A Dinâmica da Litosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Advertisements

As formas de relevo Prof. Neno
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
A Dinâmica da Litosfera
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Transformação da superfície terrestre
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
Professora: Alexsandra Ribeiro
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
A Terra e seus fenômenos
Novo Endereço fylipeafa.wordpress.com
Dinâmicas interna e externa do Planeta Terra
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Agentes Formadores de Relevos
Modelos de estrutura interna da Terra
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Aula geografia – geologia 1ª série EM Parte II Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Ocorrência de dobras e de falhas
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
L2 Modelos da estrutura interna da Terra CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
 Tectonismo ou diastrofismo  Vulcanismo  Abalos sísmicos ou terremotos.
A TECTÔNICA GLOBAL E O RELEVO TERRESTRE Profa. Msc. LUZIANE MESQUITA DA LUZ Faculdade de Geografia e Cartografia Universidade Federal do Pará.
- Abalos Sísmicos - Terremotos - Vulcões - Chuvas - Rios - Vento - Neve - Mar - Intemperismo - Homem.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geologia e Relevo do Brasil
Terra: um planeta mutante
Tectônicas de Placas Preenchendo Lacunas
AGENTES DO RELEVO.
Tectônica Global Me. Sauri Machado
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
SISMOLOGIA E VULCANISMO
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Formação do Planeta - TEORIAS
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Professores: Pedro Teixeira Vergasta da Silveira
ESTRUTURA DA TERRA.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Ciências Naturais – 7.º ano
HIDROSFERA.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Massas de ar.
Geomorfologia.
Modelos de estrutura interna da Terra
RELEVO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Relevo são as diversas formas existentes na superfície terrestre; apresentam-se na forma de planaltos, planícies, montanhas.
RELEVO.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Capítulo 9 O relevo e suas formas
As quatros camadas geológicas do Planeta Terra.
Geologia: Estrutura e idade da Terra
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Agentes internos 6º Ano.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

A Dinâmica da Litosfera A Estrutura da Terra

A Estrutura da Terra

Estrutura Interna do Planeta

As Camadas da Terra Camada sólida do planeta. 40 a 60 Km de espessura. Litosfera ou Crosta Terrestre. Camada sólida do planeta. 40 a 60 Km de espessura. Divide-se em: Sial – Corresponde ao solo e subsolo. Formada por silício e alumínio. Sima – Corresponde à camada embaixo do Sial. Formada por silício e magnésio.

As Camadas da Terra Camada formada por magma. 6.300 Km de espessura. Magma e Núcleo. Camada formada por magma. 6.300 Km de espessura. Divide-se em: Manto – Espessura de 2.900 Km. Camada Intermediária – 1.700 Km. Núcleo ou Nife – 1.700 Km. Constituído de níquel e ferro.

A Deriva Continental Teoria da Deriva Continental. A costa leste da América do Sul se encaixa na costa oeste da África. Proposta por Alfred Wegener, em 1910. Hipótese para explicar o arranjo e distribuição das massas continentais. Entre 220 e 180 milhões de anos, havia um único continente denominado: Pangéia.

A Pangéia América do Norte ligada à Ásia. América do Sul ligada à África. Austrália e Antártida Unidas. Índia perfeitamente encaixada à África e Austrália.

A Divisão da Pangéia Há 180 a 200 milhões de anos, iniciou-se a fragmentação da Pangéia. Formaram-se dois supercontinentes: Laurásia, ao Norte. Gondwana, ao Sul.

A Pangéia Desfigurada Há 65 milhões de anos: A América do Sul separou-se da África. A América do Norte separou-se da Laurásia. A Índia deslocava-se em direção à Ásia. Austrália e Antártida mantinham-se ligadas.

A Distribuição Atual dos Continentes Finalmente nos últimos 65 milhões de anos: As Américas se juntaram. A Austrália separou-se da Antártida. A índia chocou-se com a Ásia, formando o Himalaia. Os continentes ficaram separados.

A Tectônica de Placas

Agentes Internos Tectonismos. São movimentos provocados por forças internas do planeta. Acarretam a formação de falhas e dobramentos na superfície terrestre. Originam as diversas formas de relevo.

Tipos de movimento das placas

Epirogênese Movimentos verticais sobre a camada de rochas. Provocam falhas tectônicas. Ao lado, a Falha de San Andreas, na Califórnia – EUA.

Orogênese Movimentos horizontais sobre a camada de rochas. Provocam o encurvamento das camadas rochosas. Ao lado, um trecho da cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Vulcanismo Principais áreas de ocorrência: Atividade em que o material magmático é expulso do interior da Terra para a superfície. Principais áreas de ocorrência: Círculo do Fogo do Pacífico. Cordilheira dos Andes. Costas ocidentais da América do Norte e Japão. Círculo do Fogo do Atlântico América Central, Antilhas, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

O Vulcão Edifício ou cone vulcânico. Chaminé. Caldeira ou Câmara Magmática. Caldeira. Lacólito. Material Piroclástico. Gases. Gêiser. Fumarolas.

O Gêiser Nascente termal que entra em erupção periodicamente. Lança uma coluna de água e vapor para o ar. São comuns nos EUA, na Europa e na Nova Zelândia.

Vulcanismo no Brasil

Cânions Vulcânicos do Sul do Brasil http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2015/02/maior-conjunto-de-canions-da-america-do-sul-possui-mais-de-200-quilometros.html

Terremotos Movimentos naturais na crosta terrestre. Ocorrem por: Desmoronamentos internos. Causas vulcânicas. Causas tectônicas.

Agentes Externos O relevo terrestre encontra-se em constante evolução. Suas formas, criadas pelos agentes internos, sofrem a ação de agentes externos. Os agentes externos modelam as formas de relevo.

Agentes Externos Entre esses agentes, destacam-se: Rios. Geleiras. Ventos. Mar. Obs. O intemperismo corresponde a um conjunto de ações químicas, físicos e biológicos que atuam no desgaste das rochas.

Exemplos Erosão pluvial

Exemplos Erosão marítima

Exemplos Erosão fluvial

Exemplos Erosão Eólica