REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUERRA FRIA.
Advertisements

Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
BELLE EPOQUE A REVOLUÇÃO MEXICANA IMPERIALISMO DOS ESTADOS UNIDOS
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Revolução Cubana.
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 BANDEIRA DE CUBA
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Revoluções do Século XX (II)
GEOGRAFIA POR TABATA SATO.
Conflitos quentes da Guerra Fria
CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.
História – 8ª série Prof. Lisiane
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Experiências de esquerda na América Latina
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
14-O mundo Após a II Guerra Mundial 14.1 Criação da ONU a) Carta das Nações Unidas(outubro de 1945) I - Manter a paz e a segurança Nacional II – Desenvolver.
GUERRA FRIA. FINAL DA SEGUNDA GUERRA:  enfraquecimento das grandes potências européias  emergência de duas grandes potências (Bipolaridade): EUA/CapitalistaXURSS/Comunista.
Trabalho sobre a música Saiba de Arnaldo Antunes Componentes: Leonora Neukirchen, Carolina Salgado Souza.
A Revolução Cubana (1959). Antecedentes Independência de Cuba Guerra Hispano americana * Emenda Platt: autorizava a intervenção militar dos Estados.
D ITADURA CIVIL - MILITAR NO B RASIL. O GOLPE MILITAR DE 1964 Os antecedentes: Juscelino Kubitschek ( ): deixou um quadro de crise econômica;
Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
MUNDO BIPOLAR: REVOLUÇÕES E GUERRAS pp Prof. Rodrigo Calsani.
História – Terceiro Ano
Guerra Fria IV Unidade – História Prof.ª Nátalli Araújo.
Era vargas
1. A Posse de João Goulart Tentativa de golpe da direita
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Do período pré-revolucionário até outubro 1924
Guerra Fria.
2 – ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
LOCALIZAÇÃO: MOEDA DE CUBA Peso cubano (código CUP, símbolo $ ).
Processos de independência na América Espanhola
O Chile de Salvador Allende: democracia, socialismo e ditadura
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
HISTÓRIA – GILLIANNE NUNES
O Comunismo aplicado a um país rural p
Socialismo Real: China, Vietnã e Cuba.
Fidel Castro Uma vida em imagens formulageo.blogspot.com.br
Revolução Mexicana de 1910.
AMÉRICA LATINA SÉCULO XX – parte 1
REVOLUÇÃO MEXICANA.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
Guerra fria - Coreia e Cuba
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
O Processo de Independência da América Espanhola
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR. 55 anos de uma experiência latino americana.

INDEPENDÊNCIA EM 1898 Guerra Hispano Americana de 1898. Espanha cede Porto Rico, Guan e Cuba. Cuba entre 1898 e 1902 é administrada pelos EUA. Em 1903, ano da nova constituição cubana é aprovada a Emenda Platt, que autoriza os EUA a intervir em Cuba. Soberania Limitada Também em 1903 o governo cede Guantánamo em caráter perpétuo?

Cuban “Independence?” Platt Amendment (1903) Senator Orville Platt 1. Cuba was not to enter into any agreements with foreign powers that would endanger its independence. 2. The U.S. could intervene in Cuban affairs if necessary to maintain an efficient, independent govt. 3. Cuba must lease Guantanamo Bay to the U.S. for naval and coaling station. 4. Cuba must not build up an excessive public debt.

American Soldiers in Cuba in 1902

Os Governos 1903 - 1959 Sucessão de governos ditatoriais que defendiam os interesses econômicos americanos: Tabaco, cana e turismo. Tais governos caracterizam-se por serem violentos, corruptos, repletos de nepotismo e gangsterismo. Havana é uma “ Monte Carlo do Caribe”. http://pt.distance.to/Key-West_Havana

REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 A CANA DE AÇÚCAR E O TABACO SÃO PRODUTOS BÁSICOS DA ECONOMIA CUBANA.

Os Governos 1903 - 1959 Em 1925 é fundado o partido comunista cubano. Em 1933, um governo provisório implementa várias mudanças: Revolução Frustrada. Em 1953, Fidel Castro Um Nacionalista e Revolucionário Progressista junto com +_150pessoas atacam o quartel de Moncada. Julgado e condenado a 15 anos de prisão Libertado em 1955 e se exila no México. Fulgêncio Batista, o último ditador, governará de 1934 a 1959.

FULGÊNCIO BATISTA DITADOR CUBANO PRÓ EUA

Fulgencio Batista

O QUARTEL DE MONCADA QUE FIDEL CASTRO TENTOU TOMAR DE ASSALTO EM 26 DE JULHO DE 1953, ANTES DE TORNAR-SE GUERRILHEIRO

A REVOLUÇÃO Em 1955, no México organiza o Movimento Revolucionário 26 de Julho. Em 02 de dezembro de 1956 tentarão entrar na ilha num barco. Dos 80 originais apenas 12 conseguem. Entrada pelo litoral sul da ilha, elaboram guerrilhas rurais buscando apoio dos camponeses, 1956/1958. Recebem apoio da oposição organizada nas cidades e dos camponeses locais. Em meados de 1958 os guerrilheiros já controlavam mais da metade da ilha Derrotam as tropas de Batista na virada do ano de 1958 para 59. http://www.cubagob.cu/mapa.htm

A CONSOLIDAÇÃO DA REVOLUÇÃO: Reforma Agrária: expropriação Fazendas de cana transformam-se em cooperativas. Coletivização da economia Nacionalização das empresas estrangeiras Reforma Urbana Fechamento de hotéis e prostíbulos. Campanha de alfabetização Sistema de saúde que começou do zero até tornar-se uma referência.

A CONSOLIDAÇÃO DA REVOLUÇÃO: Em Abril 1961 Fidel declara que a Revolução é socialista. Abril de 1961, Cia e rebeldes anti-castristas tentam invadir a ilha.( Baia dos Porcos) Bloqueio econômico. Isolamento no continente através das sanções da OEA. O modelo Cubano inspirará as Revoluções na Bolívia, Peru,Nicarágua,El Salvador e Granada

The Bay of Pigs Fiasco: 1961

JF Kennedy X Nikita Kruschev A Crise dos Mísseis de 1962 Em outubro de 1962 fotografias dos Mísseis JF Kennedy X Nikita Kruschev http://www.imdb.com/title/tt0146309/?ref_=fn_al_tt_1

What’s the Message?

BASE DE MISSÉIS RUSSOS QUE ESTAVA SENDO MONTADA EM CUBA - 1962

The Cuban Missile Crisis: October, 1962

Soviet-Cuban Construction

Soviet-Cuban Construction

Global Thermal Nuclear War?

https://maps.google.com/ Digite guantanamo e veja

Simone Beauvoir e Jean-Paul Sartre visitam Cuba em 1960 para expressar o seu apoio à Revolução.

Repórter da BBC: Alguma mensagem em especial Repórter da BBC: Alguma mensagem em especial? Quais as suas metas como burocrata do governo cubano? As suas armas estão no chão? Che: Nunca deitei as minhas armas. Não sou um burocrata e não penso em rendição. Burocracia é rendição. A revolução é permanente. Enquanto houver uma criança faminta, um pai de família sedento, um povo expropriado e um caudilho de calças curtas... Não morrerei atrás de uma mesa com pilhas de papéis. Penso na selva, na luta, nas trilhas. Morro com o dedo no gatilho. Ideias são mais fortes que governos. ERNESTO CHE GUEVARA

MR 8 de outubro ( 1967- Bolívia)

YOANI SANCHES http://www.youtube.com/watch?v=vo_44SnllLY http://www.youtube.com/watch?v=R0YpfoJiy0Q http://www.youtube.com/watch?v=mUCp8rckYlA http://www.youtube.com/watch?v=dhnueuHKBno

O Caudilho e o Caudilhismo Um líder Unitarista arma-se até os limites para evitar que outro caudilho federalista tome o seu lugar Líder regional, forte e militarizado que quando torna-se presidente pelo voto ou pelas armas vira um Unitarista,com o intuito de conter seus antigos semelhantes;