Criando aplicações WEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

Estruturas de Controle
Tecnologia de Programação BD em.Net: Conexão com SQL Server 1º Semestre 2009 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Sistemas de Informação Redes de Computadores
PHP - MySQL © Ana Lucas– 2007versão 1.0 Funções PHP para Interagir com o MySQL.
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Introdução a JDBC Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Aula R Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Aula 7 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Curso básico de PHP 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Linguagem de Programação II Parte IX
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Tópicos de Sistemas de Informação A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Programação Orientada a objetos II
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Equipe de monitoria Aula prática 3.  Caso de estudo  Igualando situações  Cursor  Function  Procedure  Trigger  Package  Surpresa...
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.
Programação Orientada à Objetos
ADVOCA Solução Jurídica
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
Desenvolvimento de WEB sites com PHP Breno Leonardo Gomes de Menezes Araújo
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.
Prof. Roberto Rosa Aula 8.  A partir de agora vamos aprender como ver qual é o erro que está acontecendo em nosso projeto. Para.
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
Banco de dados.
Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.
A Linguagem PHP Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Tutorial: Cadastro.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 04 Prof. Gustavo Linhares 28/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Aula Prática 11 Operações com Arquivos Monitoria
PHP – Aula01 Ferramentas -Web.
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel.
Java Conexão com Baco de dados Saulo Bazzi Oberderfer Fonte:
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Desenvolvimento WEB Prof. Renato de Oliveira Bastos
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Aula 09: Comando SELECT: Ligações entre tabelas e Subconsultas
Desenvolvimento WEB Prof. Renato de Oliveira Bastos
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Shell Script Parte 2.
CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB III Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth
Programação para Web I AULA 4 ESTRUTURAS DE CONTROLE.
Fórmula Visual RM.
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Aulas 15 – Linguagem C Alocação Dinâmica de Memória Márcia Marra
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
Programação para Web I Aula 10 Estudo de Caso I
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Felipe Nunes Flores – Programa de Educação Tutorial.
1 Programação de Banco de Dados José Antônio da Cunha George Azevedo da Silva.
Alocação Dinâmica Dilvan Moreira. Objetivos  Entender o que são e como usar:  Gerenciamento de Memória  Alocação Dinâmica em C.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Persistência de dados e padrão DAO
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Banco de Dados Marcio Ferreira da Silva. PHP e Banco de Dados Uma das facilidades do PHP é na utilização dos bancos de dados. O MySQL é um banco de dados.
PHP + MYSQL. Mysql O MySQL é servidor de banco de dados multiusuário, multitarefa que trabalha com uma das linguagens de manipulação de dados mais popularizadas.
Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Criando aplicações WEB lpi@proflizandro.com.br 23/03/2017 PHP -Introdução ao BD Criando aplicações WEB lpi@proflizandro.com.br

Você deve instalar uma ferramenta que acesse um servidor MySQL Você deve instalar uma ferramenta que acesse um servidor MySQL. Existem várias ferramentas disponíveis. Essas ferrametas são, usualmente, conhecidas como Front-ends. Se você desejar pode utilizar o MySQL Control Center disponível na página dev.mysql.com/downloads/mysqlcc.html. Verifique se a sua ferramenta permite a conexão ao servidor e se o professor criou um usuário e um BD para você. Procure no manual pelas função correspondentes ao MySQL. Você vai utilizar muito.

Para conectar-se ao BD, você deve utilizar a função mysql_connect(). A primeira coisa que você deve fazer em uma aplicação é conectar-se ao banco de dados. Para conectar-se ao BD, você deve utilizar a função mysql_connect(). Esta função retornará uma variável do tipo resource que será utilizada para identificar a conexão criada. Se a conexão não for possível, é retornado o valor false. Ao fim da execução da página, a conexão é encerrada. A função apresenta 5 parâmetros. Normalmente utilizam-se os 3 primeiros: nome do servidor nome do usuário senha do usuário Se o último parâmetro for omitido, não há senha para tal usuário. Sempre que se tentar uma conexão, deve-se testar para ver se ela foi efetivada.

Por exemplo: $conexao = mysql_connect("libra.etcom.ufrgs.br",“seu’_usuário", "minhasenha"); if($conexao == false) {     echo "Não foi possível conectar ao BD!";        exit; }

Para desconectar-se do servidor de banco de dados basta utiliar a função mysql_close(), passando como parâmetro a variável que guarda a identificação da conexão. Acrescente ao seu programa um comando mysql_close(). Apesar das conexões serem fechadas ao final da execução do programa, é uma boa prática de programação indicar este fechamento.

Após conectar-se ao servidor, você deve selecionar o BD no qual quer realizar uma consulta. Um usuário pode ter vários bancos de dados, mas a consulta sempre será sobre algum deles. A função que permite que seja selecionado um BD chama-se mysql_select_db() e recebe como parâmetros o nome do banco de dados e a identificação da conexão. Esta função vai retornar true em caso de sucesso e false caso contrário.

É importante descobrir porque aconteceu um erro nas operações sobre bancos de dados. Para tal existe uma função chamada mysql_error() que retorna uma descrição do erro. O exemplo abaixo mostra a conexão ao banco de dados exercicio (sem acento), que pertence ao usuário aluno. Você deve usar como modelo para seus programas. if(!mysql_select_db("exercicio",$conexao)) {       echo mysql_error();                exit; }

Para realizar a consulta, tem de ter dado certo a conexão e a seleção do banco de dados. A consulta é realizada em três etapas: envio da consulta ao servidor leitura do resultado liberação de memória Vamos aprender pelo exemplo. No BD exercicio, existe uma tabela chamada notas que apresenta notas de alunos. É uma tabela com duas colunas, uma chamada nome e outra chamada conceito.

O comando SQL para ler todas as tuplas da tabela é: "SELECT O comando SQL para ler todas as tuplas da tabela é: "SELECT * FROM notas". Execute, se possível este comando na sua ferramenta e veja o resultado. Serão retornadas todas as tuplas e colunas. A questão é como fazer para o PHP executar este comando SQL! Para enviar a consulta basta utilizar a função mysql_query(). Esta função recebe como parâmetros o comando SQL (query) e o identificador de conexão. Obs:Consulte o manual para ver quando o segundo parâmetro é opcional e quando pode usar um terceiro parâmetro. Esta função retorna um identificador de recurso quando não houver erro e retornar false quando houver.

$res = mysql_query("SELECT * FROM notas",$conexao); Para ler o resultado, é preciso percorrer tupla a tupla. Existem duas funções principais: mysql_fetch_row() e mysql_fetch_assoc(). Ambas funções retornam um vetor com as colunas de uma tupla e recebem como parâmetro o identificador retornado por mysql_query(), a diferença está no índice utilizado para localizar as colunas. É importante notar que a cada invocação das funções será retornada a próxima tupla, começando pela primeira. Quando não houver mais tuplas, será retornado false.

A primeira função cria um vetor cujos índices são números e no qual a posição 0 corresponde à primeira coluna, a posição 1 à segunda e assim por diante. Os índices da segunda função são os próprios nomes das colunas no BD. A seguir são mostrados dois pedaços de códigos que escrevem na tela o nomes e conceitos da tabela notas. Cada programador prefere um outro formato. Você tem de compreender muito bem estes códigos. Coloque-os no seu programa acrescentando o controle de erros. while($linha = mysql_fetch_row($res))         echo "Nome = " . $linha[0] . "    Conceito = " . $linha[1] . "<BR>"; while($linha = mysql_fetch_assoc($res))         echo "Nome = " . $linha['nome'] . "    Conceito = " . $linha['conceito'] . "<BR>";

Ao final, a memória utilizada para guardar o resultado deve ser liberada com a função mysql_free_result(). Esta função recebe como parâmetro o identificador da consulta ($res no exemplo). Ainda existe uma função muito útil - mysq_num_rows() - que diz quantas tuplas retornaram como resultado do comando SQL. Este comando recebe como parâmetro o identificador da consulta.]

Além de realizar uma consulta, você pode remover, inserir ou modificar tuplas. Na verdade, você pode fazer tudo o que o SQL permite. Para fazer isto, você vai utilizar a mesma função mysql_query(). A diferença é que não haverá resultado para ler (tuplas). Neste caso, esta função retorna true se o comando foi executado e false se houve um erro. Para saber o número de tuplas afetadas, basta utilizar o comando mysql_affected_rows() explicada no manual.