Lilian Calò BIREME/OPS/OMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Remando para a corrente principal os periódicos [de saúde (pública)] dos paises em desenvolvimento Abel L. Packer BIREME/OPAS/OMS, Director uma empresa.
Advertisements

Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Indicadores de PG e conceito na Avaliação CAPES Prof. Dr. Eduardo Kokubun UNESP/Rio Claro.
II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Novos Desafios na Pós-Graduação em Medicina José Roberto Lapa e Silva Faculdade de Medicina da UFRJ Coordenador.
DERWENT INNOVATION INDEX (DII)
Comunicação científica em Saúde Hooman Momen Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz.
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
Aspectos Éticos relacionados à Autoria Científica
O novo Qualis periódicos e a produção científica em Saúde Coletiva
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Indicadores de avaliação das revistas científicas nacionais
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
DERWENT INNOVATION INDEX (DII)
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPS/OMS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
Por que ter revistas científicas?
Busca em bases de dados confiáveis
Indicadores de produção científica
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
AULA 3: Fontes de Informação
PIRACICABA (SP) – 28 DE ABRIL DE 2009
Biblioteca Virtual em Saúde:
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Visibilidade das revistas científicas: fontes de indexação, critérios e fatores que devem ser considerados pelas revistas Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS.
Journal of Citation Reports Recursos B-on Journal of Citation Reports Saber usar Novembro,2008.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Disciplina: Fontes de Informação I
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
II FORUM NACIONAL DE EDITORES DE PERIÓDICOS DE MÚSICA SÃO PAULO (SP) – 24 A 26 DE ABRIL DE 2009 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS MUNDIAIS NO ÂMBITO DOS EDITORES,
Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Tutorial Scopus.
Indicadores de qualidade de produção científica
XVII Curso de Editoração Científica da ABEC
Um segmento dedicado à comunicação científica
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
MÓDULO 4 Como usar PubMed
O desempenho dos periódicos brasileiros no JCR e SciELO Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em.
Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009.
Metodologia para textos completos
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
American Chemical Society Fundada em 1876, a American Chemical Society (ACS) é a maior sociedade científica do mundo; conta com mais de membros.
ISI Web of Knowledge TM CBD0201Recursos Informacionais II Brasilina Passarelli Abraão Antunes JP de Quadros Otávio Rossato Paula Souza.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Índice H Luciana Pizzani Rosemary.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Fator de Impacto Luciana Pizzani.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
Efeito do SciELO “Open Access” nos Periódicos Científicos Brasileiros Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor.
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
1 factor de impacto de revistas científicas 23 de Abril 2008 Biblioteca da UA.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Transcrição da apresentação:

Lilian Calò BIREME/OPS/OMS Qualidade e avaliação de revistas científicas Lilian Calò BIREME/OPS/OMS

Informação e conhecimento O conhecimento como capacidade de ação: A iniquidade de acesso a informação e conhecimento é um determinante social da saúde, que reforça os outros determinantes A gestão de informação e intercambio de conhecimento tem por objetivo diminuir continua e sistematicamente a brecha entre o que se sabe e o que se pratica.

Avaliação de revistas científicas Sociedades científicas, instituições academia e agencias de fomento Subscrições por bibliotecas universitárias Tradução de resultados de pesquisa em políticas públicas

Existem atualmente cerca de 30 mil revistas científicas no mundo em todas as áreas do conhecimento A qualidade da contribuição científica é estimada à partir do impacto na ciência a longo prazo. A avaliação das revistas é feita por meio de índices de impacto e através da indexação em bases de dados

Indicadores de impacto científico: Fator de Impacto, Scimago Journal Rank, Eigenfactor, Indice h, medidas de uso y download novas métricas Indexação em Bases de Dados: LILACS Scopus, SciELO, MEDLINE, Web of Science, Journal Citation Report.

Fator de Impacto Concebido em 1955 por Eugene Garfield, fundador do ISI Utiliza a base Web of Science (Thomson Reuters) com cerca de 11 mil revistas FI = Citações recebidas / numero de artigos É calculado em base a 2 ou 5 anos para efeito de comparação de áreas com distintos parâmetros de citação Críticas ao FI: É impreciso pois o que conta no numerador não é levado em conta no denominador; Existem artifícios para aumentar o FI de periódicos, como autcitacão, artigos de revisão, editoriais de impacto que serão muito citados e outros; Disponível em uma base de dados de acesso restrito www.isiknowledge.com/

Por que é tão popular? Por ter sido o pioneiro, por ser simples de calcular e internacionalmente difundido

SCImago Journal Rank Criado em 2007 pelo pesquisador F. Moya y Anegón (CSIC, Madrid, Espanha) SCImago Journal Rank é uma medida de impacto científico das revistas acadêmicas que representa o número de citações recebidas por uma revista e a importância ou prestigio das revistas de onde tais citações provem; Utiliza a base de dados Scopus (18 mil revistas) e acumula citações em 3 anos. Autocitações são descontadas; Toma por base o algoritmo PageRank, utilizado pelo Google para ordenar as páginas mais visitadas em uma busca; É um indicador independente de tamanho e seus valores ordenam os periódicos pelo seu "prestigio médio por artigo" e pode ser utilizado para comparações de revistas nos processos de avaliação em ciências; Disponível em uma base de dados em acesso aberto, http://www.scimagojr.com/ apesar da base Scopus depender de assinatura.

Eigenfactor Desenvolvido na Universidade de Washington em 2007 Eigenfactor utiliza mesmo algoritmo PageRank do classificador de páginas do Google; O sistema de classificação de periódicos utilizando Eigenfactor leva em conta a diferença de prestigio entre os periódicos que citam; Eigenfactor também se ajusta para diferenças de padrões de citação entre disciplinas, permitindo comparar desempenhos entre elas utilizando o mesmo índice. Também com esta finalidade, Eigenfactor se baseia nas citações recebidas em um período de cinco anos. Unifica e contabiliza citações em revistas nos campos de ciências e ciências sociais; Elimina auto-citações. São descontadas cada referencia de um artigo em uma revista a outro artigo da mesma revista. Utiliza a base de dados Web of Science. O cálculo matemático foi idealizado de forma que a soma de Eigenfactor de todos os periódicos indexados no JCR seja igual a 100. O índice Eigenfactor se encontra disponível em acesso aberto www.eigenfactor.org e também no site de Web of Science desde 2008

Article Influence O Article Influence de um determinado periódico é a medida do prestigio deste periódico por artigo. É calculado por meio da divisão do Eigenfactor pela fração de artigos publicados pelo periódico. Esta fração se normaliza, para que a soma total de artigos em todos os periódicos seja igual a 1; Assim, enquanto o Eigenfactor leva em conta toda a rede de citações recebidas nos últimos cinco anos por todos os artigos do periódico, Article Influence é uma medida do prestigio deste periódico tendo por base as citações por artigo; O valor médio do Article Influence é igual a 1.00. Valores maiores que 1 indicam que cada artigo no periódico exerce una influencia acima da media e valores menores que 1 indicam que cada artigo do periódico em questão exerce influencia abaixo da media; O índice Article Influence encontra-se disponível em acesso aberto www.eigenfactor.org e também no site de Web of Science.

Indice h Idealizado por J.E.Hirsch (2005) Proc. Natl. Acad. Sci. USA vol. 102 (46) 16569-16572; É um índice para quantificar a produtividade científica de um pesquisador, departamento o instituição; Índice h é definido como o número de publicações com citações > h; Este índice normaliza as diferentes áreas de conhecimento; p. ex. Um autor com 20 publicações com 20 citações cada tem um índice h igual a 20. É possível calcular o índice h de una revista. Uma publicação tem índice h n se tiver n artigos com n citações cada.

"Estes resultados devem nos fazer repensar FI e SJR como o golden standard das medidas de impacto científico. Os resultados aqui apresentados indicam que as métricas baseadas em medidas de uso e não de citações - como tem sido mais comum - podem representar uma melhor medida de consenso".

Ley de Bradford En economía es conocido como Ley de Pareto o Ley 80-20 Un número relativamente pequeño de revistas de cada especialidad publica la mayor parte de los resultados científicos significativos; 2000 revistas corresponden a 85% de los artículos publicados y 95% de los artículos citados Esta porción de revistas no es fija, una constante reevaluación e indexación de nuevas revistas es necesaria.

Bases de Datos Permitem organizar e catalogar as revistas; Realizar buscas por assunto, autor, periódico, palavras-chave; Sua função primordial é separar os periódicos baseado na qualidade dos artigos publicados; Critérios variam pouco entre as varias bases regionais e internacionais; Para que sejam mais representativas, as bases não devem indexar a totalidade dos periódicos, e sim os mais representativos.

Bases de Dados referenciais MEDLINE – PubMed da National Library of Medicine EMBASE – base em Ciencias da vida da Elsevier BIOSIS – base em Ciencias biológicas da Thomson Reuters LILACS – Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciencias da saúde Bases de dados com texto completo SciELO – Scientific Electronic Libary Online Redalyc – Red de Revistas científicas de Ibero América Bases de dados de citações Web of Science / JCR Scopus/SJR

Revistas em Bases de Dados em Ibero América

Revistas em Bases de Dados na Ibero América – Ciencias da Saúde

(*) International Committee of Medical Journal Editors – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (http://www.icmje.org/)

Conclusões A indexação de uma revista em uma base de dados regional ou internacional não obedece somente a critérios formais; A situação das revistas concorrentes na seleção presente ou precedente na mesma área de conhecimento é um fator determinante; Muitas vezes critérios comerciais, geográficos ou de fomento de uma área especifica influenciam a seleção de revistas por una base de dados; Em 2008 a Thomson Reuters selecionou 700 novas revistas no mundo de caráter regional para apoiar a disseminação do conhecimento regional. O processo de seleção durou cerca de 2 anos; Destas, 80 são de AL&C em varias áreas, inclusive ciências da saúde. Os critérios são os mesmos que para a admissão na WoS, mas sem dar tanta importância às citações. A indexação em base de dados é una indicação de qualidade de uma revista, mas não é o único critério para aferir esta qualidade.

Perguntas? Comentários?