A formação da globalização econômica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Blocos Econômicos.
Advertisements

O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Venha fazer uma viajem no séc.XX Um balanço das transformações nosso tempo.
O MUNDO PÓS GUERRA-FRIA A nova ordem mundial Prof. Gerson Diniz Lima 2ª Série EM.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Ordem da Guerra Fria Aula 6 Geografia Geral 1. Guerra Fria Socialização da Europa: Bulgária e Romênia Polônia e Hungria Tchecoslováquia.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Profº Ricardo Balistiero TAXA DE INVESTIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL – PAÍSES SELECIONADOS PaísInvest/PIBParticip. - PIB Mundial China39,97 %7,1%
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
OMC – O INÍCIO Grande Depressão
Processo de Integração da Europa Ocidental
O que é uma ordem internacional (mundial)?
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Venha fazer uma viajem no séc.XX
Setor Terciário da Economia
Venha fazer uma viajem no séc.XX
Nova Ordem Mundial.
PAÍS EXPORTADOR DE PESO
Universidades Públicas Federais: Dilemas e Perspectivas
Prof. Cisso Comércio.
UNIÃO EUROPÉIA.
História Econômica Geral
Aula 18: A Grande depressão e o sistema monetário internacional
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
NOVA ORDEM INTERNACIONAL
MÓDULO 20 O Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio)
Comércio Exterior - conceitos
MERCOSUL.
A Hegemonia Americana Fernando Santos.
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
Trabalho de Geografia 8ªB
8º Ano.
As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra O Tratado de Versalhes, o novo mapa político da Europa e a criação da SDN.
G-20.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
A persistência de duas Europas
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
GUERRA FRIA.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Teoria da Integração Econômica
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Mercosul e a Venezuela Mercosul é um bloco econômico que possui uma área de livre comércio, assim como um mercado comum entre a Argentina, Paraguai, Uruguai.
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Inserção de Portugal em diferentes espaços
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Blocos Econômicos.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO 9 º ANO. AGENTES DA GLOBALIZAÇÃO ESTADOS NACIONAIS INDIVÍDUOS EMPRESAS TRANSNACIONAIS MÍDIA CIDADES GLOBAIS ÓRGÃOS MULTILATERAIS.
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Reconstrução e política de blocos
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
OCEANIA Austrália – Nova Zelândia. Novíssimo Mundo Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Colonização européia.
Transcrição da apresentação:

A formação da globalização econômica.

A integração e a interdependência no mundo pós Guerra. Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Finalidade de Facilitar o comércio entre os países membros. Adotar redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias Buscar soluções em comum para problemas comerciais.

Blocos econômicos (Exp) - UNIÃO EUROPEIA (1992) Formado por 28 Estados-membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Mercado Comum do Sul (1991) Formado por 5 Estados- membros:  Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. (suspensa)

As fronteiras dentro dos blocos desapareceram? Eventos recentes como a crise econômica na Grécia (2009), Brexit na Inglaterra (2016) e referendo na Catalunha (2017). Colocam uma questão fundamental: os Estados nacionais vão desaparecer ou será o fim da União Européia?

Globalização econômica Integração ou interdependência? Integração: aumento das ligações econômicas, sociais, políticas e culturais entre os países. Interdependência: reconhecer que os acontecimentos econômicos, sociais, etc, de um pais afetam os demais.

Globalização econômica Quando a globalização começou? Para o geógrafo brasileiro Milton Santos (1926-2001), começou com as grandes navegações e a circulação das mercadorias. Para o sociólogo brasileiro Octávio Ianni (1926-2004), começou com o final da Segunda Guerra Mundial.

Quem ganhou com a globalização? Acordo de Bretton Woods (1944). Abertura da economia Adoção do dólar como lastro da economia global no lugar do ouro. Criação das instituições BIRD, FMI , GATT e OMC. Tais eventos colocaram de vez os Estados Unidos da América como líder da economia mundial.

Leitura sociológica! Após a Segunda Guerra, o Capital passou a perder seu caráter nacional. O seu domínio se tornava o maior da história da humanidade. Nascia o conceito de nações centrais e periféricas.

A dominação econômica mundial dos Estado Unidos. Começo da Guerra Fria. Mercado Livre e Economia Planificada. Adoção do dólar como lastro da economia mundial (1944). Reserva de Mercado Câmbio flutuante. Déficits e Superávits.

A dominação econômica mundial dos Estado Unidos. O Plano Marshall tinha como principal objetivo ajudar os países destruídos durante a II Guerra (Fazer frente ao crescimento da URSS). Como resultado houve um grande crescimento econômico, 5% na média européia e 10% na média japonesa. Essas políticas serviram para consolidar o domínio econômico americano.

A dominação econômica mundial dos Estado Unidos. O Plano Marshall tinha como principal objetivo ajudar os países destruídos durante a II Guerra (Fazer frente ao crescimento da URSS). Como resultado houve um grande crescimento econômico, 5% na média européia e 10% na média japonesa. Essas políticas serviram para consolidar o domínio econômico americano.

A dominação econômica mundial dos Estado Unidos. Em síntese o poder econômico estava assentado sobre dois pilares, o Militar e o Econômico. Só na década de 1970 com o crescente déficits da economia americana que esse cenário começa a mudar. Nixon começa uma desvalorização do dólar diante de outras moedas. Taxação a produtos estrangeiros importados pelos EUA.

A dominação econômica mundial dos Estado Unidos. Passou a valer a lei da oferta e da procura.

Causas do atual cenário econômico global. As mudanças no sistema de produção, fordismo para o toyotismo. Crises do petróleo 1973 e 1979. Desvalorização do dólar 1971. Desregulamentação da circulação de dinheiro no mundo. Criação de um novo modelo político econômico, Neoliberalismo.