Computadores Tipos e estrutura interna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Componentes de Um Computador
A Informática.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONTÁBEIS
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Informática Industrial
Arquitetura de Computadores
Maria Aparecida Castro Livi
Sistemas Operacionais
Esquema básico do hardware
Como Funciona o Computador
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Fundamento à Informática
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Profª Amita Muralikrishna
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias Especificas Informática
Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Hardware Aula 03.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
POLIMIG Curso Técnico em Informática Disciplina: Hardware
Introdução à INFORMÁTICA
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Funcionamento do computador
Conceitos Básicos de Informática
Organização e Arquitetura de Computadores
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Componentes de um Sistema de Computação
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
(Sistema de Processamento de Dados)
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Computação Eletrônica 2
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL INFORMÁTICA COMERCIAL
Introdução à Informática
Componentes básicos de um computador
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura de Microcomputadores
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução a Informática
Introdução à Computação
Software.
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Como Funciona o Computador
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Origem da palavra Informática
Transcrição da apresentação:

Computadores Tipos e estrutura interna

Componentes básicos Unidade Central de Processamento (CPU): é o elemento principal do computador e sua função consiste em coordenar, controlar ou realizar todas as operações do sistema. Unidades de Entrada e Saída: também chamadas de periféricos, são responsáveis pela entrada ou saída de informações no computador. Memória: são os dispositivos capazes de armazenar informações. Veremos detalhadamente cada componente na seqüência.

Componentes básicos A unidade central de processamento (CPU) é o verdadeiro cérebro do computador sendo que sua tarefa consiste em coordenar e controlar ou realizar das as operações do sistema. A CPU compõe-se de elementos cuja natureza é exclusivamente eletrônica (circuitos). A CPU é o cérebro do computador e é nesta unidade que ocorrem as decisões, cálculos, etc. Suas partes principais são as seguintes: O Processador: Que por sua vez é composto de: Unidade de controle (UC). Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

Componentes básicos A Memória Principal: A unidade central de processamento também incorpora um certo número de registros rápidos (pequenas unidades de memória) de finalidade especial, que são utilizados internamente.

Componentes básicos Unidade de Controle (UC) A unidade de controle (UC) é o centro nervoso de computador, controla o fluxo de dados entre as unidades da CPU, buscando uma a uma as instruções e os dados armazenados na memória principal e distribuindo para os módulos responsáveis pela sua execução, verificando, por exemplo, se serão enviados para a unidade de entrada/ saída ou para unidade lógico-aritmética.

Componentes básicos ULA-Unidade de Lógica e Aritmética Esta unidade encarrega-se da realização das operações elementares de tipo aritmético (geralmente somas ou subtrações) e de tipo lógico (geralmente comparações).

Tipos e classificação Computadores de Grande Porte (ou Mainframes) e Supercomputadores: são computadores de alto custo, com elevada velocidade e capacidade de processamento e armazenamento, formado por vários processadores, caracterizado por um ambiente multiusuário. Os computadores de grande porte são usados em grandes corporações, mas muitos deles têm sido substituídos por redes de microcomputadores

Tipos e classificação Minicomputadores: são computadores menores que custam bem menos do que os computadores de grande porte, e apresentam capacidade mais restrita. São geralmente utilizados como servidores de rede, possuem vários processadores e rodam o sistema operacional UNIX. Muitas empresas substituíram o computador de grande porte por redes de microcomputadores com minicomputadores como servidores

Tipos e classificação Microcomputadores (PCs) e Workstations: microcomputadores são computadores pessoais menores e mais baratos, baseados em um único processador (CPU). Existem duas categorias básicas: Macintosh e PC (Personal Computer). As Workstations ou Estações de Trabalho Profissionais são microcomputadores de alto desempenho, otimizados para aplicações profissionais.

Conceitos fundamentais O computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas. Ao conjunto de ordens dadas a um computador para a realização de um determinado processo dá-se o nome de programa. Ao conjunto de um ou vários programas que realizam determinado trabalho completo dá-se o nome de aplicação informática. A informação é o elemento a ser tratado e é definida como tudo aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento e portanto, existirá informação sempre que se der a conhecer algo que até então se desconhecia

Conceitos fundamentais O hardware representa a parte física de um sistema informático, ou seja, todos os elementos que o compõem. Tudo que você "ver e tocar" no computador é hardware, ou seja, teclado, monitor, impressora, etc. O esquema básico do hardware é o seguinte:

Conceitos fundamentais Para que um computador funcione é necessário de programas. Estes programas são chamados de softwares. Software é o conjunto de instruções, organizadas em um ou mais arquivos, que manda o computador executar tarefas que solucionam determinados problemas. Os softwares são compostos de elementos lógicos que direcionam a ação do hardware. Os softwares são classificados em: básico, aplicativos, linguagens e utilitários.

Tipos de software Software básico (sistema): são programas que administram, operam e mantém o funcionamento do computador, ao mesmo tempo em que nos auxiliam a usá-lo. Dentre os softwares básicos destaca-se o sistema operacional, cujo conjunto de programas tem a finalidade de tornar o computador operacional, isto é, são os programas que gerenciam os recursos da máquina e executam tarefas definidas, tais como: gravar dados, apagar, etc..., servindo de ligação entre o computador e o usuário, criando ambiente necessário dentro do qual os softwares e aplicativos são executados. Exemplo: DOS, Windows 95, OS/2, Unix, etc.

Tipos de software Software de aplicação: qualquer programa que nos possibilite tirar proveito do computador, como o Word um processador de textos, planilhas eletrônicas, editores gráficos, gerenciadores de banco de dados, jogos, etc.

Tipos de software Utilitários: são programas que tem a finalidade de dar apoio a operação do computador. Executa rotinas para tarefas realizadas freqüentemente como: compactação/descompactação de arquivos, detecção e eliminação de vírus, entre outros.

Tipos de software Linguagens de programação: as linguagens surgiram da necessidade de comunicação entre o homem e o computador. É a forma que possibilita o homem a desenvolver aplicações, por exemplo: folha de pagamento, sistema contábil, sistemas acadêmicos, etc. As linguagens são os meios de implementação desses programas. Exemplo: Pascal, C++, Cobol, Visual Basic, etc.

Memórias É a parte da unidade central de processamento de um computador onde estão armazenadas as instruções e os dados necessários para que um determinado processo possa ser realizado. A memória principal é constituída por um grande número de células ou posições de memória numeradas de forma consecutiva, capazes de reter a informação necessária enquanto o computador estiver ligado. Classificam-se em dois tipos: Memória RAM Memória ROM (Read Only Memory)

Memórias Memória RAM (Random Access Memory) Esta memória retém os dados e programas que estão sendo executados, tornando o tempo de leitura e gravação extremamente rápidos. Este tipo de memória é denominado volátil, pois seu conteúdo é perdido ao se desligar o micro ou até mesmo devido a uma queda súbita de energia.

Memórias Memória ROM (Read Only Memory) É a memória de leitura, pois as informações são gravadas no momento da fabricação e não mais serão alteradas. Contém basicamente informações necessárias para o funcionamento do computador, como rotinas que verificam se os meios físicos estão aptos para o funcionamento..

Memórias Memória Secundária (ou Auxiliar) As memórias auxiliares são usadas em computação para definir qualquer dispositivo utilizado como meio para guardar informações que não podem ser perdidas, mesmo quando o computador é desligado por qualquer motivo. Este tipo de memória é conhecido ainda como memória de massa ou externa.

Periféricos PERIFÉRICOS OU MEIOS DE ENTRADA E SAÍDA Em informática, dispositivos de entrada e saída é todo dispositivo que permite a comunicação do computador com o mundo exterior. Existem vários tipos de entrada e saída como: mouse, impressoras, teclados, scanner, etc. A transferência de dados, realizada nessa comunicação, pode ser efetuada através de blocos de informação ou palavra a palavra. A transferência é realizada através dos controladores dos dispositivos sob supervisão da CPU. Os periféricos são utilizados para introduzir ou extrair informações no computador. Podemos distinguir três categorias de periféricos: Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de Entrada/Saída