CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinde Espírito Santo Recordamos o "Dom" do Espírito Santo e o final do tempo pascal. A festa de Pentecostes já existia no Antigo Testamento. O Pentecostes.
Advertisements

BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
Tema: Juventude e Misericórdia Lema: “Quem pratica a misericórdia faça-o com alegria” (Rm. 12.8).
A Liturgia de hoje convida-nos a celebrar a COMPAIXÃO do Bom Pastor, ao conduzir o seu rebanho... Na 1.ª Leitura, Jeremias condena os governantes do.
vida plena para todos Urgências na Evangelização
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
Pastoral Vocacional Congregação das Servas de Maria do Brasil.
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
“Sede Santos” 1.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
"Preparai o caminho...".
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
“Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como
"Tenho os olhos sempre fitos no Senhor
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
«Não amemos com palavras, mas com obras»
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Renovação Carismática Católica do Brasil
Terceira Parte.
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
Vós sois todos irmãos Mt 23,8
Não vemos as coisas como são.
“Vós sois todos irmãos”
AGIR.
SEMINÁRIO CF DE FEVEREIRO DE 2018 Oração Inicial.
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
2013 – ANO DA FÉ COMPROMISSO JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
no deserto, também o Filho do
ORAÇÃO CF 2018 Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018
Não vemos as coisas como são.
3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Deus, "Pai das Misericórdias"
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
PREPARAR A CATEQUESE.
Batismo de Jesus.
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Pela vida e trabalho dos Educadores Sociais Cristãos
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Com Jesus, Maria e José.
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Batismo de Jesus.
Karl Deutsch, Política e governo
Coerência e Testemunho
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
Fé e Política "A justiça de Deus se revela nos conduzindo de uma fé não ligada à justiça para uma fé que leva à justiça. Como está escrito: Quem é justo.
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
Padre Kelder José Brandão
Nossa Oração.
FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ore em uma só voz: Para unir em oração os cristãos ao redor do mundo, nós pedimos a todos que, além dos alvos de oração, usem a “Oração pelo mundo” em.
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
Definir as Ações Missionárias
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
EMRC.
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Transcrição da apresentação:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA TEMA ECC – SÃO JOSÉ LEMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA

Fraternidade e superação da Violência De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a violência se caracteriza pelo uso intencional da força contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo de pessoas, de modo a resultar em dano físico, sexual, psicológico ou morte.

OBJETIVO GERAL Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Anunciar a Boa-Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal; 2) Analisar as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira; 3) Identificar o alcance da violência, nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação, a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça, em sintonia com o Ensino Social da Igreja;

4) Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão; 5) Identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas para superação da desigualdade social e da violência; 6) Estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência;

7) Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.

A FAMÍLIA EM FOCO DIANTE DA VIOLÊNCIA Experiência de fraternidade (amor e perdão) POSITIVO Experiência de filiação (mesmo Pai e Mãe) Experiência de Partilha (sem competição) Injustiças (preferências - bullyng) NEGATIVO Violência doméstica (às crianças, à mulher) Miséria, drogas, separações

COMO AGIR PARA CULTURA DA PAZ RESTAURAR A FAMÍLIA NOS MOLDES CRISTÃOS (Toda transformação do mundo passa pela Família) PARA PESSOA (Como filha de Deus) TRÊS OLHARES PARA SOCIEDADE FAMILIAR (Como imagem de Deus/Igreja doméstica) PARA IGREJA COMUNIDADE (Como federação de Igrejas domésticas) ATRAVÉS DE 3 ATITUDES ESCUTA ACOLHIMENTO CATEQUESE PERMANENTE

SINAIS DE ESPERANÇA 1. FORMAÇÃO PERMANENTE DAS FAMÍLIAS (Movimentos familiares: PASTORAL FAMILIAR, ECC , CURSILHO, EC, BOM PASTOR ...) 2. CATECUMENATO ((IVC) Iniciação à Vida Cristã – Catequese continuada) 3. CUIDADO COM OS ADOLESCENTES E JOVENS (Pastoral juvenil, ONDA, CLJ, EMAÚS ...

RESPEITO E NÃO AGRESSÃO: POR ONDE COMEÇAR? RESPEITO E NÃO AGRESSÃO: 1º A SI MESMO 2º AO OUTRO EM PARTICULAR 3ª À FAMÍLIA EM GERAL 4º À SOCIEDADE COMO UM TODO

CONCLUSÕES 1. A CF abordando a realidade nos provoca a sermos construtores da paz e gestores de fraternidade 2. Superar a violência é tarefa de todo cristão, pois recebemos o mandamento do amor como vocação e missão 3. Fomos em Cristo adotados como filhos e filhas, recebemos a dignidade filial (Gl 4,5) 4. Superaremos a violência quando formos tomados pela paternidade de Deus e pela filiação em Jesus. Em Cristo, somos todos irmãos!

cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém! ORAÇÃO Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém!

BOA NOITE FAMÍLIA, FONTE DA VIDA E BERÇO DA FÉ (João Paulo II)