Representação dos dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Informática
Advertisements

Introdução à Informática
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
Organização de Computadores
Arquitetura básica de um Computador
Sistemas computacionais
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Sistema Informatizado Hardware. Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores.
Aula 2 Armazenamento de dados
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Numeração Binária ESCOLA SENAI "ROBERTO SIMONSEN“ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES Matemática para Telecom – Aula 01  Usa somente Zero (0) e Um (1) para.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Profs.: Joseluce de Farias Cunha Roberto Medeiros de Faria Joseluce de Farias Cunha Roberto Medeiros de Faria Carga Horária: 60 h.
Arquitetura de Computadores Prof. Kleber Manrique Trevisani
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
Olá, professor(a)! A Educação tem sido cada vez mais influenciada pelas transformações ocorridas no mundo moderno e, com a chegada das Tecnologias da Informação.
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Outros sistemas de numeração
Soluções Básicas em informática
Sua função é a interconexão entre componentes
Ab ARQUITETURA E ORGANIZACAO
Márcio Soussa Estrutura de Dados Márcio Soussa
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
Comandos da Linguagem C
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Redes de Telecomunicações I
Memórias Memória RAM É a principal memória do computador.
Prof. Wellington Franco FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO - T02
Introdução à Informática
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Placas On-Board e Off-board Barramentos Fabricantes e Cd de Instalação
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Funções de um computador
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Representação da Informação
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
Sistemas de Numeração Bit, Byte e Palavra
Binário, Hexadecimal, Decimal
Organização de Computadores
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Organização básica de arquivos
Organização de Computadores
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
A UCP e suas conexões (barramentos)
Linguagem PASCAL Tipos Estruturados
PORTAS LÓGICAS Fábio Roberto Hack Fabrício Fujimura Matheus Mafra
Introdução à Programação INF Programação I
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
Professora: Helena Oliveira
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Lógica e Princípio de Sistemas Digitais
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIO, OCTAL, DECIMAL E HEXADECIMAL
Os Sistemas de Conversão
Registos Registos simples Banco de registos Registos de deslocamento
Introdução à Informática. IE – Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.
Transcrição da apresentação:

Representação dos dados Aula 04

Representação da Informação Como ponto inicial, considerem que o computador possui a capacidade de diferenciar entre dois estados, que podem ser tratados por ativado ou não-ativado, diferencial de potência, ou, em uma representação mais associada a ciência da computação, 0 e 1. Esse elemento e então combinado de diversas formas e, tal qual as letras de um alfabeto, forma palavras e expressões. A seguir discutiremos como esse elemento pode ser combinado e será apresentada a nomenclatura padrão.

Representação dos dados Bit BInary digiT componente básico da memória é a menor unidade de informação pode assumir dois valores ou sentidos 1 --> ligado (ON) ou 0 --> desligado (OFF) Byte Agrupamento de 8 bits Normalmente corresponde a um caractere: letra, dígito numérico, caractere de pontuação,... Com um byte é possível representar-se até 256 símbolos diferentes.

Representação dos dados O Bit é a representação de um dígito binário, ou seja, de um digito que pode assumir unicamente dois valores. A escolha do padrão binário tem bases tecnológicas e teóricas...

Representação dos dados A representação binária e mais facilmente representada em circuitos eletrônicos, dispositivos ópticos e magnéticos. A seleção de valor associa-se a expressões como: ativado/desativado e positivo/negativo. Outros sistemas, como o decimal, exigiriam da maquina uma capacidade discricionária superior, mais sensível a erros e complexa.

Bits O uso do padrão binário também permite um uso direto da álgebra de Boole ou logica booleana, que e a base das estruturas de controle que usamos em programas de computadores. Contudo, obviamente, a capacidade de expressão de um dígito binário e muito limitada. Pier

Bits No português, usamos o nosso alfabeto, concatenando as letras de forma a representar conceitos que possuem um entendimento compartilhado pela população. No caso dos bits, o computador, de forma semelhante, concatena dígitos binários de forma a representar conceitos que possam ser processados. O conjunto de 8 dígitos concatenados forma um Byte

Byte Como muitos padrões na indústria, o Byte foi adotado por uma indústria (IBM), e posteriormente foi adotado como padrão. Nos computadores antigos, os processadores trabalhavam com palavras de 8 bits. Esse conjunto era usado para representar caracteres, instruções de computadores e para trafegar dados em barramentos de hardware. Pier

Byte Ate hoje o padrão e usado para medir capacidade de armazenamento e para acesso a informação. Quando dizemos que um disco pode armazenar 1 GB, isto e abreviatura de Gigabytes. O mesmo se aplica a taxas de transferência de dados, I/O, etc.

Byte Observação: 1KB = 210 bytes = 1.024 bytes = 1.024 * 8 bits (kilobyte) 1MB = 2210 bytes = 1.048.576 bytes = 1.048.576 * 8 bits (megabyte) 1GB = 2310 bytes (megabyte) 1TB = 2410 bytes (terabyte) 1PB = 2510 bytes(petabyte)

Palavra Conjunto de bits que representa uma informação útil para os computadores. E um conceito relacionado ao tamanho da informação que trafega pelo I/O da CPU. Esta associada ao Processador da maquina: 8; 16; 32; 64 bits. Pier Taranti

Caractere Os caracteres são representados por conjuntos de bits, normalmente organizados em bytes. Encode: ASCII { 1 byte - ISO-8859-1 { 1 byte UTF-8- de 1 a 4 bytes UTF-16 - ........

Representação dos dados Códigos de representação de dados caractere é a unidade básica de armazenamento na maioria dos sistemas armazenamento de caracteres (letras, números e outros símbolos) é feito através de um esquema de codificação certos conjuntos de bits representam certos caracteres Bastante utilizados: ASCII, EBCDIC e UNICODE ASCII (American Standard Code for Information Interchange) Código utilizado pela maioria dos microcomputadores Unidades de Medida quantificar a memória principal do equipamento indicar a capacidade de armazenamento (disco, CD-ROM, fita, etc.)