REVOLUÇÃO FRANCESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Advertisements

Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Revolução Francesa Antigo Regime
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
REVISÃO RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Conceitos Históricos: Revolucao, Idade Contemporânea, burguesia.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
Revolução Francesa.
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
A REVOLUÇÃO O IMPASSE -1787: conselheiros reais sugerem que o Primeiro e o Segundo Estados paguem impostos. Resultado: foram demitidos. 1789: Ministro.
A ERA NAPOLEÔNICA ( E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA.
A revolução francesa A revolução era o nome dado ao conjunto de acontecimento que entre 5 de maio de 1789 e 9 de Novembro.
REVOLUÇÃO FRANCESA 1.Conceito: Revolução Burguesa 2. França Pré-revolucionária: 2.1. Estrutura Econômica Mercantilista * ausência de liberdade comercial.
Revolução Francesa de 1789 HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
A REVOLUÇÃO FRANCESA E A ERA NAPOLEÔNICA
REVOLUÇÃO FRANCESA.
O Romantismo.
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
NAPOLEÃO BONAPARTE.
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE”
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULAS 8-9.
A Revolução Francesa ( )
Período Napoleônico.
A Era Napoleônica.
Revolução Francesa Profa. Lucélia Sena.
A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução, tempo moderno
A Eclosão do Processo Revolucionário Voto por Estado X Voto por Cabeça
O nascimento do mundo burguês
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
A REVOLUÇÃO FRANCESA.
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
O Processo de Independência O Período Joanino ( ) – aula 5
O nascimento do mundo burguês
O Pensamento Iluminista
Iluminismo Ideologia a ser seguida, como forma Racionalismo
Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE”
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
1º. Reinado Características Gerais Independência feita pelas Classes Dominantes (Aristocracia Rural Independência feita pelas Classes Dominantes.
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO FRANCESA

ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA Sociedade tripartida (Clero, Nobreza e Terceiro Estado): clero e a nobreza representavam 2% da população; possuíam cerca de metade das propriedades; tinham os cargos mais importantes; não pagavam impostos. o Terceiro Estado vive sobrecarregado de impostos pagos ao rei, à nobreza e ao clero; a alta burguesia culta e influente não tinha acesso aos cargos mais importantes, porque pertenciam ao Terceiro Estado. Politicamente a França era um regime absolutista e o rei não era capaz de resolver a forte crise económica. França na segunda metade do séc. XVIII é um país típico de Antigo Regime Os gastos com as guerras, os luxos da corte e do rei e os maus anos agrícolas arruinaram os cofres do Estado e aumentaram a dívida do reino, o que conduz ao aumento do descontentamento popular

ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA sociedade marcada por grandes desigualdades: clero e nobreza representavam apenas 2% da população, mas possuíam cerca de metade das propriedades, estavam em seu poder os cargos mais importantes e não pagavam impostos; a alta burguesia, culta e influente, não podia desempenhar os cargos mais importantes; o Terceiro Estado vivia sobrecarregado de impostos, rendas e serviços. gastos com guerras: Guerra dos Sete Anos (1756-1763); Guerra da Independência dos EUA (1775-1783) gastos exagerados em luxos da corte e do rei. maus anos agrícolas. aumento da dívida externa da França. o poder absoluto centralizado no rei mostra-se incapaz de resolver a crise económica. A França antes da Revolução

Assembleia Constituinte Monarquia Constitucional Convenção Terror Diretório Consulado Império Napoleónico 1789-1791 1791-1792 1792-1795 1795 1795-1799 1799-1804 1804-1815 abolição dos direitos feudais abolição da dízima, que era paga ao clero aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada a Constituição Francesa: o rei tinha o poder executivo, a assembleia de deputados o legislativo e os tribunais o judicial instituição do voto censitário (apenas os cidadãos ativos, homens e que pagavam uma determinada quantis de impostos podiam votar) a instabilidade política faz piorar a situação económica dos franceses é proclamada a República a França passa a ser governada por uma Convenção escolhida por sufrágio universal aprovada a nova Constituição Republicana (1793) os revolucionários dividem-se em dois partidos: os Girondinos (moderados e os Jacobinos (radicais) criação do Comité de Salvação Pública declaração da “Pátria em perigo” instaurado um clima de terror que levou à morte na guilhotina milhares de opositores ao novo regime, incluindo o rei (Luís XVI) e a rainha (Maria Antonieta), que foram acusados de traição à Pátria os Girondinos assumem o poder e a França passa a ser governada por um Diretório (constituído por cinco diretores) o Diretório não conseguiu acabar com a instabilidade política e a crise económica Golpe de Estado do 18 de Brumário (9 de novembro de 1799) a França passa a ser governada por três cônsules, sendo um deles Napoleão aumenta o prestígio de Napoleão que é nomeado sucessiva-mente primeiro-cônsul e depois cônsul vitalício Napoleão faz-se nomear Imperador dos Franceses as reformas napoleónicas contribuem para a moderniza-ção da França politica expansionis-ta, Napoleão pretende dominar toda a Europa bloqueio continental derrota de Napoleão na batalha de Waterloo

O LEGADO DA REVOLUÇÃO FRANCESA A Revolução Francesa foi causa e consequência de grandes mudanças no modo de vida das populações europeias, sendo considerada como o início de uma nova época: a Idade Contemporânea. alterações políticas e sociais; influenciou as revoluções liberais por praticamente toda a Europa; apesar de revolucionária, com o decorrer do tempo verificou-se uma vitória das ideias conservadoras; mantiveram-se, ou agravaram-se, sobretudo ao nível dos modo de produção, alguns problemas económicos; foi fundamental para a construção dos regimes democráticos e para a valorização e respeito dos Direitos Humanos. Consequências (legado) da Revolução Francesa: