ARTE GREGA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

ARTE NA GRECIA.
Escultura Mármore e bronze, marfim e madeira.
ARTE GREGA Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência.
Colégio Cruz e Sousa – Prof: Sabrina
Grécia Profa. Dra. Cristianne Cordeiro Nascimento.
Arte Grega.
A ARTE GREGA.
Escultura da Grécia Antiga
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
HISTÓRIA DA ARTE.
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Grécia                                     
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
Arte Grega “O grande despertar”.
Arte Egípcia.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
ARTE GREGA A ESCULTURA A ARQUITECTURA A PINTURA.
EGITO.
Grécia Antiga: O Despertar
Fases da arte grega Proto História ( a. C.): período que sofre clara influência da Arte Cicládica, Micênica e Cretense (minóica). Medievo helênico.
Resumos de História.
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Nós iremos apresentar um trabalho sobre as artes egípcias. Achámos que com este trabalho não só trabalhámos muito como também nos divertimos.
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.
Templo de Hera-Lacinia, Agrimento – 455 a. C. Ordem Jônica Ao que tudo indica, a ordem jônica desenvolveu-se ao mesmo tempo que a dórica, embora só se.
A Arte Grega. A arte grega volta- se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir.
Cidade de Atenas – Capital da Grécia Vista da Acrópole e do teatro de Herodes Ático.
Seminário ICCC 1 Arquitetura Grega Integrantes - Aparecida Bardelli - Gabriela Bardelli - Marcos Nunes - Edmar - Zilda da Silva.
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
Arte Romana Profa.: Consuelo Holanda
Profa.: Consuelo Holanda
Arte Creto-micênica.
As Ordens Arquitetônicas
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
“O medo se deve somente àquelas coisas que podem causar algum tipo de dano; As outras não, pois não fazem nenhum mal.” A divina comédia Dante Alighieri.
AULA 1- ARTE CLÁSSICA E ACADÊMICA
A ARTE GREGA.
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
A arte do Renascimento.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
As primeiras manifestações religiosas.
Arte Grega Antiguidade clássica.
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
Pitágoras – Filósofo grego
Arte Grega – Primeira Parte
Neoclassicismo.
Religião e desenvolvimento da Arte
ARTE EGÍPCIA.
HISTÓRIA DA ARTE.
A ARTE NO ANTIGO EGITO Fernando Santos.
As bases do Renascimento
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE
ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas.
ARTE GREGA CLÁSSICA [1.100 A.C– 146 A.C]
Arte na Antiguidade Grécia
Transcrição da apresentação:

ARTE GREGA

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à razão. A arte grega é focada na busca do prazer pelo homem, ao contrário do que era praticado nas civilizações da Antiguidade Oriental, os gregos buscavam o Antropocentrismo, ou seja todas as respostas são buscadas no homem e não na fé. São as principais características da arte grega: o racionalismo; a valorização do belo; do corpo humano e também de cenas da mitologia.

Parthenon (Templo à deusa Atena)

Templo de Hefaistos - Atenas

Templo de Zeus Olímpico

Arquitetura Grega As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. As colunas eram construídas segundo os modelos dórico, jônico e coríntio. Estilo Dórico - era simples e maciça. O capitel era uma almofada de pedra. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idéia de solidez e imponência Estilo Jônico - representava a graça e o feminino. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher. Estilo Coríntia - o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simétricas, muito usado no lugar do capitel jônico, de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.

As Colunas Gregas

DÓRICO JÔNICO CORÍNTIO

Cariátides (colunas Jônicas diferenciadas)

Pintura A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias. A pintura grega se divide em três grupos:  1) figuras negras sobre o fundo vermelho  2) figuras vermelhas sobre o fundo negro  3) figuras vermelhas sobre o fundo branco

Representação de um banquete pintado em um vaso

Pintura em vaso

Escultura Características principais: Antropomorfismo (representação das formas humanas); Antropocentrismo (valorização do homem nas artes); Equilíbrio das formas Sensação de Movimento No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem). No Período Clássico passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas.  Período Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoção.

Hermes de Praxíteles

O Discóbolo - Míron