do mapa? Diremos: não conhecem YHWH!

A restauração do Estado de Israel Outra profecia que deve ser aqui referida tem a ver com o tempo em que os gentios iriam pisar Jerusalém: Apocalipse 11:2 – “e pisarão a cidade santa [Jerusalém] por quarenta e dois meses”. Quando se cumpriu? Exactamente entre o ano de 688 d.C. e o ano de 1967, terminando quando Jerusalém foi libertada no decurso da Guerra dos Seis Dias: 42 meses x 30,44 dias (*) = 1278,34 dias + 688,66 = 1967 d.C. Eis aqui a prova da fidelidade de YHWH !!! Esta será ainda mais evidente quando YHWH destruir os Seus inimigos!!! Lembremos 2.Pedro 3:9a – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”!!! (*) 1 ano solar = 365,24 dias : 12 meses = 30,44 dias

A restauração do Estado de Israel O povo de Judá esteve afastado da sua terra 1813 anos (entre 135 d.C., após 3 anos de guerra contra Roma, e o ano de 1948). Israel comemorou há pouco os seus 60 anos de existência como Estado independente. Depois de indescritíveis perseguições, roubo, morte e sofrimento, ao longo da História, que culminou com 6 milhões de judeus mortos na 2ª. G.G., o povo de Israel iniciou o movimento de regresso à terra dos patriarcas, particularmente desde o início do Séc. XX. Aos 14 Maio 1948, sob a égide das N.U., foi restabelecida a nação de Israel, cumprindo a profecia que está em Isaías 66:8-10a – “Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se -ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. Abriria eu a madre, e não geraria? diz YHWH; geraria eu, e fecharia a madre? diz o teu Deus. Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais”.

As guerras recentes Se bem que os dois capítulos seguintes também se refiram às Guerras que Israel travou com os povos árabes à sua volta, ou ainda terá de travar, vale a pena destacar: A guerra de libertação: Mai.48-Jul.49 e que teve início no dia a seguir à declaração de independência. Israel invadido por 5 estados árabes. A Campanha do Sinai de 1956. A guerra dos Seis Dias, Jun.1967 e reunificação de Jerusalém. A guerra do Yom Kippur, em 6.Out.1973 Os inúmeros e sucessivos actos de guerrilha e atentados suicidas movidos por grupos palestinianos e da Jihad islâmica ao longo de anos, e que ainda persistem nos dias de hoje. A terra conquistada tem sido devolvida a troco de uma paz que não chega nem irá chegar até que Cristo venha – Daniel 9:26. TODAS ESTAS GUERRAS FORAM MILAGROSAMENTE GANHAS COM A AJUDA DE YHWH!!! ISRAEL NÃO SUBSISTIRIA SE YHWH NÃO SE TIVESSE ALI MANIFESTADO.

O livramento de Jerusalém Como se não bastasse o renascimento da nação de Israel em 1948, com a aproximação da vinda do Senhor, também se cumpriu a profecia sobre o período em que “Jerusalém seria pisada pelos gentios” – Lucas 21:24. Apocalipse 11:2 – “E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses ”. Eis de novo os 1260 anos (42 meses). Foi neste átrio que os inimigos de Israel construíram a Cúpula da Rocha, no Monte do Templo. De 1948 a 1967 aos Israelitas estava vedado o acesso à parte velha da cidade de Jerusalém, sob o domínio Jordano. QUANDO SE CUMPRIU A PROFECIA? R: No ano de 1967, quando Israel reconquistou Jerusalém na “Guerra dos Seis Dias”, a “pedra de tropeço” das nações. Este é mais um sinal da proximidade do fim do governo do homem, do eminente regresso do Grande Rei e da redenção de Israel.

A batalha de Armagedão Os profetas e Yeshua falam-nos do período da tribulação dos últimos dias, os tais que, “se não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria”. Mas esses dias serão abreviados “por amor dos escolhidos”. A tribulação dos últimos dias aponta ainda para que as nações se congregarão à volta de Jerusalém para a destruir, mas serão elas e os seus exércitos que serão destruídos nos montes de Israel, porque a boca do Senhor o disse. Poderemos ler mais pormenores desse futuro acontecimento em Ezequiel 38 e 39. As nações islâmicas (e suas aliadas) virão contra Israel e contra a cidade santa de Deus mas ali serão destruídas. Ler: Sofonias 2:4-15; Isaías 17:1,12-14.

Israel e a gloriosa vinda do Rei Eterno Ezequiel 37:21-22 – “Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos”. Ezequiel 39:25 – “Portanto assim diz o Senhor YHWH: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacob, e me compadecerei de toda a casa de Israel; zelarei pelo meu santo nome”. SABEMOS QUE EM 1948 O REGRESSO DO POVO À TERRA PROMETIDA SÓ SE CUMPRIU EM PARTE. O REI YESHUA VIRÁ PARA DAR CONTINUIDADE AO QUE FALTA CUMPRIR NO PLANO DE YHWH.

Israel e a gloriosa vinda do Rei Eterno Jeremias 31:1 – “Naquele tempo, diz YHWH, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo”. Ezequiel 36:24, 27 – “E meu servo David será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis ”. COMPLETEMOS COM A LEITURA DA PASSAGEM QUE ESTÁ EM Ezequiel 37:23-28.

“ORA VEM SENHOR YESHUA” Israel e a gloriosa vinda do Rei Eterno RETENHAMOS UMA DAS GRANDES PROMESSAS DE YHWH DADAS A ISRAEL ATRAVÉS DO SEU PROFETA PARA OS DIAS DA SUA PRÓXIMA VINDA: OSÉIAS 6:2 – “Depois de dois dias [2000 anos] nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele [no Reino Milenar de Cristo]”. QUE ASSIM SEJA, AMÉM “ORA VEM SENHOR YESHUA”