A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colonização do Império português
Advertisements

Geografia – Profº Renan
Estrutura político-administrativa da Colônia
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele.
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
As Guianas no contexto da Amazônia entre os séculos XVI e XIX As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre a formação das fronteiras.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
O cultivo da cana e a produção do açúcar.  Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para outra.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Colonização Portuguesa
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
Formação do espaço geográfico brasileiro
AMÉRICA PORTUGUESA: GUERRA E AGITAÇÃO
Estados Unidos:da colonização a indepedência
A Colonização da América Portuguesa
Módulo 37 – Os tipos de mercantilismo
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
Apogeu e declínio da influência europeia
Preparatório EsPCEx História Geral
Colonização da América portuguesa
Imperialismo e Neocolonialismo
Rota Atlântica ou da Prata
Expansão Marítima.
Conquista e exploração da América
MUITAS PERDAS PARA ALGUNS, MUITOS GANHOS PARA OUTROS
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Comércio à escala mundial
O Império Português do Oriente
A sociedade colonial na América Portuguesa
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
AMÉRICA PORTUGUESA E A ECONOMIA DO AÇÚCAR.
Preparatório EsPCEx História Geral
PORTUGAL E A EXPANSÃO MARÍTIMA
Expansão Europeia O Império Português.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
2.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
História Sociedade & Cidadania Alfredo Boulos Jr.
O Brasil dentro do Antigo Sistema Colonial
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
O trabalho nas minas Capítulo 8.
A literatura de Informação
Expansão Marítima Espanhola
Expansão marítimo e comercial européia
Colonizações inglesa e francesa na américa
COLONIZAÇÃO E ECONOMIA
Mercantilismo Profª Maiara Alves.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
Ciclo da Cana-de-Açúcar
COMPLEXO AÇUCAREIRO: A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
Linhas gerais da economia colonial
Colonização Portuguesa Principais Características a) Aculturação/genocídio/aliança com os indígenas; b) Economia: extrativismo/agricultura; c) Sociedade.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
A Europa vivia um período de seguidas Crises durante a Idade Média séc.XIV: Cruzadas, Peste negra, fome, Guerra dos Cem anos ).
Transcrição da apresentação:

A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA História 2.a Série - aula 2

AMÉRICA PORTUGUESA OU BRASIL? O Brasil já foi chamado de Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. A expressão Terra do Brasil tem origem no comércio do pau-brasil, que os portugueses exploravam no século XVI. Foi essa expressão que prevaleceu. O Brasil do período colonial era muito diferente do atual. Não havia um sentimento de nacionalidade nos moradores, e o território era bem menor. É por essa razão que muitos historiadores, a exemplo de Fernando Novais, questionam a expressão “Brasil colônia”. Para eles, a expressão América portuguesa é a mais apropriada.

O ENCONTRO ENTRE DOIS MUNDOS

O ENCONTRO ENTRE DOIS MUNDOS Os primeiros contatos entre portugueses e nativos americanos, ocorridos entre o final do século XV e o início do século XVI, foram relativamente pacíficos, apesar do estranhamento causado pelas diferenças entre ambos em relação ao aspecto físico e aos costumes. Os exploradores portugueses não encontraram ouro ou pedras preciosas em suas primeiras incursões à América. Por essa razão, a Coroa procurou garantir seus domínios no Oriente, principalmente das lucrativas rotas de comércio nas Índias.

A EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL O primeiro produto explorado pelos portugueses em terras americanas foi o pau-brasil. Sua exploração foi declarada monopólio da Coroa, que a transferia a comerciantes portugueses em troca de pagamento de taxas.

A EXTRAÇÃO DO PAU-BRASIL O pau-brasil era adquirido por meio do escambo, uma relação comercial simples pela qual os portugueses forneciam produtos aos indígenas em troca do seu trabalho na extração do pau-brasil. Os indígenas cortavam a madeira e a transportavam até as caravelas portuguesas.

A COROA DECIDE COLONIZAR A AMÉRICA A presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. Para garantir a posse e a defesa da colônia, fortes e feitorias foram construídos em vários pontos do litoral. Outro fato que acelerou o processo de colonização do Brasil foi a perda do monopólio do comércio das especiarias orientais por parte da Coroa portuguesa para holandeses e espanhóis. A ocupação do território garantiria não só a defesa da colônia, mas também a exploração de riquezas que compensariam a diminuição dos lucros no Oriente. Os portugueses tinham desenvolvido, nas ilhas atlânticas, o cultivo da cana-de-açúcar. Essa lavoura oferecia bons lucros, pois o açúcar era muito valorizado pelas elites europeias daquela época. O litoral nordestino oferecia as condições ideias para o cultivo da cana: clima quente e úmido e a presença do solo de massapê. Assim, a partir de meados do século XVI, o açúcar tornou-se o principal produto de exportação da América portuguesa.

MUDANÇAS NA RELAÇÃO COM OS INDÍGENAS As relações entre portugueses e indígenas continuaram pacíficas mesmo com a exploração do pau-brasil. Os conflitos ocasionais com os indígenas estavam relacionados às alianças que estes estabeleciam nas guerras entre portugueses e franceses. Porém, as tensões tornaram-se inevitáveis quando os portugueses começaram a escravizar os nativos, obrigando-os a abandonar suas tribos e a trabalhar em certas atividades, sobretudo na lavoura de cana-de-açúcar. A guerra entre conquistadores e nativos, conhecida como guerra justa, tornou-se uma prática frequente. No século XVII, muitas populações nativas já haviam sido praticamente dizimadas. As que sobreviveram se insolaram no interior do território ou foram submetidas ao domínio europeu.

Capitanias Hereditárias