Por uma Europa Justa, Unida e Feliz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Eurostudent 2005 e Inquérito às condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior 2005 ISCTE Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS
Provas de Concursos Anteriores
Docente: Pedro Moreira
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
Juventude em Movimento
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Maio de 2011.
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
MACROECONOMIA DO EMPREGO E DA RENDA
Centro de Geociências GEOSCIENCIES CENTER (uID:73)
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
União Européia.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Situação do sector Horofrutícola Nacional COTHN Batalha 20 de Fevereiro 2014.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
União Européia O Bloco Europeu.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Educação profissional em Portugal e na Europa diversidade de sistemas e modelos Natália Alves Instituto de Educação da Universidade de Lisboa SISTEMAS.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
União Europeia Unidade na diversidade.
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Rio Verde - Goiás - Brasil
“ “Europa para todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
2011 Ano Europeu do Voluntariado C idadania E uropeia A tiva Maio de 2011.
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR Joaquim Mourato (Presidente do CCISP e do IP de Portalegre) IV Congresso SNESUP ISCTE-IUL (Lisboa)| 14 de novembro de.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Desafios da União Europeia na Atualidade
UNIÃO EUROPÉIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Changing lives. Opening minds. Mobilidade de Estudantes.
Plataforma Mundial de E-commerce local
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Transcrição da apresentação:

Por uma Europa Justa, Unida e Feliz Faculdade de Direito Instituto Europeu Por uma Europa Justa, Unida e Feliz 9 de Maio de 2012 “O Programa Erasmus, na Europa, em Portugal e na UL” Luisa Cerdeira Universidade de Lisboa

“O Programa Erasmus, na Europa, em Portugal e na UL” Sumário da apresentação A mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente na Europa O caso de Portugal O caso da Universidade de Lisboa

A mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente na Europa Qual foi o quadro conceptual fundamental para o desenvolvimento do trabalho?

Programa ERASMUS (estudos e estágios) Em 2009/2010 estiveram envolvidos 213 266 estudantes em Erasmus e estágios (61% são mulheres; valor mais alto do que o n.º de mulheres no Ensino Superior – 54%), o que representou um aumento anual de 7,4%. Desde 1987 o programa ERASMUS envolveu 2,3 milhões de estudantes. Em 2009/2010, o n.º de estudantes em ERASMUS significava apenas 0,94% dos estudantes do Ensino Superior dos 32 países que participam no programa. Estima-se que cerca de 4,5% de todos os estudantes europeus participam na mobilidade Erasmus durante os seus estudos de ensino superior.

Programa ERASMUS (estudos e estágios) O maior número de estudantes Erasmus “saídos” (outgoing) foram os de Espanha 31 158 (14,61%), França 30 213 (14,17%) e a Alemanha com 28 854 (13,3%). Quase todos os países participantes têm vindo a ter um crescimento em mobilidade estudantil (outgoing). As taxas de crescimento anual mais elevadas registaram-se em Chipre (37,6%), seguido de Malta (25,2%), Estónia (23,9%) e Bulgária (18,8%). A Noruega experimentou uma diminuição de 3,8%, enquanto a República Checa e Portugal apresentaram uma estagnação. A Espanha é o destino mais popular para os estudantes Erasmus em 2009/10 (incoming) com 35 389 estudantes (16,6%), seguido pela França com 26 141 estudantes (12,3%) e em seguida, o Reino Unido com 22 650 estudantes (10,6%). Em geral, a mobilidade (incoming) duplicou desde 2000/01 nos 32 países participantes.

Programa ERASMUS (estudos e estágios) Quase todos os 32 países participantes experimentaram um crescimento anual do número de estudantes (incoming) para estudos e estágios. As excepções foram Liechtenstein, Irlanda, e Finlândia. O desequilíbrio entre a entrada e a saída de alunos é significativo em muitos países. Cerca de 18 países enviaram mais estudantes para o estrangeiro do que receberam. Os números de entradas e saídas de estudantes foram mais equilibrados na Áustria, na Grécia e na Eslovénia. A duração média da mobilidade de estudantes Erasmus foi de 6 meses. A duração média da mobilidade de estudantes mudou pouco nos últimos 15 anos.

Programa ERASMUS (estudos e estágios) A bolsa mensal média (em €), para ambos os tipos de mobilidade de estudantes considerados em conjunto, diminuiu em 2009/2010 de 272 Euros por mês no ano anterior para 254 euros por mês. Apenas 257 estudantes com necessidades de bolsas especiais participaram no Erasmus em 2009/10 (0,12% de todos os estudantes Erasmus). O número total de estudantes Erasmus zero-subvenção foi de de 7053 em 2009/10 (um aumento anual de 56,6%; representam 3,3% do n.º total de estudantes Erasmus).

(docentes e formação de pessoal não docente)) Programa ERASMUS (docentes e formação de pessoal não docente)) O Erasmus suportou um total de 37 776 períodos de mobilidade de docentes e de pessoal não docente das IES e de funcionários de empresas. Isto representa um aumento anual de 3,8% em relação ao ano lectivo anterior. Cerca de 76,9% da mobilidade foi para apoio a docentes. O país com o maior número de saídas de pessoal foi a Polónia com 4443 (11,8%), seguido da Espanha com 3797 (10,1%) e, depois, da Alemanha com 3385 (9%). O destino mais popular para o Erasmus de mobilidade de pessoal foi a Alemanha com 3775 (10%), seguido da Espanha com 3613 (9,6%) e da Itália com 3368 (8,9%).

O caso de Portugal Qual foi o quadro conceptual fundamental para o desenvolvimento do trabalho?

ERASMUS mobilidade de estudantes Portugal ERASMUS mobilidade de estudantes Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

ERASMUS mobilidade de estudantes Portugal ERASMUS mobilidade de estudantes Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

ERASMUS Estudantes – estágios empresariais Portugal ERASMUS Estudantes – estágios empresariais Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

Bolsa Média de Mobilidade de Estudante Portugal Bolsa Média de Mobilidade de Estudante por mês (em €) Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

Orçamento do Programa ERASMUS para acções de mobilidade Portugal Orçamento do Programa ERASMUS para acções de mobilidade tpatrocinio 08-05-2012 As políticas restritivas de financiamento do programa Erasmus são evidentes, sendo que a CE considera que as agências nacionais devem pressionar as IES a destinar também algum dinheiro ao financiamento do programa. Isso é muito difícil. Na UL chegou a haver financiamento da RUL para apoio próprio ao programa, o qual por dificuldades orçamentais foi eliminado. Com os estágios para as empresas, a CE também visa arranjar mais apoios recomendado que as empresas deem alguns apoios aos estudantes (transportes, refeições, ou mesmo uma quantia em dinheiro)... Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

No Número de Estudantes Inscritos No Número de Diplomados Portugal Peso % dos Outgoing No Número de Estudantes Inscritos No Número de Diplomados Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

Número de acções de mobilidade de pessoal docente e não docente Portugal Número de acções de mobilidade de pessoal docente e não docente Fonte: Education and Culture DG, Lifelong Learning Programme.

O caso da Universidade de Lisboa Qual foi o quadro conceptual fundamental para o desenvolvimento do trabalho?

Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes – Incoming Acréscimo de 82% Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes – Outgoing Acréscimo de 36% Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa Mobilidade de Estudantes 2009/2010 Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa Mobilidade de Docentes 2009/2010 Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa Mobilidade de Não Docentes 2009/2010 Fonte: Reitoria, SRI

Universidade de Lisboa UL ERASMUS TRAINING NETWORK A Estratégia Europa 2020 pretende reforçar a Politica de promoção do crescimento e do emprego, dando importância às Bolsas de Estágios Profissionais Em 2010 – um Consórcio para a promoção de Estágios Profissionais ERASMUS Em 2011, o Consórcio foi renovado com mais parceiros UL – ERASMUS ALSUD – parceria com universidades portuguesas (U.Évora, U.Algarve)/ Politécnicos (IPBeja, IPSetúibal), CML, CM.Montiijo, Galeria Ant´+onio Prates, Polo Tecnológico de Sines. Fonte: Reitoria, SRI

Nota Final ► O Programa ERASMUS é um bom exemplo de cooperação Europeia, com a grande maioria dos participantes a dar uma nota muito positiva ao programa ► Contudo, o programa é ainda bastante restrito e até elitista, bastante longe da meta definida em Lovaina (2009) de em 2020 pelo menos 20% dos estudantes do ES terem uma experiência no estrangeiro ► Os apoios estão também a ser alargados para o apoio de estágios com participação do tecido empresarial ► O Programa Erasmus For All , que vai começar em 2014, prevê a atribuição de empréstimos financiados pelo Fundo Social Europeu, para realização de mestrados em países participantes no programa Erasmus ► Em termos da Universidade de Lisboa tem havido um crescimento significativo nos estudantes recebidos, mas moderado nos estudantes que foram para o exterior (a maioria dos estudantes que participam pertencem a famílias com pais executivos ou com ocupações técnicas – DG EAC 01/05, 2006) salbino 08-05-2012 Professora Luisa, a questão do acesso dos estudantes ao Programa erasmus depende do investimento dos vários Estados-Membros e regiões. Uma vez que a C.E co-financia o programa, fica a cargo de cada estado contribuir com o restante financiamento. A discrepancia do valor de bolsas em cada país é notavel (por exemplo: um aluno Portugues pode ir para a Alemanha com uma bolsa de estudo de 350 Euros por mês, mas um aluno alemão pode vir para Portugal com uma bolsa de 1000 Euros mensais)

Obrigada luisa.cerdeira@reitoria.ul.pt