Tecidos Muscular e Nervoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
Advertisements

1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
M3 Funcionamento do sistema hormonal CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
L2 O neurónio e a transmissão nervosa CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Sistema circulatório Carlos Fonseca Nº5 C.E.F. A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 55. Movimento.
Tecido Muscular. O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
A célula, unidade na constituição dos seres vivos
Sistema Muscular.
Sistemas de coordenação
Histologia do Tecido Muscular
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Sistema Neuro - Hormonal
Sistema Muscular.
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
TECIDO MUSCULAR Formado pelas células denominada miócitos ou fibras musculares. Capacidade de contração, geram movimentos do corpo. São classificado em.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Energia e Tipos de energia
Tecido nervoso.
Ciências Naturais – 9.o ano
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Variáveis nos Sistemas Biológicos:
SISTEMA CIRCULATÓRIO Página 122.
HISTOLOGIA Página 111.
TECIDO MUSCULAR.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Fisiopatologia dos Sistemas
Sistema Muscular.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
Sistema nervoso e integração.
TECIDO MUSCULAR SIMULADO DE HISTOLOGIA
Fisiologia humana II: coordenação nervosa e sentidos
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA MUSCULATURA DOS PEIXES
Excitação e Resposta Eletromagnética de Anéis Concêntricos Ressonantes
Histologia Humana.
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Músculos Características do Tecido Muscular:
Músculos Características do Tecido Muscular:
SISTEMA MUSCULAR E MOVIMENTO
Respiração celular.
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Muscular.
A biologia apresenta Anatomia e Fisiologia Humana Parte III.
Neurônios e células da glia
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Estudo dos tecidos.
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
Marcadores de lesão cardíaca
SISTEMA MUSCULAR Profa. Dra. Francine.
Transcrição da apresentação:

Tecidos Muscular e Nervoso

Tecido Muscular: tipos

TIPOS DE MÚSCULOS MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO - Células estriadas com um ou dois núcleos centrais, alongados e ramificados, unidos por discos intercalares; - Contração involuntária; - Forma o miocárdio (coração); - Função: Impulsiona o sangue pelo corpo.

MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO Células estriadas, longas, plurinucleadas; Contração voluntária, está ligado aos ossos(tendões) e outros órgãos; Funções: Movimentação e sustentação. MÚSCULO NÃO-ESTRIADO OU LISO Células alongadas, mononucleadas, sem estrias transversais; Contrai involuntariamente, forma a maioria dos órgãos. Funções: Contrai o útero e a bexiga; movimentos peristálticos; controla o fluxo de sangue nas artérias; responsável pelo arrepio.

TECIDO NERVOSO Sistema envolvido na coordenação e regulação das funções corporais. Célula:  neurônios  recepção e transmissão dos estímulos do meio externo e interior do corpo. Irritabilidade (excitabilidade ou responsividade) é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade. 

TECIDO NERVOSO Irritabilidade (excitabilidade ou responsividade) é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade. 

Irritabilidade (excitabilidade ou responsividade) é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade.