Vulcanologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Advertisements

Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
Manifestações da Actividade Geológica
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcanismo.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Vulcanismo.
Biologia/Geologia I Tema III Vulcanologia Magda Charrua 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA 1.
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Ciências Naturais – 7.º ano
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
Actividade vulcânica na Islândia
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.
S ISMOS Como se registam os sismos?. O QUE SÃO SISMOS? Os sismos, tremores de terra ou terramotos (sismos catastróficos) são abalos naturais da crosta.
Formação dos vulcões História dos vulcões As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias,
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no.
Modelos de estrutura interna da Terra
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
 Tectonismo ou diastrofismo  Vulcanismo  Abalos sísmicos ou terremotos.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Professora: Alexsandra Ribeiro
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Vulcanismo Secundário
Vulcanismo.
4. Estrutura interna da Terra
Perturbações no equílibrio dos Ecossistemas
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências da Natureza e suas
Ciências Naturais – 7.º ano
1.3.6 Convecção térmica.
Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14
Ciências Naturais – 7.º ano
das erupções vulcânicas
ESTRUTURA DA TERRA.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Consequência s negativas da actividade vulcânica.
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
4.1. Métodos para o estudo do interior da Terra A Estrutura Interna da Terra Ciências Naturais – 7.º ano.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7º Ano
Modelos de estrutura interna da Terra
ROCHAS E MINERAIS.
A Dinâmica da Litosfera
Movimento das placas tectônicas
A energia geotérmica em Portugal
Cinemática dos Fluidos
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Agentes internos 6º Ano.
Vulcões Erupção Efusiva Material Procedimento
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Vulcanologia

Vulcanismo Vulcanismo é uma das manifestações da actividade interna da Terra. Vulcões são aberturas na superfície terrestre, através das quais, a lava (magma fundido e parcialmente desgaseificado) e outros materiais são expelidos do interior da Terra.

Tipos de Vulcanismo Central Fissural O magma ascende, através de uma chaminé, albergada num cone vulcânico. O magma, ascende à superfície através de fendas profundas da crusta.

CONSTITUIÇÃO DE UM VULCÃO DO TIPO CENTRAL

CLASSIFICAÇÃO DO MAGMA O magma é considerado Básico quando é constituído por 45% a 50% de sílica e Intermédio quando é constituído por 50% a 70% de sílica. A sua temperatura oscila entre os 1100ºC e os 1200ºC.

CLASSIFICAÇÃO DO MAGMA (CONT.) E Ácido quando a sua constituição supera os 70% de sílica. A sua temperatura oscila entre os 800ºC e os 1000ºC. A sua erupção é explosiva e violenta libertando uma grande quantidade de gases e piroclastos.

Tipos de Lava Lavas encordoadas ou pahoehoe Lavas escoriáceas ou aa

Tipos de Lava (cont.) Tubos de órgão Lavas em almofadas ou pillow-lava

TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA Efusiva Mista Explosiva Dá-se a extrusão de escoadas lávicas abundantes e fluidas, que por vezes cobrem grandes superfícies, formando mantos ou correntes de lava. Erupções de aspecto intermédio entre a explosiva e a efusiva, com predomínio de uma delas. Ocorrem violentas explosões, emitindo essencialmente produtos sólidos e gases. Lavas viscosas que fluem com dificuldade, originando por vezes domas, agulhas vulcânicas e nuvens ardentes.

Piroclastos Os piroclastos constituem os materiais que são expelidos durante uma erupção. Os piroclastos de fluxo são os que se movimentam ao longo das vertentes, envolvidos em água ou em gases. (Ex. nuvem ardente e lahar) São denominados piroclastos de queda todos aqueles que devido ao seu peso, acabam por cair. (Ex. bombas, lapili e cinzas)

Vulcanismo Secundário Nas zonas vulcânicas, por vezes podem-se manter um outro tipo de vulcanismo após as erupções, chamado vulcanismo secundário ou residual, que emite gases e/ou vapor de água. (Ex. fumarolas, géisers e nascentes termais)

Vulcanismo Secundário (cont.) Fumarola - Sulfatara Fumarola - Mofeta

Géiser

MINIMIZAÇÃO DE RISCOS VULCÂNICOS Muitas erupções vulcânicas são verdadeiramente catastróficas, causando avultados prejuízos e por vezes, milhares de mortes. No entanto, existem métodos que podem predizer estes acontecimentos: Gravímetro – detecta variações de gravidade. Clinómetro – detecta a deformação do cone. Recolha de gases – analisa a composição química dos gases. Sismógrafo – regista os sismos e comunica com a central. Termómetro – detecta variações súbitas da temperatura.

Benefícios do Vulcanismo Apesar dos desastres e destruição provocados por certas erupções vulcânicas, o vulcanismo tem também aspectos positivos: Fertilidade dos solos Exploração de produtos mineiros e elementos químicos Produção de energia eléctrica Aquecimento de habitações, piscinas e estufas Interesse turístico Águas termais que são óptimas no tratamento de problemas de saúde e fonte de relaxamento

Fim Vulcanologia