A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA"— Transcrição da apresentação:

1 ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

2 ÓPTICA MOVIMENTO DE ONDA

3 ÓPTICA CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS Quanto a natureza
a) Ondas Mecânicas: São as ondas que necessitam do meio material para se propagar. Ex.: Ondas na água,som,etc. b) Ondas Eletromagnéticas: São as ondas que não necessitam do meio material , podendo se propagar também pelo vácuo. Ex.: Ondas de rádio,luz,etc. Quanto a direção de propagação a) Unidimencionais: São as ondas que se propagam numa única direção. Ex.: Ondas na corda

4 ÓPTICA b) Bidimencionais: São ondas que se propagam num plano.
Ex.: Ondas num lago. c) Tridimencionais : São as ondas que se propagam em todas as direções. Ex.: Luz A parte mais elevada da onda denomina-se crista e a parte mais rebaixada vale. Denomina-se período ( T ) ao tempo necessário para que duas cristas consecutivas passem pelo mesmo ponto.

5 ÓPTICA PERÍODO DA ONDA

6 ÓPTICA Chama-se frequência ( f ) ao número de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto em cada unidade de tempo, ou , ainda , ao número de vezes em que a fonte executa uma perturbação completa por unidade de tempo. Entre a frequência e o periodo vale a relação: Chama-se comprimento de onda ( l ) a distância entre duas cristas , ou dois vales consecutivos .

7 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
ÓPTICA ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO Ao conjunto de ondas eletromagnéticas denomina-se Espectro Eletromagnético, que consiste numa enorme faixa de frequências de radiação eletromagnética.

8 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
ÓPTICA ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO 104 105 106 107 108 109 1010 1011 1012 1013 1014 1015 1016 1017 1018 1019 freqüência em ciclos por segundo região ÓPTICA microondas faixa de tv ondas curtas faixa de radiodifusão ondas de rádio luz visível raios X gama

9 Características da Luz Visível
ÓPTICA O que se chama luz, portanto, é uma parte desse espectro. Características da Luz Visível COR COMPR. ONDA(nm) FREQÜÊNCIA(1012 Hz) Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta

10 ÓPTICA LUZ É uma onda eletromagnética, assim como, as ondas de rádio, de radar, microondas e os raios X. A velocidade no vácuo é aproximadamente km/s. É formada por dois campos, elétrico e magnético, que são perpendiculares entre si, e perpendiculares à direção de propagação.

11 ÓPTICA Luz A distinção entre as ondas eletromagnéticas se faz, pela freqüência ou pelo comprimento de onda. A equação que relaciona a freqüência (f), comprimento de onda (l) e a velocidade da onda (V) é:

12 ÓPTICA Luz Quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda.
A luz é uma onda eletromagnética de alta freqüência e pequeno comprimento de onda. A luz é apenas uma pequena parte do espectro eletromagnético, e possui comprimento de onda que varia entre 0,38 mm e 0,75 mm.

13 ÓPTICA Luz Os sistemas ópticos atuais, utilizam luz infravermelho, entre 0,8 mm e 1,5 mm, pois a propagação de luz infravermelho na fibra ótica é mais eficiente do que a luz visível por sofrer menor atenuação. Três janelas são as mais usadas: 0,85 mm, 1,3 nm e 1,55 nm. (respectivamente 1º, 2º e 3º janela). Janela é o termo utilizado para se referir às faixas de comprimento de onda.

14 ÓPTICA Refração A velocidade da luz (c) no vácuo é constante e aproximadamente igual a km/s. Em outros meios, sólidos ou líquidos, a luz se propaga com velocidade inferior. A variação da velocidade da luz ao passar de um meio para outro é chamada de refração. O parâmetro óptico que caracteriza qualquer meio transparente é o índice de refração.


Carregar ppt "ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google