Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
e o Fundo Social Europeu
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Política de Coesão da UE 2014 – 2020
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
As oportunidades dos jovens na UE “O futuro do emprego na Europa”
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
Plano Nacional de Educação
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Mapa Estratégico da Indústria
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Filipe Neves Coordenador da Gestão de Projectos Desenvolver uma Incubadora de sucesso II Encontro Nacional de.
© Dezembro, 2009 Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia 1.º Semestre de 2010.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
QREN EXECUÇÃO 2010 E OBJECTIVOS A EXECUÇÃO DO QREN EM 2010 Meta de 20% de execução superada 23% de execução no final de p.p. acima da meta.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Rosário Gambôa Instituto Politécnico do Porto
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Premissas Dados das Microrregiões.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
A próxima geração de políticas de coesão: ponto situação das negociações comunitárias e próximos passos.
I FORO FINANCIA ENERGÍA BADAJOZ, 24 SEPTIEMBRE 2014.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
1 COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS FUTURAS António Gonçalves Henriques.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Orçamento da UE e as Perspectivas Financeiras
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.

Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) Maria da Graça Carvalho Universidade de Évora Universidade de Évora 5 Janeiro.
ORÇAMENTO DA UE E PERSPETIVAS FINANCEIRAS facebook.com/jmfernandes.eu.
Trata-se do acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (2014/2020):
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos info@ipn-incubadora.pt Estratégia Europa 2020: Que papel para as incubadoras? Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos info@ipn-incubadora.pt +351 239 700 300 BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010

Estratégia Europa 2020 – Resumo (I Parte) Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 Estratégia Europa 2020 – Resumo (I Parte) A 3 de Março de 2010, surge uma comunicação da Comissão Europeia que lança a Estratégia Europa 2020 para um “crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”. A 17 de Junho do mesmo ano o Conselho Europeu adopta formalmente a nova estratégia e estabelece 5 grandes objectivos estruturais: Alcançar 75% de taxa de emprego; Elevar o investimento público e privado em I+D a 3% do PIB; Reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 20%, aumentar o consumo final de energia de fontes renováveis em 20% e a eficiência energética em 20% (em relação a níveis de 1990); Reduzir o abandono escolar a menos de 10% e aumentar a percentagem de pessoas na faixa dos 30-34 anos com educação superior a 40%; Subtrair 20 milhões de pessoas ao risco de pobreza e exclusão. 2

Estratégia Europa 2020 – Resumo (II Parte) Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 Estratégia Europa 2020 – Resumo (II Parte) No contexto dos grandes objectivos enunciados os Estados-membros deverão estabelecer as suas próprias metas, a definir no quadro de Programas de Reforma Nacionais. A União Europeia e a Comissão irão, por sua vez, implementar a estratégia através das suas 7 “iniciativas emblemáticas”: União da Inovação Juventude em Movimento Agenda Digital para a Europa Europa Eficiente em termos de Recursos Política Industrial para a Era da Globalização Agenda para Novas Qualificações e Novos Empregos Plataforma Europeia contra a Pobreza Foi também aprovada a adopção de 10 Orientações Gerais para as Políticas Económicas para os Estados-membros e para a União e de Orientações para as Políticas de Emprego para os Estados-membros, que deverão ser consistentes e articuladas entre si. 3

Estratégia Europa 2020 – Resumo (III Parte) Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 Estratégia Europa 2020 – Resumo (III Parte) Essas 10 Orientações Integradas são as seguintes: Assegurar a qualidade e sustentabilidade das Finanças Públicas Corrigir os desequilíbrios macroeconómicos Reduzir os desequilíbrios na área do Euro Optimizar o apoio à I+D+I, reforçar o Triângulo do Conhecimento e libertar o potencial da Economia Digital Melhorar a eficiência em termos de recursos e reduzir as emissões de gases com Efeito de Estufa Melhorar o enquadramento para as empresas e os consumidores e modernizar a base industrial a fim de assegurar o pleno funcionamento do Mercado Interno Aumentar a participação das mulheres e dos homens no mercado de trabalho, reduzir o desemprego estrutural e fomentar o emprego de qualidade Desenvolver uma mão-de-obra qualificada em resposta às necessidades do mercado de trabalho, e promover a aprendizagem ao longo da vida Melhorar a qualidade e o desempenho dos sistemas de ensino e de formação a todos os níveis e aumentar a participação no ensino superior ou equivalente Promover a inclusão social e combater a pobreza 4

Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 A “mis-en-place” da Estratégia Europa 2020 na Região Centro de Portugal – CRER 2020 (http://crer2020.ccdrc.pt/) No contexto de preparação do próximo período de programação financeira da Política de Coesão da União Europeia para 2014-2020, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a programar um conjunto de iniciativas com vista a mobilizar os agentes locais e regionais, no sentido de os envolver na discussão do futuro da Região Centro. A reflexão estratégica sobre o Centro de Portugal deverá assentar num conjunto de temas prioritários que procurarão dar resposta aos problemas e desafios com que a região se confronta, por forma a gerar valor acrescentado e afirmar modelos de Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente (CRER) no Centro de Portugal. 5

CRER 2020 – O Contributo das Incubadoras Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – O Contributo das Incubadoras Respondendo ao repto da CCDRC, um conjunto de Incubadoras de Empresas e PCT’s da Região Centro, (IPN, Biocant Park, IDD, OPEN, OBITEC, PARKURBIS, Curia Tecnopólo, Tagus Valley, IEUA) enquadradas pela RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, elaborou no passado mês de Março um documento de trabalho com o propósito de registar reflexões sobre o futuro das infra-estruturas de incubação numa óptica de racionalização e optimização, no sentido de as capacitar para a promoção do crescimento económico em consonância com os restantes actores ou hélices do modelo quadruple hélix da inovação, (Universidade, Empresa, Administração, Sociedade) defendido na Política de Coesão e na Estratégia Europa 2020. Os itens abordados foram os seguintes: Pertinência do tema para o futuro da Região Centro Diagnóstico da situação registada na Região Centro Identificação dos principais constrangimentos, estrangulamentos e pontos críticos Objectivos a alcançar para 2020, incluindo metas quantitativas Síntese das tipologias de acções a desenvolver Descrição do processo de discussão seguido Reflexões finais e conclusões adicionais 6

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Identificação dos principais constrangimentos, estrangulamentos e pontos críticos A escassez de incentivos não reembolsáveis na fase de construção da ideia e prova do conceito A dimensão das start-ups e a escassez de recursos leva a um círculo vicioso que impede a descolagem da empresa O know-how dos técnicos e os serviços prestados muitas vezes não cobrem todas as reais necessidades dada a dimensão das equipas Os custos de estrutura vs drástica descida dos valores facturados pela prestação de serviços e pela ocupação dos espaços e ainda amortização de empréstimos de apoio ao investimento vs rendimento da actividade operacional A diminuta iniciativa empreendedora em territórios de baixa densidade populacional, acrescida das dificuldades enfrentadas por quem quer empreender; inexistência de programas para atracção de start-up’s estrangeiras à imagem do que faz por exemplo o Governo do Chile (cf. http://startupchile.org/) 7

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Objectivos a alcançar para 2020, incluindo metas quantitativas Triplicar o número da fixação de jovens empreendedores, no território Triplicar a representatividade da percentagem do PIB, de empresas apoiadas pelas incubadoras Triplicar a empregabilidade jovem qualificada Duplicar a percentagem de ocupação das Incubadoras Duplicar o número de colaborações com os diversos actores dos sistemas regionais de inovação Localização de novo investimento de start-ups internacionais em território nacional Sugerimos a adopção dos critérios de mérito do questionário de avaliação de qualidade dos Business Innovation Centre (BIC) como ferramenta de benchmarking regional e utilizar métricas do retorno financeiro e económico quantificáveis da actividade das incubadoras, nomeadamente impostos pagos pelas empresas vs resultados operacionais das incubadoras incluindo os custos de investimento. 8

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 1 – Sustentabilidade (I Parte) Projectos de partilha de recursos entre incubadoras na implementação de estratégias comuns, por exemplo comerciais ou de internacionalização Projectos que apoiem a criação de novo conhecimento nas empresas para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços Capacitação das incubadoras para a gestão e financiamento da inovação; capacitação dos seus técnicos de modo a fornecer serviços avançados às empresas, permitindo a evolução para incubadoras de 4ª geração Duplicar o número de colaborações com os diversos actores dos sistemas regionais de inovação Existência de linhas de acção ajustadas às diferentes realidades de incubadoras mas que devem promover a cooperação em rede anteriormente referida e a implementação do Quadruple Hélix Innnovation Model 9

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 1 – Sustentabilidade (II Parte) Acções com o objectivo de normalizar e certificar processos nas incubadoras à luz das normas ISO 9001:2000, NP 4457:2007 e da ISO 26000 da responsabilidade social e sustentabilidade Incentivos fiscais à localização das empresas em incubadoras Criação de Contratos-Programa entre a empresa e as infra-estruturas de suporte (Incubadoras de Empresas, Centros Tecnológicos e de Inovação), por períodos determinados, suportados em programas de acção a dois anos (revistos anualmente) envolvendo: a) Actividades de Vigilância no contexto da “empresa-mãe”; b) Actividades de I&D + I; c) Desenvolvimento de novos produtos e provas de conceito; d) Testes de mercado; e) Campanhas de marketing; f) Optimização de processos; g) Estudos de viabilização e Planos de negócio 10

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 1 – Sustentabilidade (III Parte) Atribuir majorações específicas nas futuras calls de projectos, às iniciativas de empresas instaladas em incubadoras de empresas Criar um mecanismo que permita estas infra-estruturas liquidar os seus compromissos de empréstimo de apoio ao investimento em capital sem comprometer a qualidade da sua actividade operacional Vector 2 – Dinamização do Ecossistema de Inovação (I Parte) Colaboração com os municípios na formação de actores para a dinamização do empreendedorismo de valorização dos recursos endógenos de cada território Alinhamento com os diferentes Ministérios na formação para a iniciativa empreendedora, nomeadamente com o Ministério da Educação e Ensino Superior Colaboração com clusters territoriais e com grandes empresas e indústria na dinamização e apoio à criação de spin-offs 11

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 2 – Dinamização do Ecossistema de Inovação (II Parte) envolvimento da sociedade civil em Fab Lab’s, Living Lab’s ou outros conceitos de open innovation Programa dirigido à RIERC, enquanto actual rede de incubadoras, que inclua a possibilidade de novas adesões, definição e dinamização de serviços partilhados entre incubadoras e aprofundamento do trabalho em rede Programas para articulação entre incubadoras e as CIM, enquanto entidades dinamizadoras de programas de empreendedorismo de base local e criação de programas para redes de incubação em territórios de intervenção das CIM Programas para a dinamização de acções estruturadas de promoção do empreendedorismo junto das escolas, desde o ensino básico ao secundário, profissional e superior Organização de um evento sobre a capacidade de transformar o erro num processo de aprendizagem para o sucesso 12

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 2 – Dinamização do Ecossistema de Inovação (III Parte) Criação de um programa de aceleração comum orientado para empresas com alto potencial de crescimento que estejam instaladas nas incubadoras de empresas da Região Centro Criação de um programa de Mentoring comum às incubadoras de empresas da Região Centro Criação de um programa de capacitação e de divulgação de pitchs das empresas instaladas nas incubadoras de empresas da região centro Organização de sessões de brainstorming entre as equipas das incubadoras de empresas da região centro Organização de uma semana de promoção da actividade das empresas e das incubadoras da região centro 13

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 3 – Internacionalização Acções para apoiar a construção de uma imagem competitiva e especializada da rede regional de incubação para atracção de empreendedores internacionais e promoção de iniciativas de cross softlanding ou iniciativas similares Criação de ferramentas base que funcionem em rede como apoio aos processos de internacionalização das empresas incubadas (centro conhecimento e de recursos virtual especializado em internacionalização) Medidas que fomentem a participação das incubadoras em redes internacionais de excelência que potenciam o networking e colaborações estratégicas e duradouras no desenvolvimento de projetos internacionais entre empresas incubadas (ferramenta essencial à internacionalização das PME´s 14

CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 CRER 2020 – Grupo de Incubadoras – Documento de Trabalho Síntese das Tipologias de Acções a Desenvolver Vector 4 – Empresas Vouchers de inovação e incubação, a atribuir a empreendedores para acesso a estruturas e serviços de incubação. Sugerimos um programa similar ao NEOTEC para o apoio a empreendedores nas suas provas de conceito, no alojamento nas Incubadoras e no acesso aos serviços avançados. É crucial que estes vouchers existam na fase de exploração da ideia e a necessidade destes financiamentos poderem incluir os RH dos promotores; sugerimos como exemplo de benchmarking o caso do Programa Paris Amorçage http://www.lelieududesign.com/paris-innovation-amorcage-aides-a-l-innovation Medidas de capacitação das empresas incubadas (formação, acompanhamento e coaching em gestão, comercialização e captação de investimento) que lhes permitam internalizar competências e facilitar o seu desenvolvimento de negócio Cooperação Internacional para o desenvolvimento de novas práticas e metodologias de intervenção no apoio à criação e consolidação de novas start-ups e na óptica da smart incubation 15

Inscrições e informação actualizada em: Estratégia Europa 2020: Que papel para as Incubadoras? BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010 Inscrições e informação actualizada em: http://www.technopolicy.net/sbi/ 16

INCUBAÇÃO DE IDEIAS E EMPRESAS INCUBATION OF IDEAS AND BUSINESSES Rua Pedro Nunes, 3030-199 Coimbra, Portugal T+351 239 700 300 · F+351 239 700 301 info@ipn-incubadora.pt · www.ipn-incubadora.pt BEST SCIENCE BASED INCUBATOR AWARD 2010