A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Funcionalidades de um SGBD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Introdução aos Bancos de dados
Maurício Edgar Stivanello
SGBD.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Bacharelado em Ciência da Computação
Gerência de Banco de Dados 1
Gerência de Banco de Dados 1 Apresentação da Disciplina Profa. Sandra de Amo Bacharelado em Ciência Computação 2009 – 2.
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Linguagem de Banco de Dados - SQL
Grupo 5: Fernando Lourenço Pinho Costa Rafael de Souza Santos
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Arquitetura e Linguagens
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Modelagem de dados e representação da informação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Gerência de Banco de Dados 1
ACESSO A BASE DE DADOS.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Exercícios SGBD - CESPE
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros waelson.com.br “Está conosco o Senhor dos Exércitos”
Contexto da disciplina
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Cristina Paludo Santos URI – Campus de Santo Ângelo
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Banco de Dados I Objetivo:
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Banco de Dados e Internet
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale.
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
Banco de Dados Álvaro Vinícius de Souza Coêlho
Conceitos básicos Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
Projeto de Banco de Dados
Professor: Leandro Chernicharo.  Uma coleção de dados relacionados;  Dados  Fatos conhecidos que podem ser gravados e têm um significado implícito.
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Professora: Kelly de Paula Cunha
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

A área de banco de dados Cristina Paludo Santos – paludo@san.uri.br Cursos de Ciência da Computação/ Sistemas de Informação

Banco De Dados É uma área do conhecimento que agrega um conjunto de conceitos e técnicas para gerenciamento de dados. Envolve definir estruturas para armazenamento de dados e fornecer mecanismos para a manipulação de informações. Além disso, a área de Banco de Dados também se preocupa em garantir a segurança das informações armazenadas, apesar das falhas de sistema ou de tentativas de acesso não-autorizado. Se os dados precisarem ser compartilhados entre vários usuários, o sistema precisa evitar possíveis resultados anômalos. Esta é outra opção para um slide de Visão Geral usando transições.

Disciplinas: Banco de Dados I Laboratório de Banco de Dados 1 Banco de Dados I 2 Laboratório de Banco de Dados 3 Banco de Dados II

1 Banco de Dados I Compreende: Conhecer como as técnicas de gerenciamento de dados evoluíram ao longo do tempo e os fatos que impulsionaram o surgimento da tecnologia de banco de dados (Histórico); Conceber modelos de dados em diferentes níveis de abstração para representação dos dados a serem armazenados (Projeto de Banco de Dados); Entender a implicação da teoria das dependências funcionais na normalização dos dados com vistas a eliminação de redundância (Formas Normais); Conhecer linguagens formais para a realização de consultas em estruturas de dados relacionais (Álgebra Relacional e Cálculo Relacional);

2 Laboratório de Banco de Dados Compreende: Disciplina presente apenas no currículo do Curso de Sistemas de Informação. Compreende: Aulas práticas em laboratório; Conhecer e interagir com algumas ferramentas CASE para concepção dos diferentes modelos de dados envolvidos no Projeto de Banco de Dados (Dr. Case, Power Designer, Case Studio, dentre outras); Conhecer e utilizar a Linguagem SQL (Structured Query Language) – linguagem padrão para criação e manipulação de banco de dados relacional; Obs.: No curriculo do Curso de Ciência da Computação este conteúdo é trabalho na disciplina de Banco de Dados I

3 Banco de Dados II Compreende: Enquanto na disciplina de Banco de Dados I estuda-se os conceitos e técnicas que serão utilizadas pelo designer do BD para projetar estruturas adequadas para armazenamento de dados, em Banco de Dados II estuda-se a estrutura interna de um SGBD. Conhecer o funcionamento dos módulos que o compõem, bem como os diferentes protocolos implementados pelos diversos SGBDs permitirá ao administrador do BD configurá-lo de forma adequada visando melhorar a sua performance e, também, selecionar aquele que melhor atende as necessidades da aplicação. Compreende: Métodos utilizados em SGBDs para garantir a segurança dos dados (segurança de dados); Regras que podem ser associadas a banco de dados para garantir a integridade dos dados (restrições de integridade); Estrutura interna de um SGBD; Técnicas para recuperação de dados em caso de falhas implementadas pelos SGBDs (Recuperação de Falhas); Protocolos presentes nos SGBD responsáveis pelo controle de concorrência, quando os dados estão sendo utilizados em um ambiente multiusuário (Controle de Concorrência); Aumento a performance do BD através da otimização das consultas.

Tópicos em Banco de Dados: A partir da base obtida nas disciplinas de Banco de Dados I, Laboratório de Banco de Dados e Banco de Dados II, tópicos mais avançados na área de BD podem ser estudados em disciplinas eletivas dos currículos de CC e SI. O conteúdo de tais disciplinas poderia incluir, dentre outros tópicos: Banco de Dados Distribuídos Banco de Dados Paralelos Banco de Dados Temporais Banco de Dados Ativos Banco de Dados Multimídia Banco de Dados Geográficos Banco de Dados baseados em objetos e XML

Desafios em Pesquisas no Brasil na área de Banco de Dados (SBC 2006-2016): Novas técnicas e métodos de gerenciamento, extração de conteúdo de som e imagem, integração, indexação e recuperação de dados e informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos ; Modelagem de grandes volumes de dados multimídia, formas distintas de entrada e saída multimodal, algoritmos e estruturas para processamento otimizado de redução e consulta aos dados e informações e, atendimento a diferentes perfis e necessidades de aplicações e usuários; Estudos em modelos e mecanismos de conciliação e integração de dados altamente heterogêneos; Redução (abstração e sumarização) das massas de dados por meio de modelagem computacional; Armazenamento e recuperação de fatores inerentes à heterogeneidade na aquisição de dados tais como fatores temporais, culturais e tecnológicos. Formulação de modelos conceituais para especificar domínios ou gêneros envolvidos em aplicações de entretenimento digital, desenvolvimento de métodos e implementação de sistemas de manipulação de enredos de narrativas e seu uso experimental em aplicações diversas; etc.