O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparando para a Páscoa do Senhor!
Advertisements

O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
Fraternidade e Juventude
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Tema: A Quaresma.
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram.
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
O que é a Quaresma?.
Orientações ao professor
» Tema do 4º Domingo da Quaresma A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com.
“O poder do Senhor veio sobre Elias, e este, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel.” 1 Reis
Qual o sentido da vida? “O que é a sua vida?“ Tg 4.14b.
O REIN0 ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS Galileia Confessemos Jesus, escutando o “Domine Jesu Christe” de T. L.
Tema do Domingo de Ramos A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida- nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro,
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
Tu és meu filho(a) amado(a) !
LOUVORES 41 - Além do véu Deus está no templo
No Deserto.
Vigília Pascal.
Abraão, o Pai do Povo de Deus
Preparação intensa para a PÁSCOA!
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Deixar Deus agir.
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
‘.
Vida Nova.
Regina DOMINGOS 2- ADVENTO c.B
O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
O precursor de Jesus - Compreender o significado da palavra precursor.
ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUISTAS Deus nos chamou por isso nos reunimos aqui para rezarmos e meditarmos sobre nossa vocação. Cada um vai se apresentar.
Escutemos devotamente “Me traicionaréis?” de T. L. de Victoria
1.
QUARESMA.
No Deserto.
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Vida Nova.
Juiz ou Salvador.
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
As maravilhas de Deus e Somos Filhos de Deus 3 º Encontro.
Paineis do Benedictus, de Ein Karem. JERUSALEM
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
Eu sou a Videira.
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
36º ENPL – Iniciação Cristã
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
XXVIII do Tempo Comum – B
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
7 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
Batismo de Jesus.
São JOÃO 24 Junho 2012 Com João, cantemos a Salvação que vem de Cristo (Bach. Evang. de Mateus) Monjas de Sant Benet de Montserrat.
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
QUEM ERA ZAQUEU? O nome Zaqueu quer dizer “puro”, mas assim como outros, o nome da pessoa nem sempre revela seu caráter.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
PERGUNTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Com o salmo 109 de Schütz adoramos a Jesus, o Filho
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
A Oração de Jesus: “Pai, venha o teu Reino”
Clarinetes e trompetes do juízo, do “Requiem de Guerra” de Britten
Transcrição da apresentação:

O tempo da Quaresma Quando se aproximava o tempo em que Jesus começou a anunciar o Evangelho, apareceu um homem que ia diante d’Ele.

João ia vestido de pêlo de camelo e só comia o que encontrava no deserto. Pregava: Preparai o caminho do Senhor.

Acudiam muitos a escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados Acudiam muitos a escutá-lo e arrependiam-se dos seus pecados. João batizava-os no rio.

Jesus também veio de Nazaré ao rio Jordão para ser batizado por João.

Depois, Jesus retirou-se para o deserto durante quarenta dias para jejuar e fazer penitência.Aí,foi tentado pelo diabo.

O tempo de quaresma é um tempo de conversão e penitência O tempo de quaresma é um tempo de conversão e penitência. Começa na quarta feira de cinzas e dura quarenta dias. Acaba quando começa a Semana Santa.

Quarta feira de Cinzas Os cristãos recebem na fronte ou na cabeça o sinal da cinza no começo da Quaresma.

As cinzas Na procissão do domingo de Ramos benzem-se as palmas e ramos de oliveira com que acompanhamos Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. Guardamos algumas palmas e ramos para queimar no ano seguinte. Assim, obtemos a cinza, que –depois de benzida – nos impõem no início da Quaresma.

“sou pó e cinza” Na primeira página da Bíblia conta-se que “Deus formou o homem com pó da terra”. Isso é o que significa o nome de “Adão”. Deus recorda-lhe então que será pó da terra, “pois dela foste feito” (Gn 3,19). Cinzas significa que não somos nada comparados com o Criador. Mas Abraão dizia: “Embora seja pó e cinza, atrevo-me a falar ao meu Senhor” (Gn 18,27).

atitude de humildade “Humildade” vem de humus: “terra”: “pó e cinza são os homens” (Sl 17,32). A cinza significa também o sofrimento, o luto, o arrependimento. É, pois, sinal de dor e de penitência. Ao receber a cinza, mostro aos outros que quero fazer penitência pelos meus pecados.

Jesus retirou-se para orar, no deserto O deserto é um lugar despovoado, seco, onde quase não há vegetação e falta a água. Jesus foi orar e jejuar. Significa: abandono e solidão exterior e interior, para encontrar-se com Deus. Jesus quis preparar assim o seu ministério público.

espaços de silêncio e solidão O “deserto” requer a coragem dos humildes, dos que não têm medo de voltar a começar... Cada cristão deve procurar, em cada dia, espaços de silêncio e solidão para se encontrar consigo mesmo e com Deus, e descobrir que estamos longe do que Deus espera de nós.

Os quarenta dias Moisés e Elias estiveram quarenta dias no deserto. Israel, quarenta anos, em peregrinação até à terra prometida. Significa: tempo da prova. É também “hoje”: tempo propício para escutar a voz de Deus e não endurecer o coração. O nosso trato com Deus necessita de um “espaço” adequado (o deserto como lugar de silêncio), e de um “tempo” oportuno e concreto, “suficiente” para escutar, através da nossa consciência, a Sua voz de Pai que corrige e consola ao mesmo tempo.

O jejum Juntamente com o deserto e a oração, o jejum ajuda-nos a fazer penitência, para rever a nossa vida e procurar sinceramente a Deus. Os que se retiram para o deserto para se encontrarem com Deus, jejuam. Jejuar é abster-se de comida e bebida. É símbolo e expressão de uma renúncia a tudo o que nos impede de realizar em nós o projeto de Deus.

frente da televisão, trabalhar melhor, ajudar os outros etc. O jejum Jejuar é também: falar menos, não gastar em coisas desnecessárias ou caprichos, perder menos tempo em frente da televisão, trabalhar melhor, ajudar os outros etc. Está unido à esmola, a ser generosos com os outros. Se jejuássemos só para sofrer ou demonstrar que somos fortes, estaríamos desvirtuando a sua verdadeira finalidade.

Com a Quaresma dedicamos 40 dias a preparar a Páscoa de Jesus FIM Com a Quaresma dedicamos 40 dias a preparar a Páscoa de Jesus