Corrente elétrica e diferença de potencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circuitos elétricos Corrente elétrica - movimento orientado de portadores de carga elétrica por ação de forças elétricas. Os portadores de carga podem.
Advertisements

ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA
1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor
Conceitos introdutórios
Fonte: aiq.com.br GRANDEZAS ELÉTRICAS.
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Fundamentos de Eletricidade
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
ELETRODINÂMICA.
1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura.
Efeito Joule 10º ano.
Transferência de energia como calor
Temperatura e equilíbrio térmico
Sistema 10º ano [Imagem: psi.wikia.com].
Radiação e irradiância
Campo magnético 11º ano [Imagem: helderfilipov.wordpress.com]
Interações fundamentais na Natureza
Hidrodinâmica 12º ano.
Convecção 10º ano [Imagem: Live Science].
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Resistência elétrica 10º ano.
Professor Caio Gomes – Aula 2
ELETRODINÂMICA Corrente Elétrica; Resistência Elétrica;
Efeito das forças sobre a velocidade
Queda e lançamento vertical sem resistência do ar
Deslocamento e distância percorrida
Planos horizontais e planos inclinados
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
INTRODUÇÃO À ELETRODINÂMICA
Aceleração 11º ano [Imagem: mirror.co.uk].
Geradores de corrente contínua
Corrente contínua e corrente alternada
Condutividade térmica
Efeito fotoelétrico 12º ano.
Energia de ligação nuclear
Lei de Coulomb 12º ano [Imagem: fineartamerica.com]
2ª Lei da Termodinâmica 10º ano [Imagem: mehmetaslan.deviantart.com]
Indução Eletromagnética
Conservação da energia mecânica
Reflexão, transmissão e absorção
Condutor em equilíbrio eletrostático
Eletromagnetismo Campo elétrico e campo magnético
Energia mecânica 10º ano.
Campo gravítico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Ação de campos magnéticos e elétricos sobre cargas
Movimentos sob a ação de uma força constante
Conservação da energia mecânica
Eletricidade e Magnetismo
Forças conservativas e não conservativas
Sistema mecânico Miguel Neta, fevereiro de 2019
Efeito Joule Miguel Neta, abril de 2019.
Geradores de corrente contínua
Corrente contínua e corrente alternada
Miguel Neta, dezembro de 2018
Corrente elétrica e diferença de potencial
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
Energia mecânica Miguel Neta, fevereiro de 2019.
Energia de ligação nuclear
TOP 10 - DINÂMICO FÍSICA MÓDULO 4.
1ª Lei da Termodinâmica Miguel Neta, maio de 2019
Energia interna Miguel Neta, fevereiro de 2019
Entalpias de transformação
Coletor solar Miguel Neta, maio de 2019 [Imagem:
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
. ..
CAMPO ELÉTRICA Prof. Rangel Martins Nunes Abril de 2019.
Ação de campos magnéticos sobre cargas
2ª Lei da Termodinâmica Miguel Neta, maio de 2019
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano [Imagem: Miguel Neta]

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Circuito elétrico Um circuito elétrico é um conjunto de componentes elétricos ligados entre si.

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Símbolos de componentes elétricos [Símbolos de componentes elétricos]

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Existe corrente elétrica sempre que ocorre um movimento ordenado de partículas com carga elétrica. [Metalic conductor Model] [Imagem: electronics gurukulam]

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Carga elétrica A carga elétrica é uma propriedade de partículas da matéria. A unidade SI da carga elétrica é o coulomb, C.

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Força elétrica Entre cargas elétricas existe uma força elétrica, que é uma grandeza vetorial. As forças podem ser atrativas ou repulsivas.

Eletrões atravessando um fio Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Movimentos de cargas No caso dos condutores metálicos, são os eletrões livres do metal que conduzem a carga. Como apenas os eletrões têm capacidade de mobilidade, são estes (cargas negativas) que originam a corrente elétrica. Não há corrente elétrica Há corrente elétrica Eletrões atravessando um fio Ião carregado positivamente Eletrões deslocalizados

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Movimentos de cargas Numa solução ocorrem movimentações de cargas positivas e cargas negativas, mas em sentidos diferentes (as cargas positivas no sentido do polo negativo e as cargas negativas no sentido contrário, o do polo positivo). Iões em solução aquosa

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Movimentos de cargas Também há corrente elétrica em gases. Para que os gases numa ampola possam conduzir corrente elétrica são necessárias algumas condições (pressão, diferença de potencial, distância entre os terminais metálicos…).

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica Eletrão Descoberto em 1897, por Thomson. A sua carga foi determinada 12 anos depois, por Millikan. e = -1,602 x 10-19 C É uma partícula elementar. A sua carga também é elementar. Na natureza, as cargas são múltiplas da carga do eletrão! [a carga dos quarks não é elementar!] Joseph John Thomson (1856-1940)

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica (𝑰) A corrente elétrica, 𝐼, num condutor representa o fluxo de cargas elétricas que atravessam uma secção desse condutor, e é calculada pela expressão: 𝐼= 𝑄 ∆𝑡 em que: 𝐼 – corrente elétrica (ampere, A) 𝑄 – carga elétrica que percorre esse condutor (coulomb, C) ∆𝑡 – intervalo de tempo (segundo, s) A unidade SI da corrente é o ampere (A). Uma corrente de 1 A corresponde à passagem da carga de 1 C, em cada segundo, numa secção de um condutor. A velocidade da corrente elétrica num condutor metálico e de cerca de 1 mm s-1.

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica (𝑰) Amperímetro A corrente num circuito, ou de parte deste, pode ser medida com um amperímetro. Símbolo deste aparelho: O amperímetro tem que ser montado em série, com a parte do circuito onde se quer realizar a medição.

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Corrente elétrica (𝑰) Sentidos da corrente elétrica O sentido convencional definido para a corrente elétrica é do polo positivo (+) para o polo negativo (-). [o sentido real é do polo negativo (-) para o polo positivo (+)] [o sentido convencional foi definido antes de se descobrir o eletrão]

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Diferença de potencial (𝑼) Para que cargas elétricas sejam deslocadas é necessário que seja aplicada uma força: força elétrica! A energia necessária para provocar esse deslocamento é equivalente a um trabalho: 𝑊 𝐹 𝑒 = 𝐹 𝑒 ∆𝑟 𝐹 𝑒 ∆ 𝑟

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Diferença de potencial (𝑼) A diferença de potencial, d.d.p., (ou tensão elétrica), 𝑼, corresponde à energia fornecida ao condutor, sob a forma de trabalho, por unidade de carga deslocada: 𝑈= 𝑊 𝐹 𝑒 𝑄 em que: 𝑈 – diferença de potencial (volt, V) 𝑊 𝐹 𝑒 – energia transferida sob a forma de trabalho (joule, J) 𝑄 – carga elétrica (coulomb, C) A unidade SI da corrente é o volt (V). Existe uma diferença de potencial de 1 V entre dois pontos de um circuito quando é utilizada a energia de 1 J para mover a carga de 1 C entre esses dois pontos.

Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Diferença de potencial (𝑼) Voltímetro A diferença de potencial entre dois pontos de um circuito pode ser medida com um voltímetro. Símbolo deste aparelho: O voltímetro tem que ser montado em paralelo, com a parte do circuito onde se quer realizar a medição.

Miguel Neta, dezembro de 2017. Corrente elétrica e diferença de potencial 10º ano Bibliografia C. Rodrigues, C. Santos, L. Miguelote, P. Santos, Física 10, Areal Editores, Porto, 2015. M. Alonso, E. J. Finn, Física, Escolar Editora, 2012, Lisboa. Ligações Símbolos de componentes elétricos, consultado em 22/10/2017 Metalic conductor Model, consultado em 22/10/2017. Miguel Neta, dezembro de 2017.