INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Advertisements

Termografia Infravermelho
Técnicas de infravermelhos
Termômetro de infravermelho digital
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Emissão de radiação IV – algumas aplicações. Todos os corpos emitem Potência emitida = f (temperatura) Sensores Câmaras Termómetros.
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR DIESEL.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 9.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 10.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Aula 1 – Introdução a Transferência de Calor Prof. MSc. Rodrigo Bacarin.
Ciências da Natureza e suas
CALOR E SUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO
OBF ª Fase 11/maio, quinta, às 17h no Santa Serão 20 testes
FENOMENOS DE TRANSPORTE
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Medidores de Temperatura
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
Sensores de Velocidade Relativa Sólido / Fluido
Meios Físicos de Transmissão
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
TERMOLOGIA - TERMOMETRIA
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Estudando para o Enem de forma invertida
Soldagem por Fricção Hélio Padilha.
Automação e Controle AUTOMAÇÃO E CONTROLE Professor Miguel Neto.
Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
Medidores de Vazão.
ENERGIA GEOTÉRMICA CONCEITO VANTAGENS DESVANTAGENS FUNCIONAMENTO
Satélites e Sistemas Sensores (órbitas das plataformas espaciais)
Sistemas de entrada e saída. Aplicações
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
Decifrando a Cozinha Científicamente
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
Ciências da Natureza e suas
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
Atividades 1: Alimentação
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Iluminação de Emergência
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
DILATOMETRIA 1 TERMOLOGIA Professor Antenor Araújo
Organização dos grupos de CTSA
Sistemas de Processamento de imagens de Sensoriamento remoto
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
A energia geotérmica em Portugal
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Medidores de Temperatura
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Institutos Lactec, Eletronorte Brasil - ELN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Instrumentos e Aplicações - II
Processos de Transmissão de Calor. Aquecedor Solar de Água  Você sabe o que é um aquecedor solar?  Não confunda com sistema de energia solar!
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Temperatura e Calor.
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira PIRÔMETRO INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira

Índice Introdução Princípio de Funcionamento Características Vantagens / Desvantagens Aplicações Referências Bibliográficas

Introdução Um termômetro infravermelho (também denominado de pirômetro óptico) é um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus Celsius. Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.

Princípio de Funcionamento Espectro Eletromagnético

Princípio de Funcionamento A faixa IV localiza-se entre a porção visível do espectro e as ondas de rádio. O espectro IV estende-se de 0,7 a 1000 micra. Somente a banda de 0,7 a 14 micra é usada para a medição de temperatura.

Princípio de Funcionamento Pelo fato de qualquer objeto (com exceção dos corpos negros) emitir uma quantidade ótima de energia em um ponto específico da banda IV, cada processo pode requerer modelos de sensores com ópticas e tipos de detectores específicos.

Princípio de Funcionamento Cada material a ser medido apresenta uma resposta espectral própria (emissividade). Temperaturas baixas (< 500ºC) apresentam radiação IV na área não visível, porém a partir de 600ºC a radiação IV começa a entrar no espectro visível. Emissividade é o termo usado para quantificar as características de emissão de energia de diferentes materiais e superfícies. Por exemplo, um sensor com uma resposta espectral de 3,43 micra é otimizado para medir a temperatura superficial de polietileno e derivados. Um sensor de 5 micra é usado para medir a superfície do vidro e um sensor de 1 micron, para metais e lâminas metálicas.

Princípio de Funcionamento Um objeto reflete, transmite e emite energia. Somente a energia emitida interessa para a medição de temperatura. A emissividade caracteriza o percentual de energia que é emitido pela superfície. É a energia emitida, corrigida de acordo com a emissividade do material, que indica a temperatura do objeto.

Princípio de Funcionamento Portanto, para uma medição correta, torna-se necessário conhecer o material a ser medido para o ajuste manual no equipamento da emissividade, que, normalmente, varia entre 0,1 e 1 micra. A energia emitida pelo objeto atinge o sistema óptico do instrumento, que conduz a energia para um ou mais detectores fotossensíveis. O detector converte a energia IV em um sinal elétrico que, por sua vez é convertido em um valor de temperatura, que se baseia na equação de calibração do sensor e na emissividade do alvo.

Características Medição de temperaturas de -32ºC até 3000ºC Erro do equipamento de 1% ou 2%

Vantagens / Desvantagens Medição à distância Vasto Range Rapidez Desvantagens Custo elevado Necessita conhecer emissividade do corpo

Aplicações Segurança o Localização de incêndios o Materiais perigosos o Defeito em transformadores o Busca e resgate o Foco de calor em Cinzas (durante o rescaldo) o Manutenção de equipamentos Alimentos o Temperaturas nas áreas de armazenamento e serviço o Temperaturas de refrigeração, cozimento e lavadoras o Transporte de alimentos Processos de fabricação o Metais e tratamento térmico o Impressão, papel e recuperação de cal o Vidro o Cura e secagem de pinturas o Alimentos

Aplicações Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (HVAC/R) o Vazamento de dutos o Termostatos o Temperatura ambiente o Sistemas de distribuição de vapor o Linhas de compressores o Balanceamento de temperatura Manutenção de Fábricas e Instalações o Manutenção preventiva e preditiva o Auditorias de energia o Programas de manutenção de veículos e frotas o Conexões elétricas o Áreas classificadas o Motores, bombas e mancais Transporte terrestre e aéreo o Falhas de cilindros o Sistemas de refrigeração de motores o Sistemas de aquecimento/ar condicionado o Freios e mancais o Conversores catalíticos o Sistemas hidráulicos

Referência Bibliográficas http://www.help-temperatura.com.br/html/interesse/tr_port.html http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=pir%F4metro&id=2300 http://www.deq.ufpe.br/disciplinas/LEQ/vol1_instrum.pdf http://www.infratemp.com.br/tecnologia/Apostila_TermometriaIV.pdf http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgi-bin/PRG_0599.EXE/5464_4.PDF?NrOcoSis=14505&CdLinPrg=pt